Manuel ITED 3ª Edição

Responder
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Manuel ITED 3ª Edição

Mensagem por EE_Rafael »

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Manuel ITED 3ª Edição

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como diz o velho ditado "ano novo vida nova", e temos 2014 a começar com restyling no ITED

EE_Rafael Escreveu:Novidades...

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1182017

Cumprimentos,
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, "novo" manual?? Isto deve ser para os apanhados...

Isto não é uma remodelação é uma "refundação", ATI = PDF, ATE = PDE, e mais algumas "maquilhagens"!

O que me lixa é que quando for aprovado o "novo" manual, vou ter de pagar e perder o meu tempo em mais umas formações de atualização para saber que o ATI passou a ser o PDF e pouco mais!

Estamos entregues à bicharada!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Varejo Escreveu:Boas, "novo" manual?? Isto deve ser para os apanhados...

Isto não é uma remodelação é uma "refundação", ATI = PDF, ATE = PDE, e mais algumas "maquilhagens"!

O que me lixa é que quando for aprovado o "novo" manual, vou ter de pagar e perder o meu tempo em mais umas formações de atualização para saber que o ATI passou a ser o PDF e pouco mais!

agora é que o amigo disse tudo ...

a ser verdade é uma vergonha :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Varejo Escreveu:Boas, "novo" manual?? Isto deve ser para os apanhados...

Isto não é uma remodelação é uma "refundação", ATI = PDF Portable Document Format ??? :lol: , ATE = PDE Programa Desenvovimento Educacional ????? :lol: , e mais algumas "maquilhagens"!

Isto deve ser algum amigo de Gaspar que está a precisar de mudar de carro
Cpt

Rebelo Cruz
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

é o lobby dos fabricantes em compadrio com as grandes redes de telecomunicações, e alguns tachistas (eu sei que a palavra não existe mas tem a ver com tacho) do governo.....
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Eu fico estupefacto com a ainda maior atenção dada ao coaxial, tecnologia com certidão de óbito ao virar da esquina.
Há que rentabilizar a rede da zon.

Mas vejo com agrado a dispensa de se passar a fibra para a ZAP.
jsljsl
Curioso
Curioso
Registado: 25 fev 2009, 11:13

Mensagem por jsljsl »

Bom dia ao Forum,

A minha opinião pessoal é que todos os profissionais da instalação de infraestrutura de telecomunicações se devem pronunciar enviando as suas opiniões sobre as modificações que este Manual propõe para o email: entidadesited@anacom.pt

Sem querer influenciar ninguém, e apesar de haver uma ou outra simplificação merecedora de atenção, esta proposta de Manual tem que ser contestada por escrito pois de outra forma as nossas opiniões não valem nada.

Basta apenas ler com atenção e escrever um mail. Não se esqueçam de o fazer.

A JSL vai aqui colocar as suas opiniões para que todo o Forum as possa discutir e dar a sua opinião também.
Poderão depois aproveitar ou não as nossas conclusões ( ou o que acharem válido), modificar ou não essas conclusões e enviarem para a ANACOM ( email: entidadesited@anacom.pt ).

Repito, NÂO SE ESQUEÇAM DE O FAZER , pois de outro modo a vossa opinião não tem "peso" nenhum e as modificações completamente insensatas que a ANACOM propõe vão entrar mesmo em vigor.

cmpts
P.Oliveira
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

"A ANACOM já enviou o email para opinarmos...

Exmos. Senhores

O ICP-ANACOM, no âmbito das suas competências de aprovação de normas técnicas para o ITED (infraestruturas de telecomunicações em edifícios), aprovou o projeto de Manual ITED – 3ª Edição, o qual está em consulta pública até ao próximo dia 23 de dezembro de 2013 (http://www.anacom.pt/).

Tendo em conta a importância que esta norma técnica tem para o setor, vem solicitar-se, caso pretendam, os vossos comentários e contributos, para o endereço: entidadesited@anacom.pt

Certos de que a vossa contribuição será uma mais valia para o Manual ITED – 3ª Edição, desde já agradecemos a vossa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor de Fiscalização

António Vassalo (Engº)"
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Também recebi hoje esse Mail. Ainda não tive oportunidade de me debruçar sobre a proposta (quase definitiva) do ITED 3, mas o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: Lá vou ter que investir em outra formação ITED. Espero que exista bom senso e que tal não venha a ser necessário, porque se não é mesmo caso para dizer: "Que grande roubalheira!!"
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas,
Já respondi à solicitação da ANACOM!

Assunto: Manual ITED - 3ª Edição.
Data: Hoje, 22:41:12 WET
De: xxxxxxxxx@sapo.pt
Para: entidadesited@anacom.pt

Boa noite,

As alterações propostas não me parecem justificativas para um novo manual, porque as alterações propostas são praticamente mudar o nome aos equipamentos existentes no atual manual ITED e mais uma ou outra orientação técnica que de todo justifica um manual ITED-3ª Edição.

Ainda é muito cedo para um novo manual ITED porque a tecnologia usada no manual ITED-2ª Edição é atual, tanto que no projeto do manual ITED-3ª Edição as classes de ligação e categorias dos materiais são as mesmas.

O manual ITED-3ª Edição será apenas um meio para obrigar todos os técnicos a fazerem formações de "atualização" para que gastem tempo e muito dinheiro, para aprender que o ATE passou a ser o PDE, o ATI será o PDF e pouco mais!

Quando saiu o manual ITED-2ª Edição foi um salto tecnológico e uma melhoria significativa em relação ao manual ITED 1ª-Edição, do manual ITED 2ª Edição para o manual ITED 3ª Edição, não existe nenhum salto tecnologico porque o manual ITED- 2ª Edição ainda está atualizado.

O meu contributo para o manual ITED- 3ª Edição será que o mesmo seja colocado na "gaveta" e só seja retirado e debatido quando a evolução tecnologica assim o justifique.

Cumprimentos,

Ricardo Dias
IELxxxxxPI
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Após leitura da proposta do novo manual ITED, realmente não existe nada de grande relevo em termos tecnológicos.
Já em termos de projecto não é bem assim. Existe bastantes alterações e não passa só pela alteração dos nomes dos PD's.

Listo algumas que me chamaram mais à atenção:

1) A CEMU (de instalação obrigatória até agora nas moradias) desaparece;
2) A CVM (que apareceu no ITED2) não estava definida no ITED2, no entanto no ITUR estava definida - CVR1B ou CVR2 (que na minha opinião é um autentico "sarcófago" enterrado para passar 3 cabos) passa a ser definida no ITED3 como mínimo 300x300x300 mm;
3) O PDE (antigo ATE) que tinha como dimensão mínima 800x900x200 mm até 40 fogos passou a ter dimensões menores consoante o número de fogos;
4) O PDF (antigo ATI com ou sem CATI) passou a ter dimensões mínimas bem como a interligação entre caixas que constituem o PDF;
5) Redução do número de tubos que ligam o edifício à CVM;
6) Redução dos diâmetros dos tubos das redes de tubagem para as TT, uma vez que já não tem em conta os diâmetros internos dos tubos segundo a norma EN50086 (Manual ITED2), mas sim os diâmetros externos - Alteração da fórmula de cálculo;
7) O capítulo das antenas está muito pobre, o do ITED2 falava das fixações das antenas;
8 ) Alterações nos cálculos das atenuações da rede coaxial e fibra óptica, aumento do valor máximo de sinal nas tomadas coaxiais, etc.;
9) Redução de 1 tomada de pares de cobre por divisão, bem como os locais onde não necessita de levar tomadas;
10) Redução do número de fibras em alguns edifícios, ficando como mínimo duas fibras;
11) Definição das regras a seguir consoante o tipo de obra a realizar, remodelação, reconstrução, etc.;
12) Continuo a não concordar com o MICE, não só acho os IP's muito altos (I2 por exemplo) como o IK para um M3 não existe;
13) Conforme já foi aqui perguntado, arranjar tubos corrugados flexíveis com interior liso para aqueles valores de compressão não é fácil. É uma boa questão a ser enviada para eles;
14) Definição dos PD's a usar nos edifícios antigos que venham a sofrer alterações.
15) Outras...

Em resumo:
A nível de projecto existe muitas alterações com este manual, bem como esclarecimento de alguns pontos do ITED2.

Até aceito a formação, mas desde que os formadores tenham tido formação anterior com pessoal já formado pela ANACOM.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Mensagem por EE_Rafael »

angel_of_diablo Escreveu:Após leitura da proposta do novo manual ITED, realmente não existe nada de grande relevo em termos tecnológicos.
Já em termos de projecto não é bem assim. Existe bastantes alterações e não passa só pela alteração dos nomes dos PD's.

Listo algumas que me chamaram mais à atenção:

1) A CEMU (de instalação obrigatória até agora nas moradias) desaparece;
2) A CVM (que apareceu no ITED2) não estava definida no ITED2, no entanto no ITUR estava definida - CVR1B ou CVR2 (que na minha opinião é um autentico "sarcófago" enterrado para passar 3 cabos) passa a ser definida no ITED3 como mínimo 300x300x300 mm;
3) O PDE (antigo ATE) que tinha como dimensão mínima 800x900x200 mm até 40 fogos passou a ter dimensões menores consoante o número de fogos;
4) O PDF (antigo ATI com ou sem CATI) passou a ter dimensões mínimas bem como a interligação entre caixas que constituem o PDF;
5) Redução do número de tubos que ligam o edifício à CVM;
6) Redução dos diâmetros dos tubos das redes de tubagem para as TT, uma vez que já não tem em conta os diâmetros internos dos tubos segundo a norma EN50086 (Manual ITED2), mas sim os diâmetros externos - Alteração da fórmula de cálculo;
7) O capítulo das antenas está muito pobre, o do ITED2 falava das fixações das antenas;
8 ) Alterações nos cálculos das atenuações da rede coaxial e fibra óptica, aumento do valor máximo de sinal nas tomadas coaxiais, etc.;
9) Redução de 1 tomada de pares de cobre por divisão, bem como os locais onde não necessita de levar tomadas;
10) Redução do número de fibras em alguns edifícios, ficando como mínimo duas fibras;
11) Definição das regras a seguir consoante o tipo de obra a realizar, remodelação, reconstrução, etc.;
12) Continuo a não concordar com o MICE, não só acho os IP's muito altos (I2 por exemplo) como o IK para um M3 não existe;
13) Conforme já foi aqui perguntado, arranjar tubos corrugados flexíveis com interior liso para aqueles valores de compressão não é fácil. É uma boa questão a ser enviada para eles;
14) Definição dos PD's a usar nos edifícios antigos que venham a sofrer alterações.
15) Outras...

Em resumo:
A nível de projecto existe muitas alterações com este manual, bem como esclarecimento de alguns pontos do ITED2.

Até aceito a formação, mas desde que os formadores tenham tido formação anterior com pessoal já formado pela ANACOM.
De referir também a possibilidade de a instalação colectiva de cabo coaxial poder passar a ser feita com um único cabo na MATV/CATV.

Cumprimentos,
garruco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mai 2008, 10:38

Mensagem por garruco »

Há quem queira fazer do ITED um bicho de sete cabeças...
50 horas para estas alterações será só para justificar o dinheiro que ganham com elas...
Na teoria cada um é responsável pelos seus actos... Não verifico nada do género em outras especialidades.
É óbvio que poderá sair legislação nova e quem quiser terá que se actualizar, ou por si próprio ou em formação, agora obrigar a formação...não me cai muito bem...e atendendo aos preços praticados. 200 a 300€ por formação.

Todas as alterações novas resumem-se a uns dez esboços de situações diferentes / tipo de edifícios ( a espinha estará montada), a partir daí diverge conforme as necessidades do edificio
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, estas pequenas adendas ao manual no meu ver não justifica novo manual com consequente formação de atualização!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”