Tis EDP liga-se á terra?
Tis EDP liga-se á terra?
gostaria de pedir a vossa ajuda, estou a fazer pela primeira ves uma instalação com TIs para ligação do contador da EDP, e gostaria de saber se tenho que ter alguma ligação de terra na caixa de TIs, ea terra será feita junto á caixa de tis.
Obrigado
Antonio Magalhães
Obrigado
Antonio Magalhães
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Tis EDP liga-se á terra?
Boas
A caixa de TIs sendo da classe II, só tem 3 barramentos de fases, nos quais são encaixados os TIs, e 1 barramento de neutro.
Portanto não existe ligação de terras.
A caixa de TIs sendo da classe II, só tem 3 barramentos de fases, nos quais são encaixados os TIs, e 1 barramento de neutro.
Portanto não existe ligação de terras.
antonio82 Escreveu:gostaria de pedir a vossa ajuda, estou a fazer pela primeira ves uma instalação com TIs para ligação do contador da EDP, e gostaria de saber se tenho que ter alguma ligação de terra na caixa de TIs, ea terra será feita junto á caixa de tis.
Obrigado
Antonio Magalhães
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado ENERGY, mas a minha duvida é em relação aos TI, a EDP exige ou não que os TI's Sejam ligados á terra? Peço desculpa por uma pergunta tão básica mas é a primeira vez que faço isto.
António Magalhães
António Magalhães
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Parece-me que quem respondeu não leu a pergunta do António, e sinceramente também não lhe sei responder.antonio82 Escreveu:minha duvida é em relação aos TI, a EDP exige ou não que os TI's Sejam ligados á terra?
Independentemente da caixa ser classe II ou não, vai lá ser colocado um equipamento que normalmente é ligado à terra, por questões de funiconalidade e não de protecção...
Se alguem souber a resposta, que parti-lhe, sff.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Os transformadores de medida (Ti´s) não usam terra. São só os dois condutores, pelo que tenho conhecimento.dsrsantos Escreveu:Parece-me que quem respondeu não leu a pergunta do António, e sinceramente também não lhe sei responder.antonio82 Escreveu:minha duvida é em relação aos TI, a EDP exige ou não que os TI's Sejam ligados á terra?
Independentemente da caixa ser classe II ou não, vai lá ser colocado um equipamento que normalmente é ligado à terra, por questões de funiconalidade e não de protecção...
Se alguem souber a resposta, que parti-lhe, sff.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Agradeço a todos pelas vossas opiniões. e minha duvida surge devido aos esquemas de DRE C17-511/N, da EDP de 2012 que envio em, e como poderão verificar há uma ligação á terra e por isso pergunto a quem está mais familiarizado com isto
- Anexos
-
- DRE-C17-532N.pdf
- (549.76 KiB) Transferido 309 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
São 2 condutores, sendo que um deles deve ser ligado à terra. Já vi casos em que estao ligados, outros que não estão...Mário Escreveu:Boas
Os transformadores de medida (Ti´s) não usam terra. São só os dois condutores, pelo que tenho conhecimento.
Caro Antonio envio a DMA C62-701 (Armários de contagem e caixas para transformadores de corrente para pontos de medição dos clientes em BTE) tem esquemas Muito bom e vai ajuda-lo
Cumprimentos
Conde
Cumprimentos
Conde
- Anexos
-
- DMA caixa e esquemas BTE.pdf
- (505.87 KiB) Transferido 352 vezes
-
- Team Apoio
Boas
Aqui vai uma imagem de TIs, ligados pelo pessoal ao serviço da EDP, e não vejo qualquer ligação de terra ao barramento das mesmas.
Aqui vai uma imagem de TIs, ligados pelo pessoal ao serviço da EDP, e não vejo qualquer ligação de terra ao barramento das mesmas.
- Anexos
-
- IM000123.JPG
- (777.09 KiB) Transferido 1 vez
Cpts.
Energy
Energy
Boa noite
agradeco a todos pela ajuda que me deram . As vossas resposta foram muito uteis.
Antonio
agradeco a todos pela ajuda que me deram . As vossas resposta foram muito uteis.
Antonio
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
e dentro do contador, não estarão lá ligadas?ENERGY Escreveu:Boas
-
- Team Apoio
Boas
Tratando-se de uma contagem indireta, apenas ligam no contador os 3 cabos provenientes dos TIs, e como se pode ver na imagem anteriormente anexada, estes 3 cabos não têm qualquer condutor ligado no barramento de terras, e como se pode ver na imagem que vou anexar, não existe qualquer outra ligação para alem dos 3 cabos provenientes dos TIs.
Tratando-se de uma contagem indireta, apenas ligam no contador os 3 cabos provenientes dos TIs, e como se pode ver na imagem anteriormente anexada, estes 3 cabos não têm qualquer condutor ligado no barramento de terras, e como se pode ver na imagem que vou anexar, não existe qualquer outra ligação para alem dos 3 cabos provenientes dos TIs.
nelmindo Escreveu:e dentro do contador, não estarão lá ligadas?ENERGY Escreveu:Boas
- Anexos
-
- IM000124.JPG
- (823.2 KiB) Não foi transferido ainda
Cpts.
Energy
Energy
Por acaso hoje tive a oportunidade de ver uma caixa de TIs de uma obra recente, e existia um barramento de terra mas os TI não estavam ligados. Portanto parece-me que podemos encerrar o assunto.
Conde
Conde
Boa Tarde a todos,
agora estou esclarecido, mas tenho outra duvida, Devo colocar alguma caixa para Um "limitador de potencia"? Como é que a EDP faz o controlo (limita) a potencia Instalada?
Obrigado pela vossa colaboração.
António
agora estou esclarecido, mas tenho outra duvida, Devo colocar alguma caixa para Um "limitador de potencia"? Como é que a EDP faz o controlo (limita) a potencia Instalada?
Obrigado pela vossa colaboração.
António