Nelson Pinho Escreveu:uma coisa em relação a isto
convém prever o disjuntor e o cabo em função da corrente de arranque certo Só casos muitos especiais, máquinas de arranque muito longo o que não é o caso, mas podes usar a curva D.
não sabendo eu qual o arranque da máquina (estrela-triângulo, directo ou resistência em série), como devo prever Fazes só para a intensidade máxima do equipamento (compressor, ventiladores, bombas, etc...)
Em refrigeração não se usa o "estrela-triângulo nem o resistências em serie". Usa-se sim, o estrela-estrela, triângulo-triângulo, arrancador progressivo, e variador de velocidade por frequência.
Toma atenção que há motores em que a potencia escrita é 75kW e o SF a 1.25.
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
convém prever o disjuntor e o cabo em função da corrente de arranque certo Só casos muitos especiais, máquinas de arranque muito longo o que não é o caso, mas podes usar a curva D.
não sabendo eu qual o arranque da máquina (estrela-triângulo, directo ou resistência em série), como devo prever Fazes só para a intensidade máxima do equipamento (compressor, ventiladores, bombas, etc...)
Em refrigeração não se usa o "estrela-triângulo nem o resistências em serie". Usa-se sim, o estrela-estrela, triângulo-triângulo, arrancador progressivo, e variador de velocidade por frequência.
A Azul
Cump.
Mário
obrigado
então calculo só para a potência eléctrica que lá diz
SF como sei isso
A Azul
Cump.
Mário
obrigado
então calculo só para a potência eléctrica que lá diz Sim
SF como sei isso Está na chapa de características dos motores
Só tens que ter atenção no caso de a informação ser do tipo :
motor eléctrico trifásico 400V, 75 kW de 1500 rpm (ou outra rotação) e o factor de serviço ser superior a 1.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson Pinho Escreveu:já percebi, era esta a minha ideia
só mais uma coisa: em relação aos cabos H05VV-F ou XV, quais preferem os XV são mais caros
Usa XV, pois assim cumpres um dos requesitos para que a canalização tenha equivalência à classe II, nomeadamente estipulada do cabo é pelo menos o dobro da tensão nominal do circuito.
O cabo H05VV-F tem poucas secções. Não deve dar para o que queres.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora... (angel_of_diablo)