Botoneira de corte geral
Botoneira de corte geral
Oi amigos,
Tenho dois quadros instalados, um de alimentação Normal e outro com alimentação de Emergência e pretendo que através de uma botoneira de corte geral sejam ambos desligados. Alguem tem um esquema eléctrico tipico para estes casos?
Abraço,
Tenho dois quadros instalados, um de alimentação Normal e outro com alimentação de Emergência e pretendo que através de uma botoneira de corte geral sejam ambos desligados. Alguem tem um esquema eléctrico tipico para estes casos?
Abraço,
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Botoneira de corte geral
Penso que terás de ter duas botoneiras, atéporque se tens um quadro socorrido poder
haver necessidade de manter determinados equipamentos activos , como por exemplo
o quadro de bombagem de incêndios.
haver necessidade de manter determinados equipamentos activos , como por exemplo
o quadro de bombagem de incêndios.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Oi amigos,
O objectivo é cortar a alimentação tanto do quadro geral como o de emergência (na totalidade) em caso de necessidade.
Vou anexar um pequeno desenho para melhor me explicar.
Obrigado pela vossa ajuda,
O objectivo é cortar a alimentação tanto do quadro geral como o de emergência (na totalidade) em caso de necessidade.
Vou anexar um pequeno desenho para melhor me explicar.
Obrigado pela vossa ajuda,
- Anexos
-
- Corte Geral.rar
- (37.33 KiB) Transferido 852 vezes
Oi,
Estive a pensar durante algum tempo no assunto e chegei ao esquema em anexo. Conforme já tinha referido pretendo cortar a energia totalmente seja ela fornecida pela rede ou pelo grupo.
Agradecia críticas e comentários sobre a possível implementação do mesmo.
Uma dúvida... Se a botoneira for de classe II o diferencial pode ser retirado, já que não existe necessidade de ligação á terra. Estou correcto?
Abraço e boa Pascoa,
Estive a pensar durante algum tempo no assunto e chegei ao esquema em anexo. Conforme já tinha referido pretendo cortar a energia totalmente seja ela fornecida pela rede ou pelo grupo.
Agradecia críticas e comentários sobre a possível implementação do mesmo.
Uma dúvida... Se a botoneira for de classe II o diferencial pode ser retirado, já que não existe necessidade de ligação á terra. Estou correcto?
Abraço e boa Pascoa,
- Anexos
-
- Corte.rar
- (106.23 KiB) Transferido 548 vezes
Oi Duzia12,
"Isso é meter uma botoneira dupla não!!"
Não percebi....
Abraço,
"Isso é meter uma botoneira dupla não!!"
Não percebi....
Abraço,
Obrigado pela dika!
Portanto o que sugeres é instalar duas protecções, uma em cada quadro, a proteger uma única botoneira com dois contactos independentes que comanda duas bobines separadas. Estou correcto?
Se a botoneira for de classe 2 a protecção diferencial é dispensada, confirma-se?
Muito obrigado pela vossa ajuda!
Abraço,
Portanto o que sugeres é instalar duas protecções, uma em cada quadro, a proteger uma única botoneira com dois contactos independentes que comanda duas bobines separadas. Estou correcto?
Se a botoneira for de classe 2 a protecção diferencial é dispensada, confirma-se?
Abraço,
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boasozzy20778 Escreveu:Obrigado pela dika!
Abraço,
Atenção que não pode colocar dois circuitos alimetados por quadros diferentes na mesma betoneira.
Para fazer isso terás que colocar duas betoneiras.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Oi,
Tens toda a razão rebelocruz! Não tinha pensado nisso.
Acho que vou mesmo optar por instalar botoneiras separadas. Parece a situação mais lógica e mais fácil.
Abraço,
Tens toda a razão rebelocruz! Não tinha pensado nisso.
Acho que vou mesmo optar por instalar botoneiras separadas. Parece a situação mais lógica e mais fácil.
Abraço,
boas
se instalares 2 reles podes atuar só com uma betuneira de disparo.
cmdsej
cmdsej
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Já agora, de onde é que vem a alimentação que é cortada por essa botoneira? ou será betoneira?cmdsej Escreveu:boas
cmdsej
Depois do esclarecimento dado pelo REBELOCRUZ, parecia que o assunto estava arrumado