Mediçao de volts em tomada trifasica

Responder
Lakunas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 nov 2007, 22:31

Mediçao de volts em tomada trifasica

Mensagem por Lakunas »

Boas, gostaria que alguma alma caridosa e sabedora me tirasse a seguinte duvida, ao tentar medir a voltagem de uma tomada trifasica com um multimetro obtive um valor (ja nao me recordo qual), inferior aos 440 que esperava, (220 de cada fase fariam 440 aprox.), qual é a teoria por tras disto?
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Re: Mediçao de volts em tomada trifasica

Mensagem por luisguerreiro »

Lakunas Escreveu:Boas, gostaria que alguma alma caridosa e sabedora me tirasse a seguinte duvida, ao tentar medir a voltagem de uma tomada trifasica com um multimetro obtive um valor (ja nao me recordo qual), inferior aos 440 que esperava, (220 de cada fase fariam 440 aprox.), qual é a teoria por tras disto?
a tua teoria esta errada...
nao sao 440, mas sim aprocimadamente 400
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Um sistema de tensões trifásico alternado sinusoidal pode ser entendido como um conjunto de 3 fontes monofásicas alternadas sinusoidais

Imagem

O esquema da figura anterior pode ser redesenhado na forma esquematizada na figura seguinte:

Imagem

Os condutores 1, 2 e 3 são designados por condutores de fase e o condutor N por condutor de neutro .

No entanto, aos terminais desta fonte não se têm, apenas, disponíveis 3 tensões alternadas sinusoidais de igual amplitude, como se verá seguidamente.

Admita-se a existência de 3 malhas fictícias tal como se representa na figura.

Imagem
Figura 7 – Fonte trifásica alternada sinusoidal e malhas fictícias

• A circulação na malha vermelha conduz a Imagem

• A circulação na malha verde conduz a Imagem

• A circulação na malha azul conduz a Imagem

Substituindo as expressões de Imagem Imagem e Imagem

Imagem

As tensões entre os condutores de fase constituem um sistema trifásico equilibrado de tensões; têm uma amplitude Imagemsuperior à tensão entre os condutores de fase e o neutro e estão avançadas Imagemrelativamente a estas.

As tensões entre os condutores de fase Imagem, Imagem, Imagem designam-se por tensões compostas , enquanto as tensões entre cada condutor de fase e o neutro, Imagem, Imagem, Imagem, se designam por tensões simples .

Quando não existe o risco de se confundirem valores eficazes e valores máximos, designa-se o módulo de tensão simples por Imagem e o de uma tensão composta por Imagem Num sistema trifásico equilibrado a relação entre estes dois valores é:

Imagem

O diagrama vectorial das amplitudes complexas das tensões simples e compostas, encontra-se representado na Figura 8 onde, por simplicidade gráfica, se admitiu que a fase na origem da tensão simples Imagem era nula, isto é Imagem

Imagem
Figura 8 – Diagrama vectorial das tensões simples e compostas do sistema trifásico

Uma fonte de tensão trifásica equilibrada pode, então, ser entendida como um conjunto de 6 fontes monofásicas:

• entre cada um dos condutores de fase e o neutro, existem 3 fontes monofásicas que apresentam um valor eficaz de
Imagem (tensões simples)

• e entre os condutores de fase, existem outras 3 fontes monofásica que apresentam um valor eficaz de Imagem (tensões compostas).

fonte : http://www.lei.ucl.ac.be/multimedia/eLE ... 3_aula.htm
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Boa resposta 5 estrelas

Um abraço
Lakunas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 nov 2007, 22:31

Mensagem por Lakunas »

Obrigado pela resposta, apesar de ser um pouco tecnica para aquilo que eu percebo disto ta lá... e ao o luis guerreiro so posso dizer que é bom a constatar o obvio; e ajudou-me bastante a saber exactamente aquilo que eu ja sabia.

Obrigado
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

Lakunas Escreveu:Obrigado pela resposta, apesar de ser um pouco tecnica para aquilo que eu percebo disto ta lá... e ao o luis guerreiro so posso dizer que é bom a constatar o obvio; e ajudou-me bastante a saber exactamente aquilo que eu ja sabia.

Obrigado
podes fazer um desenho desta resposta que deste ao luis guerreiro?
rafaelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 jun 2007, 00:46

Mensagem por rafaelopes »

Boas

Muito boa explicação.
cumprimentos

rafael
roadwolf
Curioso
Curioso
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Been thanked: 1 time

Mensagem por roadwolf »

luisguerreiro Escreveu: 05 dez 2007, 22:39
Lakunas Escreveu:Boas, gostaria que alguma alma caridosa e sabedora me tirasse a seguinte duvida, ao tentar medir a voltagem de uma tomada trifasica com um multimetro obtive um valor (ja nao me recordo qual), inferior aos 440 que esperava, (220 de cada fase fariam 440 aprox.), qual é a teoria por tras disto?
a tua teoria esta errada...
nao sao 440, mas sim aprocimadamente 400

só para confirmar a informação do colega, não é tomada mas serve o propósito.
113920751_1582362671923260_2859667402538640143_n.jpg
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

As tensões estão definidas como 230V em. Mono e 400V em trifasico.

No entanto existem flutuações tanto para cima como para baixo. Que por norma os seus valores não afetam a maioria dos consumidores.
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

Já procurei na norma e não encontrei mas aprendi que pode oscilar até 10% para cima ou para baixo, correcto?
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
roadwolf Escreveu: 19 jul 2020, 15:37 Já procurei na norma e não encontrei mas aprendi que pode oscilar até 10% para cima ou para baixo, correcto?
A qualidade da energia a norma é EN: 50160

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

Mário Escreveu: 20 jul 2020, 09:11
A qualidade da energia a norma é EN: 50160

Cump.
Mário

Obrigado
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Muito boas noite meus caros!

Em especial ao nosso prezado amigo administrador!

Caríssimo administrador ? Permita-me que faça apenas uma pequena correção: - gostei muito do seu post a explicar de uma forma técnica,
o aparecimento do valor da tensão composta.

Todavia, permita-me que refira que só apenas nesta circunstância em que as cargas serão equilibradas, teremos esse valor aproximado de (400)
volt. Sim porque 230 X Raiz de 3 = ± 400 V.

Quando as cargas são desequilibradas, o valor das intensidades que as percorrem também o serão. Logo esse valor será muito diferente.
Daí haver a necessidade de todas as instalações apresentarem o condutor de neutro. Este condutor poderá ser suprimido sempre que as cargas
sejam iguais. Quando as mesmas apresentarem valores de resistência diferentes, aí precisamos de ter o condutor de neutro.

Exemplo do que acima ficou dito.

Numa Ligação em estrela, com neutro acessível, desde que os consumos que percorrem as três fases sejam iguais, poderemos suprimir o
condutor de neutro. Exemplo prático para que todos possam perceber- caso de um motor trifásico, em que todas as bobinas têm a mesma
quantidade de espiras (voltas). Logo apresentam a mesma resistência específica do material.

Tomemos agora como exemplo a mesma ligação mas em que as três fases, apresentem valores de consumo (resistências) diferentes - fase R =
1000 Ω ; Fase S = 1500 Ω ; fase T = 2000 Ω.
Numa situação idêntica a esta que acabei de reportar, existe a imperiosa necessidade de haver o condutor de neutro na instalação, por forma
a que a instalação faça retornar ao transformador ou através da terra os desequilíbrios existentes na rede distribuição, causados falta
de conhecimento de quem executa as ligação dos condutores de fase e os distribui pela rede.

Hoje mais do que nunca, as redes distribuição em baixa tensão, irão, apresentar, problemas desta ordem devido a que sejam permitidas ligações
monofásicas até 45 ou 60 amperes. O que desde logo irá causar problemas de maior nos clientes a elas ligados.

Cptos

JAG

a todos os
Responder

Voltar para “Dúvidas”