sistema ventoinhas

Responder
tocas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 nov 2013, 13:15

sistema ventoinhas

Mensagem por tocas »

Estava aqui a matutar porque precisava de fazer uma constante exaustao de uma area relativamente pequena.
Tive uma brilhante ideia, (uí genial diga-se por acaso :? ). Porque não montar umas ventoinhas de cooler de processador para fazer a exaustão? ahah
A ideia passa por alocar numa placa metalica as ditas ventoinhas que (penso eu) funcionam a 12v.
Colocaria 3 ou 4 ventoinhas dessas e ligava-as todas.

Para testar a ideia retirei uma a um processador tipo esta (http://www.mtk.pt/produto/ventoinha_12v_40x40x25mm/571/) e liguei-a atravez de um carregador de tlm de output 5v :?: Não é que esta treta começou a funcionar!! Genial!!!
Os 5volt de output colocaram a funcionar a ventoinha de 12volts. Cada vez percebo menos disto :| .
Enfim se quiser colocar as 3 ou 4 ventoinhas a trabalhar em simultaneo como faço???
Coloco um só transformador e junto todos os fios vermelhos dum lado e os pretos do outro?
Ou tenho que ter tantos transformadores quantas ventoinhas eu tiver?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: sistema ventoinhas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Dependendo do consumo das ventoinhas, pode ter apenas um transformador ou vários, e as ligações podem ser como descreve.
tocas Escreveu:Estava aqui a matutar porque precisava de fazer uma constante exaustao de uma area relativamente pequena.
Tive uma brilhante ideia, (uí genial diga-se por acaso :? ). Porque não montar umas ventoinhas de cooler de processador para fazer a exaustão? ahah
A ideia passa por alocar numa placa metalica as ditas ventoinhas que (penso eu) funcionam a 12v.
Colocaria 3 ou 4 ventoinhas dessas e ligava-as todas.

Para testar a ideia retirei uma a um processador tipo esta (http://www.mtk.pt/produto/ventoinha_12v_40x40x25mm/571/) e liguei-a atravez de um carregador de tlm de output 5v :?: Não é que esta treta começou a funcionar!! Genial!!!
Os 5volt de output colocaram a funcionar a ventoinha de 12volts. Cada vez percebo menos disto :| .
Enfim se quiser colocar as 3 ou 4 ventoinhas a trabalhar em simultaneo como faço???
Coloco um só transformador e junto todos os fios vermelhos dum lado e os pretos do outro?
Ou tenho que ter tantos transformadores quantas ventoinhas eu tiver?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”