Reutilizar motor de Maquina de Lavar

Responder
antunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 mar 2011, 17:18

Reutilizar motor de Maquina de Lavar

Mensagem por antunesf »

Boa Tarde ao Forum,

gostaria de saber a v/ opinião sobre a reutilização de 1 motor de uma maquina de lavar roupa num guincho para elevar pesos (até 20 ou 30 Kilos).

Tenho diversos motores em casa e necessito de arranjar 1 guincho para elevar coisas para o meu sotão. a minha ideia seria acoplar a parte do guincho a um motor de maquina de lavar roupa uma vez que este pode fazer os 2 sentidos de rotação.
As minhas duvidas são ao nivel do peso que pode puxar, se terá força para arrancar e se a velocidade mesmo sendo a mais lenta se não é muito rapida.

Agradeço a V/ colaboração.

Abraços a todos

F.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Reutilizar motor de Maquina de Lavar

Mensagem por BLima »

Viva,

Conta muito muito por alto:

W = J / s = Nm / s = kg m2 / s 3

Então, são 30kg, 10m de altura e quer que isso seja feito em 60 seg:

W = (30 x 10 x 10) / (60 x 60 x 60)

Agora é olhar para a chapa de caracteristicas dos motores e ver quantos W de potência tem disponível ao veio.

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
antunesf Escreveu:Boa Tarde ao Forum,
gostaria de saber a v/ opinião sobre a reutilização de 1 motor de uma maquina de lavar roupa num guincho para elevar pesos (até 20 ou 30 Kilos).
Tenho diversos motores em casa e necessito de arranjar 1 guincho para elevar coisas para o meu sotão. a minha ideia seria acoplar a parte do guincho a um motor de maquina de lavar roupa uma vez que este pode fazer os 2 sentidos de rotação.
As minhas duvidas são ao nivel do peso que pode puxar, se terá força para arrancar e se a velocidade mesmo sendo a mais lenta se não é muito rapida.
Agradeço a V/ colaboração.
Abraços a todos
F.
1º Preenche o perfil "profile"
2º Como vais fazer o travão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
antunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antunesf »

Caro Bruno,

Obrigado pelo seu email. de facto a altura são 3M e o peso é variavel, mas nunca será mais que 30KG por certo. a ideia é que suba e desça lentamente e com força para aguentar a carga.

diga sff quais as caracteristicas a ter em conta no motor,, pois disponho de varios. sei que eles tem condensador e normalmente 5 ou 6 cabos, mas as ligações entre o codensador e o motor não sei bem quais são.

Muito Obrigado pelo seu tempo

F.
antunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antunesf »

em tempos aproveitei um motor para uma atarara (limpador de azeitona) e outro para uma maquina de retirar o mel das caixas das abelhas e desta vez lembrei-me de fazer um mini-guincho e procurei mas não achei nada que falasse disso, mas a questão do travão não foi equacionada não.
Mas talvez com 2 rodas com o respectivo trinco (uma para subir outrapara descer, talvez se consiga). a minha duvida é mesmo se posso usar um motor para esse efeito

Obrigado a todos

Ff.
antunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antunesf »

Boa noite ao forum.co

o motor que estou a pensar e o que vai em anexo na foto bem
Como a ficha de ligacao do mesmo.
agradeco os vossos comentarios