Existem algumas instalações fotovoltaicas, que por estarem instaladas em fins de ramais, onde a tensão pode baixar um bocadinho dos valores 400/230V normais. Qual a relação entre este dois factos! Ou seja, porque que o abaixamento do nível de tensão da rede tem interferência com o sistema de micro produção e já agora quais as consequências para o inversor!
Devido ao carácter resistivo dessas redes (BT), nos casos de vazio poderá haver elevação do valor da tensão e nos momentos de maior demanda poderá eventualmente haver um redução desta.
Os inversores devem cumprir a norma de qualidade de energia 50160, podendo só injectar se estiverem dentro dos limites de +-10% de 230 V (desligando-se em cerca de 10 min caso esteja fora destes limites). No caso de elevação do valor da tensão, acima dos valores da norma, então o microgerador electricamente afastado do PT não irá conseguir injectar na rede. O que é mau é que o vazio ocorre durante o período diurno, momento em que o sol brilha.
Espero ter dado alguma ajuda, este assunto tem muito que se lhe diga.
Foi-me por um produtor que o técnico da EDP lhe disse a linha que o alimentava tinha deixado de ser uma em que se localizava no fim de linha e que agora seria alimentado por outra e que tal facto provocaria que como produtor iria produzir menos. Disse-me que tal tem-se verificado e que não tem havido disparos do inversor.
Sei que caso a tensão seja muito elevada pode ocorrer disparos do inversor mas que a produção da instalação fotovoltaica era influenciada pela tensão da rede é algo que não tenho conhecimento.