Prezados colegas,
Num electrodoméstico (frigorífico, máquina de café, TV, etc), qual é o factor de potência que se pode considerar?
Factor de potência em electrodomésticos
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Factor de potência em electrodomésticos
Boas
Frigorífico doméstico, possivelmente andará pelos 0.8, não deve de ter mais que 0.85.
Máquina de café, o motor deve de andar pelo mesmo, tirando a parte resistiva (1).
Televisão, não faço a mínima ideia.
Cump.
Mário
Frigorífico doméstico, possivelmente andará pelos 0.8, não deve de ter mais que 0.85.
Máquina de café, o motor deve de andar pelo mesmo, tirando a parte resistiva (1).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Então, na pior das hipóteses, o factor de potência destes equipamentos será 0.8?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Sim, mas ter em atenção que esses aparelhos não funcionam permanentemente e não é boa política a sua compensação quer local quer automática no Q.G.
- Mário
- Team Apoio
Quando um motor de compressor frigorífico arranca, depois do pico de arranque, a potencia necessária é menor do que , quando está já em trabalho (+ - depois de 10 minutos). Ou seja, 1º tens o Fp baixo e depois sobe, mas dado as características dos motores não creio que tenhas mais do que os 0.85. Isto é se não for inverter, parece que ainda não chegou aos frigoríficos domésticos.Electro 99 Escreveu:Então, na pior das hipóteses, o factor de potência destes equipamentos será 0.8?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boas Mário,Mário Escreveu:Quando um motor de compressor frigorífico arranca, depois do pico de arranque, a potencia necessária é menor do que , quando está já em trabalho (+ - depois de 10 minutos). Ou seja, 1º tens o Fp baixo e depois sobe, mas dado as características dos motores não creio que tenhas mais do que os 0.85. Isto é se não for inverter, parece que ainda não chegou aos frigoríficos domésticos.Electro 99 Escreveu:Então, na pior das hipóteses, o factor de potência destes equipamentos será 0.8?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cump.
Mário
Quando dizes "creio que não tenhas mais do que os 0.85", queres dizer que o FP não apresenta um valor numérico abaixo de 0.85, certo?
- Mário
- Team Apoio
[/quote]
Boas Mário,
Quando dizes "creio que não tenhas mais do que os 0.85", queres dizer que o FP não apresenta um valor numérico abaixo de 0.85, certo?[/quote]
Pode ter abaixo dos 0.85, acima é que não deve de lá chegar. Se fores ver os motores IE4 para esta potencia, não chegam aos 0.90.
Mário
Boas Mário,
Quando dizes "creio que não tenhas mais do que os 0.85", queres dizer que o FP não apresenta um valor numérico abaixo de 0.85, certo?[/quote]
Pode ter abaixo dos 0.85, acima é que não deve de lá chegar. Se fores ver os motores IE4 para esta potencia, não chegam aos 0.90.
Mário