Potência Contratada: Redução

vittiglio12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 nov 2013, 12:53

Potência Contratada: Redução

Mensagem por vittiglio12 »

Bom Dia,

Tencionava reduzir a minha potência contratada e não sei bem se a potência que queria a 3,45kVA serviria para mim. Será que me podem dar opinião?

Moro num T0 que apenas tem um WC como divisão independente.
De electrodomésticos tenho: termo acumulador, placa vitrocerâmica, maquina de roupa, frigorífico, Pc portátil e secador de cabelo.

Não tenho aquecedores, nem A/C, nem Tv.

Nunca utilizo 2 electrodomésticos "grandes" em simultâneo, tenho sempre o cuidado de não deixar a placa ligada enquanto uso a agua quente, ou usar a maquina de lavar com o termoacumulador ou a placa.

Geralmente o que costumo ter sempre ligado (ou a maioria do tempo) é o PC e o frigorífico e a lâmpada economizadora da divisão principal.
Também nunca usei mais do que 2 bicos da placa em simultâneo (vivo sozinho).

Acham que 3,45kVA de potencia me chegaria?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Potência Contratada: Redução

Mensagem por jaimereis »

é o que eu tenho em casa(T2) e somos quatro!! em 12 anos conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que disparou!!!
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se utilizar bem os equipamentos que descreve, e alguns destes não funcionarem em simultaneo. os 3.45Kvas servem perfeitamente.
Se tiver um termocumulador de 30/50Lts que consumirá na ordem dos 1500W, mais um disco pequeno da placa 1300W, ainda dá para ter o frigorifico, o computador, e a luz a funcionar sem problemas.
Se conhecer os consumos de cada equipamento que tem em casa, é facil já sabe que não pode ter vários equipamentos ligados em simultaneo que no seu somatório de potêncioas ultrapassem os 3450W.
Se quiser gastar algumm dinheiro e ficar sem essas preocupações de falta de potência, manda instalar um deslastrador no quadro elétrico, e este fará a gestão inteligente dos consumos, evitando assim os disparos do limitador da EDP.

vittiglio12 Escreveu:Bom Dia,

Tencionava reduzir a minha potência contratada e não sei bem se a potência que queria a 3,45kVA serviria para mim. Será que me podem dar opinião?

Moro num T0 que apenas tem um WC como divisão independente.
De electrodomésticos tenho: termo acumulador, placa vitrocerâmica, maquina de roupa, frigorífico, Pc portátil e secador de cabelo.

Não tenho aquecedores, nem A/C, nem Tv.

Nunca utilizo 2 electrodomésticos "grandes" em simultâneo, tenho sempre o cuidado de não deixar a placa ligada enquanto uso a agua quente, ou usar a maquina de lavar com o termoacumulador ou a placa.

Geralmente o que costumo ter sempre ligado (ou a maioria do tempo) é o PC e o frigorífico e a lâmpada economizadora da divisão principal.
Também nunca usei mais do que 2 bicos da placa em simultâneo (vivo sozinho).

Acham que 3,45kVA de potencia me chegaria?
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

3.45kVA é considerado o minimo de conforto, mas é preciso ter muita disciplina. Eu tenho 6.9kVA e por vezes a mulher esquece-se, tem a placa e o forno ligados, e mais qualquer coisa (às vezes a máquina de lavar roupa) e pumba... luz abaixo... E depois, vem o ditado, casa de ferro, espeto de pau...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse é o tipico problema dos nosso dias, os casais que passam o dia fora de casa, chegam a casa no final do dia, e vai de ligar tudo em simultaneo.
Tenho um cliente com 27.6Kvas, casal c/2 filhos, chegam a casa e vai de ligar tudo, e já se queixou uma vez ou outra que o limitador dispara.
Outro com 20.7Kvas, 2 consumidores R/C-1ºA, numa moradia bifamiliar, mas como têm empregadas a tempo inteiro em casa, os 20.7Kvas chega.

nelmindo Escreveu:3.45kVA é considerado o minimo de conforto, mas é preciso ter muita disciplina. Eu tenho 6.9kVA e por vezes a mulher esquece-se, tem a placa e o forno ligados, e mais qualquer coisa (às vezes a máquina de lavar roupa) e pumba... luz abaixo... E depois, vem o ditado, casa de ferro, espeto de pau...
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

É uma questão de gestão de consumos.
vittiglio12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado pelas respostas!

Eu realmente acho que consigo lidar bem com os 3,45kVA por mês de potência. Até porque vivo sozinho e tenho um horário para cada tipo de tarefas (lavo roupa só de manhã o fogão só uso à noite e o termo acumulador só quando tomo banho).

Só mais uma questão, eu tenho o hábito de desligar o termoacumulador no quadro elétrico (até porque o meu cilindro não tem qualquer tipo de botão seja para o que for). Acham que há problema continuar a fazê-lo? Geralmente desligo, e só ligo 1h antes do banho, e depois do mesmo volto a desligar.

O que acham?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

vittiglio12 Escreveu:Obrigado pelas respostas!

Eu realmente acho que consigo lidar bem com os 3,45kVA por mês de potência. Até porque vivo sozinho e tenho um horário para cada tipo de tarefas (lavo roupa só de manhã o fogão só uso à noite e o termo acumulador só quando tomo banho).

Só mais uma questão, eu tenho o hábito de desligar o termoacumulador no quadro elétrico (até porque o meu cilindro não tem qualquer tipo de botão seja para o que for). Acham que há problema continuar a fazê-lo? Geralmente desligo, e só ligo 1h antes do banho, e depois do mesmo volto a desligar.

O que acham?
Peça para instalar um interruptor (parecido com os disjuntores) no quadro eléctrico. O disjuntor que tem, não está preparado para tantas manobras.
vittiglio12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

nelmindo Escreveu:

O que acham?
Peça para instalar um interruptor (parecido com os disjuntores) no quadro eléctrico. O disjuntor que tem, não está preparado para tantas manobras.

Isso quer dizer que não devo desligar diretamente do quadro? Desculpe a minha ignorância é que realmente não percebo nada de coisas eléctricas.
O meu quadro elétrico tem um interruptor só para o cilindro. Esse tipo de interruptor que se está a referir seria para a mesma função?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

vittiglio12 Escreveu:
nelmindo Escreveu:

O que acham?

Isso quer dizer que não devo desligar diretamente do quadro? Desculpe a minha ignorância é que realmente não percebo nada de coisas eléctricas.
O meu quadro elétrico tem um interruptor só para o cilindro. Esse tipo de interruptor que se está a referir seria para a mesma função?
Pode desligar no quadro. Esse interruptor que está no quadro, não é um interruptor, mas provávelmente um disjuntor. O que acontece é que este equipamento não está preparado para ser manobrado manualmente, de uma forma intensiva. O disjuntor é um dispositivo automático, que desliga o cilindro em caso de avaria. Como deve perceber, isto não é para acontecer muitas vezes, logo o numero de manobras para que é desenhado, são relativamente poucas.
Os fabricantes apontam para umas 10 000 manobras para os disjuntores e 200 000 para os interruptores.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

O interruptor a colocar por exemplo, pode ser este:
SBN125.jpg
SBN125.jpg (32.24 KiB) Visto 1574 vezes
No fundo, parece um disjuntor mas é um interruptor.
Atenção que não é substituir um pelo outro. O Disjuntor que tem, continua. Apenas acrescenta este interruptor.
vittiglio12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Pode desligar no quadro. Esse interruptor que está no quadro, não é um interruptor, mas provávelmente um disjuntor. O que acontece é que este equipamento não está preparado para ser manobrado manualmente, de uma forma intensiva. O disjuntor é um dispositivo automático, que desliga o cilindro em caso de avaria. Como deve perceber, isto não é para acontecer muitas vezes, logo o numero de manobras para que é desenhado, são relativamente poucas.
Os fabricantes apontam para umas 10 000 manobras para os disjuntores e 200 000 para os interruptores.[/quote]

Obrigado! Vou falar com a minha senhoria a ver se ela coloca isso então.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

como é óbvio, para esta alteração devia de contactar um electricista....
Jaime Reis
vittiglio12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Sim, falarei com ela para contatar um eletricista! :)

Por acaso algum de vocês me sabe dizer se esta técnica de desligar quando não é necessário e de ligar quando necessário, é uma boa forma de poupar? Em alguns lugares leio que sim, depois tenho pessoas a dizer-me que não e fico sempre na dúvida. Ainda não passei mais do que 1 mês nesta casa e portanto não tenho dados próprios para confirmar tal diferença!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Tenho lido os comentários relacionados, no entanto queria aqui salientar o aspeto segurança, dado que se tem escrito sobre nº de manobras de disjuntores e interruptores e está correto, mas possivelmente a parte mais importante ainda aqui não foi abordada que é saber se a instalação de alimentação do termoacumulador tem ligação de terra se está dentro dos valores de segurança e se está protegido por diferencial de alta sensibilidade, caso estas condições não estejam satisfeitas (Deve providenciar nesse sentido) e é realmente aconselhável que enquanto estas condições de segurança não estiverem satisfeitas que a utilização de água quente seja feita com a ficha do termoacumulador desligada.

Sobre o desligar do termoacumulador tem realmente uma pequena poupança de energia, isto porque em 24hr. acontece o seguinte o termostato do aparelho normalmente regulado para manter a água a 60º quando a tempertura dentro do depósito devido a perdas normais de temperatura desce para +/- 55º este faz com que o grupo de aquecimento entre em ação claro que o nº de vezes que isto pode acontecer está relacionado com o local de instalação a temperatura exterior e a qualidade do equipamento, ao desligar o equipamento e se este tiver um bom isolamento térmico só tem de controlar a antecedência necessária para ter a água á temperatura desejável.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Dúvidas”