esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele

Tens que dar mais instruções. Mas digo que não é necessário, mas também digo que tens que ter.Nelson Pinho Escreveu:bom dia![]()
esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele![]()
Mário Escreveu:BoasTens que dar mais instruções. Mas digo que não é necessário, mas também digo que tens que ter.Nelson Pinho Escreveu:bom dia![]()
esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele![]()
O interruptor liga 100kW? ou liga 0,001kW?
Cump.
Mário
Nelson Pinho Escreveu:não. são circuitos que não ultrapassam os 2000W. neste caso não precisa de contactores![]()
basta os interruptores
![]()
Olá "Energy".ENERGY Escreveu:Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.
Boa tarde,angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".ENERGY Escreveu:Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.
Confirmo o que leste sobre as luminárias de iodetos.
Por exemplo, uma luminária de iodetos de 400W pode ter uma corrente de arranque de 70% (a mais) que a sua corrente nominal.
Pomba Escreveu:Boa tarde,angel_of_diablo Escreveu:Olá "Energy".ENERGY Escreveu:Boas
Confirmo o que leste sobre as luminárias de iodetos.
Por exemplo, uma luminária de iodetos de 400W pode ter uma corrente de arranque de 70% (a mais) que a sua corrente nominal.
E nesse caso porquê utilizar contatores?
Dá-nos uma corrente de 1,74 ou seja + 70% dá-nos uma corrente de 2,96A.