Calculo pressão para circuito agua

Responder
Jtrindade
Curioso
Curioso
Registado: 09 jan 2011, 23:37
Has thanked: 2 times
Been thanked: 4 times

Calculo pressão para circuito agua

Mensagem por Jtrindade »

Boas pessoal,

Gostaria de saber qual é a pressão ideal para um circuito de agua de um Chiller com cerca de 30 mts altura.
Existe alguma formula de calcular? :o
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Re: Calculo pressão para circuito agua

Mensagem por jaimereis »

boas

depende de muitos factores...mas por alto usa-se 1bar por cada 10m, mas é muito por alto, depende de perda de carga da instalação, o DN da tubagem, caudais, etc..deverá consultar o projecto hidraulico da instalação...
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Jtrindade Escreveu:Boas pessoal,
Gostaria de saber qual é a pressão ideal para um circuito de agua de um Chiller com cerca de 30 mts altura.
Existe alguma formula de calcular? :o
Como diz o "Jaimereis" depende do projecto, como tal depende da instalação.

Se tiveres 3 bar, a agua não chega aos 30 metros (por causa da perda de carga). Tens que ter mais pressão.

Não esquecer que menos que 1 a 1.5 bar é a quase agua parada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

...apenas acrescento, que em instalações onde não é fácil de obter o projecto, vai-se por tentativas de ensaio, tentando ter no ponto mais alto, COM AS BOMBAS DE CIRCULAÇÃO PARADAS, cerca de, 0.4bar a 0.8bar...purgando sempre todo o ar, de preferencia deve-se usar purgadores automaticos...tanto nos VC´s, UTA´s, UTAN´s e na propria instalação...
Jaime Reis
Jtrindade
Curioso
Curioso

Mensagem por Jtrindade »

Obrigado pessoal,

A minha duvida é que estou num museu com cerca de 18 mts altura e o circuito agua tem cerca de 5 bar, no entanto num outro edificio que estou o edificio tem a mesma altura e com uma pressão de 1,8 bar.
A diferença entre as duas são a idade dos equipamentos a primeira tem um ano a outra 20 anos.
Já pedi o projecto hidraulico mas ate agora nada.

Cpts...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

parece-me demais...mas tudo depende da instalação, penso que devia despressurizar até aos 2bar, e verificar se existe necessidade de mais.....mas como disse anteriormente depende da perda de carga da instalação.......que não conheço....recordo que o ponto mais alto é que manda na regulação de pressão....normalmente para os tais 18m, se o enchimento for inferior deverá ser proximo de 2 bar, tomando atenção para que no ponto mais alto não supere 0.8bar, se o enchimento for superior, regule este para 0.5bar, com o peso da coluna deverá ter no ponto mais baixo cerca de 2bar....MAS COM AS BOMBAS DE CIRCULAÇãO PARADAS....

...pois com as bombas a trabalhar na velocidade maxima a compressão atira-se para os 4bar no ponto mais baixo e 2.5bar no ponto mais alto...

...se as bombas tiverem variação , aqui as pressões podem ser diferentes mas nunca superiores ás que falei anteriormente, pois depende do setpoint para o diferencial de pressão....definição do PID na entrada analogica do variador...
Jaime Reis
Jtrindade
Curioso
Curioso

Mensagem por Jtrindade »

Boas,

Obrigado pela ajuda jaimereis, vou tomar em conta a tua resposta e fazer testes na instalação.

Cpts... :wink:
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”