Sim é para fazer anel. Inicialmente até podem nem ser utilizadas as duas celas, uma delas fica de reserva.Nelson Pinho Escreveu:João, tem razão e agradeçoera bom, mas o meu prof para ajudar não e facil.
diga-me só mais uma coisa pf, porque e que ha PT's com dois IS's e outros só com um![]()
![]()
com dois é quando temos uma rede em anel, ou seja, o nosso PT ligaria a outro![]()
PT AI2
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: PT AI2
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Num PTC é um quadro como outro qualquer da instalação particular.Nelson Pinho Escreveu:num PT de uso particular, não se coloca um quadro do tipo CA2 certo![]()
![]()
alguém tem esquema de um quadro normal para colocar no PT:?:ou coloca-se igual ao CA2 mas sem a saída da IP
![]()
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
okjoaoosvaldo Escreveu:Sim é para fazer anel. Inicialmente até podem nem ser utilizadas as duas celas, uma delas fica de reserva.Nelson Pinho Escreveu:João, tem razão e agradeçoera bom, mas o meu prof para ajudar não e facil.
diga-me só mais uma coisa pf, porque e que ha PT's com dois IS's e outros só com um![]()
![]()
com dois é quando temos uma rede em anel, ou seja, o nosso PT ligaria a outro![]()

poderia por exemplo usar o quadro tipo CA2 mas sem a parte da iluminação pública, ou nem lógica tem

-
- Velha Guarda
na elaboração de um PT, o regime de neutro na MT deve ser isolado, impedante ou directo à terra
somos nós que o prevemos ou é a entidade distribuidora

é que ao usar o VISUAL PUC da efacec, num regime de neutro na MT ligado à terra, está a dar-me valores de intensidade de corrente de defeito à terra no PT de 3021,9A e tensão de defeito de 10727,6V
isto é normal

somos nós que o prevemos ou é a entidade distribuidora

é que ao usar o VISUAL PUC da efacec, num regime de neutro na MT ligado à terra, está a dar-me valores de intensidade de corrente de defeito à terra no PT de 3021,9A e tensão de defeito de 10727,6V

isto é normal

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "Nelson Pinho"
Já estás a dever metade do curso aos membros do forum
Com calma hás-de lá chegar, (ao final do curso).
Cump.
Mário
Já estás a dever metade do curso aos membros do forum

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
peço desculpa se estou a incomudarMário Escreveu:Boas "Nelson Pinho"
Já estás a dever metade do curso aos membros do forum![]()
Cump.
Mário

- Mário
- Team Apoio
Não incomodas, o teu prof. é que devia de ensinar, mas há aqui pessoal que dá-te uns esclarecimentos.Nelson Pinho Escreveu:peço desculpa se estou a incomudarMário Escreveu:Boas "Nelson Pinho"
Cump.
Máriosó estou a tentar aprender
![]()
![]()
![]()
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
devia, diz bem.Mário Escreveu:Não incomodas, o teu prof. é que devia de ensinar, mas há aqui pessoal que dá-te uns esclarecimentos.Nelson Pinho Escreveu:peço desculpa se estou a incomudarMário Escreveu:Boas "Nelson Pinho"
Cump.
Máriosó estou a tentar aprender
![]()
![]()
![]()
Mário
o Mário não me consegue ajudar nesta dúvida

- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Não é a minha área, estou muito "destreinado" estou mais em máquinas compressores.Nelson Pinho Escreveu:
devia, diz bem.
o Mário não me consegue ajudar nesta dúvida![]()
Cump.
Mário
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Podia ser só uma IS mas quem define isso é o Distribuidor. Não tem lógica utilizar o CA2 sem a pública nesse caso do PTC.Nelson Pinho Escreveu:okjoaoosvaldo Escreveu:Sim é para fazer anel. Inicialmente até podem nem ser utilizadas as duas celas, uma delas fica de reserva.Nelson Pinho Escreveu:João, tem razão e agradeçoera bom, mas o meu prof para ajudar não e facil.
![]()
mas num caso destes basta ter uma cela IS certo
![]()
poderia por exemplo usar o quadro tipo CA2 mas sem a parte da iluminação pública, ou nem lógica tem![]()
- joaoosvaldo
- Team Apoio
É impedante. Na MT em Portugal é impedante para limitar a corrente de defeito fase-terra. Na MAT é direto à terra para disparar ao 1.º defeito.Nelson Pinho Escreveu:na elaboração de um PT, o regime de neutro na MT deve ser isolado, impedante ou directo à terra![]()
![]()
somos nós que o prevemos ou é a entidade distribuidora![]()
é que ao usar o VISUAL PUC da efacec, num regime de neutro na MT ligado à terra, está a dar-me valores de intensidade de corrente de defeito à terra no PT de 3021,9A e tensão de defeito de 10727,6V![]()
![]()
isto é normal![]()
-
- Velha Guarda
obrigado joão, foram ensinamentos muito úteis
vou só fazer-lhe mais uma pergunta.
estive a fazer a alimentação do QGBT ao QE mas estou com um problema
o QGBT a colocar no PT dista 162 metros do QE e já fiz os cálculos e com um LVAV 2x(3x240+120) respeita em todos os termos menos na queda de tensão, que fica nos 1,7%...
o que fazer nestes casos

estive a fazer a alimentação do QGBT ao QE mas estou com um problema

o QGBT a colocar no PT dista 162 metros do QE e já fiz os cálculos e com um LVAV 2x(3x240+120) respeita em todos os termos menos na queda de tensão, que fica nos 1,7%...
o que fazer nestes casos

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Nesses casos colocar mais cabos em paralelo, mas não utilize cabos de 240mm2, experimente por exemplo com 4 cabos em paralelo de 95mm2 a ver se dá. Atenção que não fiz o cálculo, tem de confirmar!Nelson Pinho Escreveu:obrigado joão, foram ensinamentos muito úteis![]()
estive a fazer a alimentação do QGBT ao QE mas estou com um problema![]()
![]()
![]()
![]()
o que fazer nestes casos![]()
![]()
-
- Velha Guarda
Vou experimentar entaojoaoosvaldo Escreveu:Nesses casos colocar mais cabos em paralelo, mas não utilize cabos de 240mm2, experimente por exemplo com 4 cabos em paralelo de 95mm2 a ver se dá. Atenção que não fiz o cálculo, tem de confirmar!Nelson Pinho Escreveu:obrigado joão, foram ensinamentos muito úteis![]()
![]()
![]()
![]()
![]()

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Uma chegada com 4 cabos de 95mm2 não é exagerado, é normal, mais do que isso é que não convém muito, pode ir para 4 cabos de 120mm2 mas mais do que 4 não convém.Nelson Pinho Escreveu:Vou experimentar entaojoaoosvaldo Escreveu:Nesses casos colocar mais cabos em paralelo, mas não utilize cabos de 240mm2, experimente por exemplo com 4 cabos em paralelo de 95mm2 a ver se dá. Atenção que não fiz o cálculo, tem de confirmar!Nelson Pinho Escreveu:obrigado joão, foram ensinamentos muito úteis![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
para uma chegada com tantos cabos, o quadro tera de ser de algum formato especial? E que é uma chegada muioto grande certo
![]()