Manuel ITED 3ª Edição
-
- Curioso
- Registado: 05 mai 2011, 10:54
Re: Manuel ITED 3ª Edição
Por causa disto, estou com uma situação um pouco complicada....
Comecei hoje a dar formação dos módulos de ITED a um curso EFA e provavelmente a meio da formação entrará o novo ITED. Vai ser complicado, a meio da formação, dizer.... "olhem, o ATI já não é ATI, é PDF...... etc....".....
Tenho que cumprir o referencial, mas tambem tenho que lhes dizer, que daqui a uns meses terão se fazer uma atualização.... não estou a ve-los a entender isso....
No meu caso, na pele de formador, até é bom a entrada do novo ITED, em principio terei mais trabalho.... terei de fazer a actualização, mas depois terei trabalho....
Como técnico que tambem sou, compreendo muito bem os colegas, acho que, para já, não se justificava o este novo ITED.... Contava com ele, mas nunc antes de 2016.
Cumprimentos
Comecei hoje a dar formação dos módulos de ITED a um curso EFA e provavelmente a meio da formação entrará o novo ITED. Vai ser complicado, a meio da formação, dizer.... "olhem, o ATI já não é ATI, é PDF...... etc....".....
Tenho que cumprir o referencial, mas tambem tenho que lhes dizer, que daqui a uns meses terão se fazer uma atualização.... não estou a ve-los a entender isso....
No meu caso, na pele de formador, até é bom a entrada do novo ITED, em principio terei mais trabalho.... terei de fazer a actualização, mas depois terei trabalho....
Como técnico que tambem sou, compreendo muito bem os colegas, acho que, para já, não se justificava o este novo ITED.... Contava com ele, mas nunc antes de 2016.
Cumprimentos
Vitor Teixeira
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Mais uns quantos formandos a serem enganados, bem no meio de tudo isto, sempre aprendem algo.
Mais uns quantos formandos a serem enganados, bem no meio de tudo isto, sempre aprendem algo.
vitorteixeira Escreveu:Por causa disto, estou com uma situação um pouco complicada....
Cumprimentos
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 04 jan 2010, 13:58
- Profissão: Professor ensino secundário
Boas
Também eu dou formação a cursos CEF e desde que apareceu o ITED que me confronto com o mesmo problema. Mas como estou ligado ao ensino já vou estando habituado a alterações deste tipo.
Neste país "nem nos governam nem nos deixam governar" e assim vamos continuar mais 1000 anos.
Também eu dou formação a cursos CEF e desde que apareceu o ITED que me confronto com o mesmo problema. Mas como estou ligado ao ensino já vou estando habituado a alterações deste tipo.
Neste país "nem nos governam nem nos deixam governar" e assim vamos continuar mais 1000 anos.
caros foristas e colegas da área do ITED e ITUR;
No seguimento de uma reunião das comissões técnicas de normalização na área das telecomunicações, e dada a importância de se discutir e estabelecer um consenso em relação às alterações que o Projecto de Manual ITED 3ªed.acarreta, foi sugerido
que se peça à Administração da Anacom a prorrogação do prazo de consulta pública de 23 de Dezembro 2013 para pelo menos 31 de Janeiro de 2014 ( ou mesmo até final de Fevereiro).
Para tal basta enviar uma mensagem de enail para o mail: info@anacom.pt e com conhecimento para ited@anacom.pt pedindo a prorrogação do prazo e justificando essa prorrogação pela importância e e alterações que o manual implica a todos os níveis; alteração de regras e metodologias , formação profissional, alteração precoce do Regulamento e outras que achem adequadas para justificar o adiamento.
Não esqueçam de enviar também ( para quem já estudou a nova proposta de manual ITED 3ª ed. aquilo que acham mal ou que deve ser alterado, para o endereço de email; entidadesited@anacom.pt
Relembro a importância deste vosso gesto, pois de outra forma a consulta pública não é alterada nem é alterado o conteúdo desta versão "projecto de Manual ITED"
cmpts
P.oliveira
No seguimento de uma reunião das comissões técnicas de normalização na área das telecomunicações, e dada a importância de se discutir e estabelecer um consenso em relação às alterações que o Projecto de Manual ITED 3ªed.acarreta, foi sugerido
que se peça à Administração da Anacom a prorrogação do prazo de consulta pública de 23 de Dezembro 2013 para pelo menos 31 de Janeiro de 2014 ( ou mesmo até final de Fevereiro).
Para tal basta enviar uma mensagem de enail para o mail: info@anacom.pt e com conhecimento para ited@anacom.pt pedindo a prorrogação do prazo e justificando essa prorrogação pela importância e e alterações que o manual implica a todos os níveis; alteração de regras e metodologias , formação profissional, alteração precoce do Regulamento e outras que achem adequadas para justificar o adiamento.
Não esqueçam de enviar também ( para quem já estudou a nova proposta de manual ITED 3ª ed. aquilo que acham mal ou que deve ser alterado, para o endereço de email; entidadesited@anacom.pt
Relembro a importância deste vosso gesto, pois de outra forma a consulta pública não é alterada nem é alterado o conteúdo desta versão "projecto de Manual ITED"
cmpts
P.oliveira
Tal como prometido, e no sentido de contribuir para o debate das alterações propostas pelo Projecto de Manual ITED 3ª ed., junto anexo os meus comentários a algumas alterações que este Manual traz e que me parecem merecedoras de comentário, contestação e em alguns casos de sugestão de melhoria.
Sugiro que as leiam com atenção e que as comentem também, pois poderão não estar de acordo com a minha opinião, tendo todo o direito de as apagar, modificar ou aproveita-las de modo a que possam responder à ANACOM comas vossas próprias sugestões e melhorias ( até 23de Dezembro)
Era bom que publicassem também a vossa opinião aqui no Fórum.
Bom Natal e boas leituras.
p.oliveira
Sugiro que as leiam com atenção e que as comentem também, pois poderão não estar de acordo com a minha opinião, tendo todo o direito de as apagar, modificar ou aproveita-las de modo a que possam responder à ANACOM comas vossas próprias sugestões e melhorias ( até 23de Dezembro)
Era bom que publicassem também a vossa opinião aqui no Fórum.
Bom Natal e boas leituras.
p.oliveira
- Anexos
-
- Comentários ao Projecto Manual ITED 3ª edicao pela JSL para Forum electricidade.doc
- (254 KiB) Transferido 171 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Infelizmente este é um País que não se percebe, enquanto a ANACOM muda meia dúzia de coisas e vai publicar um novo Manual e consequentes formações, alterações de equipamentos (designações, etc.), entre outras coisas, e outros parecem não querer que se façam Projetos Elétricos:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=16493
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=16493
-
- Curioso
- Registado: 04 jan 2010, 13:58
- Profissão: Professor ensino secundário
Talvez isto explique muita coisa.
«Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar!»
(general romano em serviço na Ibéria em carta enviada ao seu Imperador - séc. III a.C.).
Boas Festas a todos
«Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar!»
(general romano em serviço na Ibéria em carta enviada ao seu Imperador - séc. III a.C.).
Boas Festas a todos
Segundo o Site da ANACOM, o prazo de consulta pública foi prorrogado até ao dia 6 de Janeiro 2013. Magra consolação...
Não esquecer de enviarem para entidadesited@anacom.pt as vossas apreciações deste Projecto de Manual ITED.
cmpts
p.oliveira
Não esquecer de enviarem para entidadesited@anacom.pt as vossas apreciações deste Projecto de Manual ITED.
cmpts
p.oliveira
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Companheiros,
Pelo que me apercebi o novo manual dá alguma atenção à tecnologia POE (ponto 10.9).
Acho que a ANACOM não deve ter uma atitude extremista no sentido de obrigar a fazer formações se as mudanças neste manual forem pontuais, no entanto parece-me positivo que Portugal esteja no pelotão da frente do avanço tecnológico e entendendo que devemos olhar para este manual numa perspectiva positiva.
Pelo que me apercebi o novo manual dá alguma atenção à tecnologia POE (ponto 10.9).
Acho que a ANACOM não deve ter uma atitude extremista no sentido de obrigar a fazer formações se as mudanças neste manual forem pontuais, no entanto parece-me positivo que Portugal esteja no pelotão da frente do avanço tecnológico e entendendo que devemos olhar para este manual numa perspectiva positiva.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Pode apostar que vão ser necessárias novas formaçõesElectro 99 Escreveu:Companheiros,

- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, que tem o POE de novo? nada!Electro 99 Escreveu:Companheiros,
Ainda nem havia ITED já eu instalava equipamentos POE!
O que interessa o POE para o ITED? pouco ou nada, porque utiliza a cablagem existente!
É o mesmo que os PLC´s para levar dados através da rede elétrica, são apenas equipamentos adicionais que que utilizam a infraestrutura existente!
O ITED3 fala tanto em POE que nem refere que com POE não se pode ter Gigabit 1gbps, só fast ethernet 100mbps! lol
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 06 mai 2008, 14:44
- Has thanked: 1 time
Todo o ITED3 está claramente orientado na exacta medida que fará mexer outros mercados da economia.
Concordo em pleno que aparentemente, as diferenças apresentadas para este manual não justifiquem um formação extra, no entanto, sabemos que o mercado da formação está de "mãos dadas" com este tipo de subterfúgios.
Creio que haverá a obrigatoriedade de uma reciclagem, espero no entanto que possam ser menos horas e por conseguinte menos custos!
"Coça as minhas costas que eu coçarei as tuas!" - ditado popular
Concordo em pleno que aparentemente, as diferenças apresentadas para este manual não justifiquem um formação extra, no entanto, sabemos que o mercado da formação está de "mãos dadas" com este tipo de subterfúgios.
Creio que haverá a obrigatoriedade de uma reciclagem, espero no entanto que possam ser menos horas e por conseguinte menos custos!
"Coça as minhas costas que eu coçarei as tuas!" - ditado popular
Muito bom alguém fazer estes estudos! Parabéns!
Já a agora a tabela 4.32 - Exemplo de cálculos coaxiais tem repetidas as tomadas 7 e 8, ou seja TT7 e TT8 duas vezes.
Creio ser um erro já que no início refere
"Considere-se um edifício com 4 frações autónomas com redes individuais semelhantes
constituídas por 8 TT de Coaxial.
Cumprimentos
Já a agora a tabela 4.32 - Exemplo de cálculos coaxiais tem repetidas as tomadas 7 e 8, ou seja TT7 e TT8 duas vezes.
Creio ser um erro já que no início refere
"Considere-se um edifício com 4 frações autónomas com redes individuais semelhantes
constituídas por 8 TT de Coaxial.
Cumprimentos

Pois também não sei...Teremos de aguardar...quem souber que tenha a boa vontade de dizer alguma coisa por aqui!
Cumprimentos!
Cumprimentos!