Como funciona o DB90?

Responder
CManl
Curioso
Curioso
Registado: 22 nov 2013, 15:53

Como funciona o DB90?

Mensagem por CManl »

Viva!

Preciso de uma ajuda.. Obrigado!

Estou a realizar um estudo para tentar viabilizar a redução de potência contratada numa instalação.

As cargas tem consumo constante e são em DC, que é fornecido por um conjunto de retificadores (230 VAC/-48 VDC) que têm associado um conjunto de baterias para dar ao sistema alguma autonomia no caso de falha de fornecimento de AC.

Tipicamente a potência aparente registada é de 3,3 kVA pelo que quero passar a contratar 6,9 kVA em monofásico em lugar dos atuais 20,7 kVA em trifásico. Portanto, deixo de ter disponível 3x230Vx30A e passo a ter 1x230Vx30A, será que dá?

Simulei o cenário final. Ou seja, anulei duas fases (S, T) e "pendurei" todas as cargas numa única fase (R). Instalei também um analisador de energia para acompanhar a evolução das correntes, tensões, etc.

Existem três cenários possíveis, que foram reproduzidos em sequência e as constatações foram as seguintes:

1 - regime normal, fornecimento em AC :
(V) (A) (kW) (kVA) (valores médios por minuto)
230 14 3.23 3.31

2 - falha de fornecimento de energia AC, implicando a descarga das baterias:
(V) (A) (kW) (kVA) (valores médios por minuto)
0 0 0 0

3 - retomar do fornecimento de energia AC, implicando a recarga de baterias:
(V) (A) (kW) (kVA) (valores máximos por minuto)
0 0 0 0 (ainda nas baterias)
232 49 11 11 (1º minuto após retomar do fornecimento)
229 27 6.27 6.306 (2º minuto ...)
229 23 5.21 5.248 (3º minuto)
229 23 5.27 5.308
229 22 5.14 5.184 (... a estabilizar, através da limitação de corrente de carga das baterias)
228 21 4.86 4.904
227 19 4.46 4.508

É no 1º minuto deste último cenário que reside a minha dúvida.
- Porque é que o limitador de potência não disparou neste período, uma vez que tanto a corrente como a potência tomada ultrapassaram os valores máximos?
- Como funciona o limitador de potência? É térmico, é magnético...?
Não encontrei qualquer documentação acerca do DB90.
- Estou a incorrer nalguma imprecisão em utilizar o limitador de potência dum fornecimento trifásico para simular um fornecimento monofásico?

Obrigado pelos esclarecimentos que me possam prestar.

CManl
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como funciona o DB90?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já pesquisou na pagina da Schneider, talvez eles tenham lá a informação sobre o DB90.
Cpts.
Energy
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

ENERGY Escreveu:Boas
Já pesquisou na pagina da Schneider, talvez eles tenham lá a informação sobre o DB90.
Na página da schneider apenas tem indicação muito generalizada, não encontro uma curva de disparo.. por exemplo!

Obrigado.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Não vi qualquer documentação sobre o DB90, mas quase de certeza que a curva de disparo é a curva C, o que quer dizer que o disparo só se dá no caso de correntes de 5 a 10 vezes a In, portanto este não disparar pode ter a ver com o estado térmico, visto que quando da entrada em sobrecarga o aparelho está bastante abaixo da sua In.

Cumprs.
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

Josecalado Escreveu:Não vi qualquer documentação sobre o DB90, mas quase de certeza que a curva de disparo é a curva C, o que quer dizer que o disparo só se dá no caso de correntes de 5 a 10 vezes a In, portanto este não disparar pode ter a ver com o estado térmico, visto que quando da entrada em sobrecarga o aparelho está bastante abaixo da sua In.

Cumprs.
Obrigado pela resposta!

Sim.. Não se encontra datasheet do DB90 em lado algum.

Não percebi se indicou com certeza que o DB90 funciona com base no seu estado térmico. É uma suposição ou uma certeza?

De fato, a explicação enquadra-se no que observei. E, no caso de ser disparo pela curva C, o DB90 aguentaria durante cerca de 20 segundos os 49A, o que de fato seria uma boa noticia.

Cumprimentos,
CManl
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

partilho a seguinte tabela onde podem comparar as curvas de disparo
0900766b8001d4dd.pdf
(64 KiB) Transferido 213 vezes
de seguida partilho outro , que são motorizados para esse tipo de dispositivo..
Catálogo Rearmáveis.pdf
(927.73 KiB) Transferido 181 vezes
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
CManl Escreveu:
Josecalado Escreveu:Não vi qualquer documentação sobre o DB90, mas quase de certeza que a curva de disparo é a curva C, o que quer dizer que o disparo só se dá no caso de correntes de 5 a 10 vezes a In, portanto este não disparar pode ter a ver com o estado térmico, visto que quando da entrada em sobrecarga o aparelho está bastante abaixo da sua In.
Cumprs.
Obrigado pela resposta!
Não percebi se indicou com certeza que o DB90 funciona com base no seu estado térmico. É uma suposição ou uma certeza?
De fato, a explicação enquadra-se no que observei. E, no caso de ser disparo pela curva C, o DB90 aguentaria durante cerca de 20 segundos os 49A, o que de fato seria uma boa noticia.
Cumprimentos,
CManl
Será que é possível instalares deslastrador de carga?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

jaimereis Escreveu:partilho a seguinte tabela onde podem comparar as curvas de disparo
0900766b8001d4dd.pdf
de seguida partilho outro , que são motorizados para esse tipo de dispositivo..
Catálogo Rearmáveis.pdf
Obrigado pela resposta!

Agora, com as curvas de disparo, já se torna mais fácil a interpretação.
- para o DB90 tetrapolar disparar com os 49 A (Imáx igual a 1,6 vezes o In de 30 A) era necessário esse máximo registar-se durante um período de 30 a 60 segundos. De fato, parece-me que esse "pico" não dura os 30 seg., uma vez que após o retomar do fornecimento AC o retificador leva poucos segundos a corrigir para a corrente máxima de carga de baterias. Mas, vou tentar arranjar um aparelho com base de tempo na ordem dos segundos, para aferir esse tempo na exatidão;
- A curva de disparo do DB90 bipolar aparenta ser mais folgada do que a do tetrapolar, embora não consiga lá enquadrar Imáx igual a 1,6 vezes o In de 30 A. Qual seria o comportamento do DB90 a Imáx=1,6In?

A instalação de rearmáveis de DB90 é um cenário a evitar, uma vez que ainda se tratam de algumas instalações e o custo seria considerável. Seria preferível ficar nos 10,35 kVA monofásico com 45 A de limite na fase.

Cumprimentos.
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

Mário Escreveu:Boas
CManl Escreveu:
Cumprs.
Obrigado pela resposta!
Cumprimentos,
CManl
Será que é possível instalares deslastrador de carga?

Cump.
Mário
Não posso tirar cargas, são mesmo necessárias.

O que tenho de dominar neste processo é:
- o consumo das cargas;
- a capacidade do banco de baterias;
- o tempo das falhas de fornecimento (descarga das baterias), o que nos dias que correm são bastante reduzidos a não ser em caso de catástrofe;
- o tempo que após o retomar do fornecimento AC o retificador demora a limitar a corrente de carga das baterias.

Cumprimentos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

" o tempo que após o retomar do fornecimento AC o retificador demora a limitar a corrente de carga das baterias"

Eu pensei que tinhas um rectificador trifásico para carga das baterias, e que só no momento de ligar é que atinges o máximo de 49A, 11kW, estava a ver se com o deslastrador no momento de arranque teres só duas fases, ( a outra de fora) e passado "x" segundos entrava normalmente tudo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

" o tempo que após o retomar do fornecimento AC o retificador demora a limitar a corrente de carga das baterias"

Eu pensei que tinhas um rectificador trifásico para carga das baterias, e que só no momento de ligar é que atinges o máximo de 49A, 11kW, estava a ver se com o deslastrador no momento de arranque teres só duas fases, ( a outra de fora) e passado "x" segundos entrava normalmente tudo.

Cump.
Mário
Bom Dia!

Trata-se de um bastidor de retificadores monofásicos, que podem estar todos alimentados por uma fase ou distribuídos pelas três. A função do retificador é alimentar as cargas e também carregar/manter as baterias.

Infelizmente, o retificador não tem funcionalidade de deslastre. Apenas se consegue configurar uma corrente máxima para a carga de baterias e ainda assim tem sempre um delay para a conseguir estabilizar. E é esse delay que pode ou não fazer disparar o DB90..

Cumprimentos,
CManl
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

CManl Escreveu:
Cump.
Mário
Bom Dia!
Trata-se de um bastidor de retificadores monofásicos, que podem estar todos alimentados por uma fase ou distribuídos pelas três. A função do retificador é alimentar as cargas e também carregar/manter as baterias.
Infelizmente, o retificador não tem funcionalidade de deslastre. Apenas se consegue configurar uma corrente máxima para a carga de baterias e ainda assim tem sempre um delay para a conseguir estabilizar. E é esse delay que pode ou não fazer disparar o DB90..
Cumprimentos,
CManl
Tens tres retificadores para carregares as baterias.
No momento de ligares qual a potencia que necessitas? mas sem pores as baterias à carga.

Mário
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

Mário Escreveu:
CManl Escreveu:
Cump.
Mário
Bom Dia!
Cumprimentos,
CManl
Tens tres retificadores para carregares as baterias.
No momento de ligares qual a potencia que necessitas? mas sem pores as baterias à carga.

Mário
Posso ter mais do que três retificadores. Por exemplo, podem estar 6 retificadores ou agrupados 2 por cada fase (trif.), ou todos numa única fase (monof.).
Tipicamente, com as baterias carregadas, necessito de um valor a rondar os 3,3 kVA.

Cumprimentos,
CManl
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Mário[/quote]
Posso ter mais do que três retificadores. Por exemplo, podem estar 6 retificadores ou agrupados 2 por cada fase (trif.), ou todos numa única fase (monof.).
Tipicamente, com as baterias carregadas, necessito de um valor a rondar os 3,3 kVA.

Cumprimentos,
CManl[/quote]
E é possível quando arrancares com o sistema, o sistema de carga das baterias ser retardado? ou entrar só um rectificador e depois o segundo e por aí adiante?

Mário
CManl
Curioso
Curioso

Mensagem por CManl »

Mário Escreveu:Mário

Cumprimentos,
CManl[/quote]
E é possível quando arrancares com o sistema, o sistema de carga das baterias ser retardado? ou entrar só um rectificador e depois o segundo e por aí adiante?

Mário[/quote]

Não consigo programar a entrada sequencial de retificadores, apenas o IBatMáx, que leva uns segundos a alinhar após o regresso do AC.

Pelo que percebi, aquando do regresso do AC, o sistema que normalmente retifica a -54V DC mede a tensão nas baterias e corrige a tensão de retificação para a tensão das baterias. Depois, aos poucos, vai elevando-a, mas nunca ao ponto da corrente de carga subir acima do IBatMáx parametrizado. Segue nesta rotina, até que as baterias fiquem carregadas (IBat=0A).

O problema está mesmo o instante inicial, onde há um "pico".

Mas pela curva de disparo do DB90, que já disponibilizaram aqui no tópico, acho que não vai haver problema. Estive a analisar melhor os indicadores e depois do retomar do AC, constato que:

- no 1º minuto, existe um máximo de 49A e uma média de 30A;
- no 2º minuto, existe um máximo de 28A e uma média de 20A;
- nos minutos seguintes o máximo de corrente aproxima-se da média que ronda os 20A.

Portanto, focando no 1º minuto, na média e tendência de descida que presumo partir dos 49A e chegar aos 28A presumo que está fora da curva de disparo 'C'.

Cumprimentos,
CManl
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”