Repicagem na caixa de iluminação do candeeiro?
Repicagem na caixa de iluminação do candeeiro?
Vivam,
Tenho uma sala com um candeeiro ligado a um comutador de lustre (duas fases). Queria alterar a iluminação e aplicar dois candeeiros ao invés de apenas um. Para isso, e porque a caixa de derivação está muito cheia, pensei em fazer uma repicagem do candeeiro actual para o outro que vai ser aplicado, nomeadamente do neutro e da terra.
Isto é boa ideia ou a poupança não compensa a invenção? Se tiver algum relevo, o forro do tecto (que só vai ser aplicado posteriormente), bem como toda a estrutura de suporte, é em madeira. Os candeeiros vão levar com lâmpadas de leds de 230 V AC, provavelmente GU10.
Obrigado
Tenho uma sala com um candeeiro ligado a um comutador de lustre (duas fases). Queria alterar a iluminação e aplicar dois candeeiros ao invés de apenas um. Para isso, e porque a caixa de derivação está muito cheia, pensei em fazer uma repicagem do candeeiro actual para o outro que vai ser aplicado, nomeadamente do neutro e da terra.
Isto é boa ideia ou a poupança não compensa a invenção? Se tiver algum relevo, o forro do tecto (que só vai ser aplicado posteriormente), bem como toda a estrutura de suporte, é em madeira. Os candeeiros vão levar com lâmpadas de leds de 230 V AC, provavelmente GU10.
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Repicagem na caixa de iluminação do candeeiro?
Boas
De uma forma regulamentar, até pode fazer a repicagem, desde que utilize no candeeiro, ligadores proprios para repicagem.
De uma forma regulamentar, até pode fazer a repicagem, desde que utilize no candeeiro, ligadores proprios para repicagem.
pauloms Escreveu:Vivam,
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
Esses ligadores são os comuns do tipo Wago ou são outros especificos?
Obrigado
Obrigado
-
- Team Apoio
Boas
Aqui vai uma imagem dos ligadores de repicagem.
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... CD4Q9QEwBw
Aqui vai uma imagem dos ligadores de repicagem.
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... CD4Q9QEwBw
pauloms Escreveu:Esses ligadores são os comuns do tipo Wago ou são outros especificos?
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado pela Imagem, não conhecia.
Mas esses ligadores são para focos. No meu caso são candeeiros, cada um com vários pontos de luz. Há ligadores específicos para isto?
Mas esses ligadores são para focos. No meu caso são candeeiros, cada um com vários pontos de luz. Há ligadores específicos para isto?
-
- Team Apoio
Boas
Os ligadores de repicagem podem ser utilidos em candeeiros, armaduras, projetores, etc.
Os ligadores de repicagem podem ser utilidos em candeeiros, armaduras, projetores, etc.
pauloms Escreveu:Obrigado pela Imagem, não conhecia.
Cpts.
Energy
Energy
Estive hoje na Gonfil e não tinham os ligadores de repicagem...
ALguém sabe onde se podem encontrar em Coimbra?
-
- Team Apoio
Boas
Esse tipo de ligadores tem de comprar num armazem de material elétrico, pois em casa pequenas dificilmente vai encontrar.
Que tal consultar a Hipoloeste em Coimbra.
Esse tipo de ligadores tem de comprar num armazem de material elétrico, pois em casa pequenas dificilmente vai encontrar.
pauloms Escreveu:Estive hoje na Gonfil e não tinham os ligadores de repicagem...
Cpts.
Energy
Energy
Precisamente, a Gonfil é um dos maiores, se não o maior, armazenista de material eléctrico em COimbra. Ou pelo menos, penso que é porque o pessoal que conheço assim o diz. Pertence ao grupo da Nortécnica.ENERGY Escreveu:Boas
pauloms Escreveu:Estive hoje na Gonfil e não tinham os ligadores de repicagem...
Não conhecia a Hipoleste. Vou contactá-los.
Obrigado!
Tenho uma outra dúvida que é a seguinte.
Existem umas caixinhas de aplique para iluminação próprias para pladur. A minha dúvida é sobre a sua utilidade. Servem apenas para ocupar o espaço o tubo condutor lá dentro e com uma tampa para futura ocupação por um candeeiro ou foco, certo?
Obrigado
Existem umas caixinhas de aplique para iluminação próprias para pladur. A minha dúvida é sobre a sua utilidade. Servem apenas para ocupar o espaço o tubo condutor lá dentro e com uma tampa para futura ocupação por um candeeiro ou foco, certo?
Obrigado
-
- Team Apoio
Boas
Essas caixas de aplique de teto, servem para terminar uma tubagem/cablagem de uma forma mais estética, e em certos casos em que os tetos são baixos, servem para as ligações não ficarem acessivéis, cumprindo assim as RTIEBT.
Se procura algo mais especifico em termos de caixas, dê uma vista de olhos no sistema Batibox da Legrand.
Essas caixas de aplique de teto, servem para terminar uma tubagem/cablagem de uma forma mais estética, e em certos casos em que os tetos são baixos, servem para as ligações não ficarem acessivéis, cumprindo assim as RTIEBT.
Se procura algo mais especifico em termos de caixas, dê uma vista de olhos no sistema Batibox da Legrand.
pauloms Escreveu:Tenho uma outra dúvida que é a seguinte.
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
Boas já que estamos a falar de tectos e pontos de luz, tenho uma duvida quando o tecto não é falso têm-se que colocar caixa no tecto ou pode ficar o tubo?
É que normalmente fica o tubo no sitio onde será colocado o candeeiro, mas já me disseram que teria de chumbar uma caixa no tecto. e já agora que tipo de caixa. só mais uma coisa é obrigatório boquilhas nas caixas? ou só quando o tubo é do tipo VD?
Obrigado
É que normalmente fica o tubo no sitio onde será colocado o candeeiro, mas já me disseram que teria de chumbar uma caixa no tecto. e já agora que tipo de caixa. só mais uma coisa é obrigatório boquilhas nas caixas? ou só quando o tubo é do tipo VD?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
tonifaria Escreveu:Boas já que estamos a falar de tectos e pontos de luz, tenho uma duvida quando o tecto não é falso têm-se que colocar caixa no tecto ou pode ficar o tubo? Não ... nas empresas onde passei nenhuma delas deixou ...
deixamos foi para a iluminação na parede - para os apliques ...
É que normalmente fica o tubo no sitio onde será colocado o candeeiro, mas já me disseram que teria de chumbar uma caixa no tecto. e já agora que tipo de caixa. só mais uma coisa é obrigatório boquilhas nas caixas? Sim , é sempre necessário boquilhas ...
ou
Obrigado
-
- Team Apoio
Boas
As RTIEBT definem alturas para que os condutores das instalações não podem ficar acessiveis, e neesses casos o ponto de luz tem de terminar com um globo, ou caixa de aplique ou saliente.
Quanto ao uso de boquilhas, se for em caixas de pladur, não consegue instalar, se for nas restantes caixas, as regras da boa arte devem prevalecer.
As RTIEBT definem alturas para que os condutores das instalações não podem ficar acessiveis, e neesses casos o ponto de luz tem de terminar com um globo, ou caixa de aplique ou saliente.
Quanto ao uso de boquilhas, se for em caixas de pladur, não consegue instalar, se for nas restantes caixas, as regras da boa arte devem prevalecer.
tonifaria Escreveu:Boas já que estamos a falar de tectos e pontos de luz, tenho uma duvida quando o tecto não é falso têm-se que colocar caixa no tecto ou pode ficar o tubo?
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
obrigado "Energy" e " Quero aprender" andei pelo forum e encontrei algo que fala sobre isto, das boquilhas.
O forum devia estar com outro formato para não andarmos sempre a fazer as mesmas perguntas.
Obrigado
O forum devia estar com outro formato para não andarmos sempre a fazer as mesmas perguntas.
Obrigado