Transformador para criar Neutro
Transformador para criar Neutro
Desde já ,um bom ano novo para todos,
O problema que quero expor passa por ter que criar um neutro da parte da baixa tensão devido a que se tem
um transformador com as seguintes características:
• Potência do transformador: 750kVA
• Tensão do Secundário: 380V
• Tensão de operação: 13,8/0,38 kV
• Grupo de ligação: YNd1
• Impedância característica:5,7%;
E no lado da baixa o sistema necessita de neutro.
A solução passa por dimensionar um transformador com uma determinada reactância.
Já alguém se deparou com problema similar que possa recomendar uma resolução?
Eu julgo que isto vai sempre passar por uma simulação do sistema. Mas que software existe que faça este tipo de simulação? E que cálculos devem ser tidos em conta.
O problema que quero expor passa por ter que criar um neutro da parte da baixa tensão devido a que se tem
um transformador com as seguintes características:
• Potência do transformador: 750kVA
• Tensão do Secundário: 380V
• Tensão de operação: 13,8/0,38 kV
• Grupo de ligação: YNd1
• Impedância característica:5,7%;
E no lado da baixa o sistema necessita de neutro.
A solução passa por dimensionar um transformador com uma determinada reactância.
Já alguém se deparou com problema similar que possa recomendar uma resolução?
Eu julgo que isto vai sempre passar por uma simulação do sistema. Mas que software existe que faça este tipo de simulação? E que cálculos devem ser tidos em conta.
Re: Transformador para criar Neutro
È isso mesmo.jaimereis Escreveu:boas
em media liga em estrela e em baixa liga em triangulo, é isso???
Esta forma de ligar é exigido por algumas distribuidoras para centros eletroprodutores.
Assim garantem a sua qualidade de energia na rede.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Se a tensão do secundário é, como diz, simplesmente 380V, sem acrescentar mais nada, esqueça pois não se "criam" neutros.
Será melhor expor o seu problema de modo a que quem o puder ajudar, o possa fazer com fundamento e precisão.
ohmico
Se a tensão do secundário é, como diz, simplesmente 380V, sem acrescentar mais nada, esqueça pois não se "criam" neutros.
Será melhor expor o seu problema de modo a que quem o puder ajudar, o possa fazer com fundamento e precisão.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
380 voltes, ou 400?
Cump.
Mário
Mas se é para produzir o neutro não existe, é só as 3 fases. Ser em triângulo tem precisamente a ver com a qualidade de energia, dado que as harmónicas não passam num sistema triângulo.EGL Escreveu:È isso mesmo.jaimereis Escreveu:boas
em media liga em estrela e em baixa liga em triangulo, é isso???
Esta forma de ligar é exigido por algumas distribuidoras para centros eletroprodutores.
Assim garantem a sua qualidade de energia na rede.
380 voltes, ou 400?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
sim, a exigencia tem a ver com as correntes do diabo, como diz o duzia12(harmonicas, e outras), na ligação triangulo anulam-se...
....o que eu conheço, pois criar terras de a fazer de neutro não dá, é usar um transformador, de 400V/400V triangulo-estrela, será que precisa de essa potencia toda para circuitos monofasicos??? se calhar são poucos e precisaria de pouca potencia
....o que eu conheço, pois criar terras de a fazer de neutro não dá, é usar um transformador, de 400V/400V triangulo-estrela, será que precisa de essa potencia toda para circuitos monofasicos??? se calhar são poucos e precisaria de pouca potencia
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
Boas
Parece-me que há mais qualquer coisa por trás. O trf. deve de ser elevador, mas o "EGL" é que vai ter que explicar.
Cump.
Mário
Parece-me que há mais qualquer coisa por trás. O trf. deve de ser elevador, mas o "EGL" é que vai ter que explicar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
ele diz que o secundario é a 380V...
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
O "EGL" falou em eletroprodutor por isso deve ser um transformador elevador como disse o "Mário".
Até porque na MT o neutro é isolado da terra (daí a ligação em triângulo nesse lado e também como foi referido e bem devido à 3.ª harmónica). Na BT é que devemos ter a vulgar ligação em estrela com o neutro acessível.
Na AT e MAT é que o neutro é ligado diretamente à terra de modo a que as proteções disparem ao 1.º defeito.
Até porque na MT o neutro é isolado da terra (daí a ligação em triângulo nesse lado e também como foi referido e bem devido à 3.ª harmónica). Na BT é que devemos ter a vulgar ligação em estrela com o neutro acessível.
Na AT e MAT é que o neutro é ligado diretamente à terra de modo a que as proteções disparem ao 1.º defeito.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
O pessoal escreve só metade, e nós temos que adivinhar o restante.joaoosvaldo Escreveu:O "EGL" falou em eletroprodutor por isso deve ser um transformador elevador como disse o "Mário".
Cump.
Mário
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois é issoMário Escreveu:BoasO pessoal escreve só metade, e nós temos que adivinhar o restante.joaoosvaldo Escreveu:O "EGL" falou em eletroprodutor por isso deve ser um transformador elevador como disse o "Mário".
Cump.
Mário

Mário Escreveu:BoasO pessoal escreve só metade, e nós temos que adivinhar o restante.joaoosvaldo Escreveu:O "EGL" falou em eletroprodutor por isso deve ser um transformador elevador como disse o "Mário".
Cump.
Mário
Bom dia,
Meus caros a informação é mesmo a que coloco no inicio. Para clarificar :
Parte da baixa tensão é 380V e o trafo tem ligação em triângulo
Parte da média tensão é 13,8kV e o trafo tem ligação em estrela.
È verdade , este tipo de ligação não é nada típico/comum. Mas é uma exigência.
A resolução passa por dimensionar um transformador com uma determinada reatância.
Agora a minha questão é: que software possibilita a simulação deste tipo de transformador?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se for um eletroprodutor a solução é comum, é mesmo essa ligação que deve ser feita.
- Mário
- Team Apoio
Boas
O sistema eletroprodutor não é ligado em estrela?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
Do eletroprodutor ( parte BT), a ligação está feita em triângulo. E é necessário criar um neutro artificial, através de um transformador de aterramento com uma reatância de forma a que os equipamentos tenham um referência de neutro.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Mas a minha questão, e o objetivo da partilha deste problema é:
"Já alguém se deparou com problema similar que possa recomendar uma resolução?
Eu julgo que isto vai sempre passar por uma simulação do sistema. Mas que software existe que faça este tipo de simulação? E que cálculos devem ser tidos em conta."