Motor de aspirador

Responder
tocas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 nov 2013, 13:15

Motor de aspirador

Mensagem por tocas »

Bom dia,
Sou novo nestas andanças e não passo de um curioso.
Contudo (pelo menos até levar um esticão) penso brincar um pouco com alguns aprarelhos e tentar fazer umas brincadeiras pessoais.
Para isso necessito da vossa ajuda. Pode ser?
O problema é o seguinte, retirei um motor a uma aspirador, tentei ligar mas não funcionava. Passado algum tempo lembrei-me de fazer uma experiencia e atraves da ligação de um aspirador a funcionar colocar este motor a rolar.
Excelente ideia, mas o quadro dispara à mesma.
Como sei a voltagem correcta do motor para tentar arranjar um transformador para ele?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Motor de aspirador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Então esse motor é de algum aspirador portatil, ou daqueles que se ligam no isqueiro do carro.
Se for de um aspirador normal, a voltagem é 230V, as carateristicas do motor, normalmente estão inseridas em chapa ou na carcaça do motor.
tocas Escreveu:Bom dia,
Sou novo nestas andanças e não passo de um curioso.
Contudo (pelo menos até levar um esticão) penso brincar um pouco com alguns aprarelhos e tentar fazer umas brincadeiras pessoais.
Para isso necessito da vossa ajuda. Pode ser?
O problema é o seguinte, retirei um motor a uma aspirador, tentei ligar mas não funcionava. Passado algum tempo lembrei-me de fazer uma experiencia e atraves da ligação de um aspirador a funcionar colocar este motor a rolar.
Excelente ideia, mas o quadro dispara à mesma.
Como sei a voltagem correcta do motor para tentar arranjar um transformador para ele?
Cpts.
Energy
tocas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 nov 2013, 13:15

Mensagem por tocas »

O motor pelo que consegui descobrir é muito semelhante a este. Polti PVGB0021 Eletrical Motor 1500W 230V 50-60HZ .
Agora como sei se está a funcionar correctamente?
Não o posso ligar directamente á corrente pois não?
Tipo uma extensão com um cabo de um lado e o outro do outro.
Isso tem que passar por um circuito para haver uma redução de energia para 50/60 hz.
O outro circuito que eu testei neste motor fazia disparar o quadro à mesma, embora tambem fosse de 50/60 hz. Porquê?
Um transformador tipo estes de tlm mas que transforma para 50hz não funciona para eu fazer o teste?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

O motor indicado pode ser ligado directamente à rede. Se o disjuntor cai é que pode estar perto do seu limite e daí actuar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esquece os 50/60Hz, e o transformador, e pensa so nos 230V, que é a tensão com a qual o motor funciona

tocas Escreveu:O motor pelo que consegui descobrir é muito semelhante a este. Polti PVGB0021 Eletrical Motor 1500W 230V 50-60HZ .
Agora como sei se está a funcionar correctamente?
Não o posso ligar directamente á corrente pois não?
Tipo uma extensão com um cabo de um lado e o outro do outro.
Isso tem que passar por um circuito para haver uma redução de energia para 50/60 hz.
O outro circuito que eu testei neste motor fazia disparar o quadro à mesma, embora tambem fosse de 50/60 hz. Porquê?
Um transformador tipo estes de tlm mas que transforma para 50hz não funciona para eu fazer o teste?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”