disparo de diferencial com neutro desligado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: disparo de diferencial com neutro desligado
Boas
Se tem várias máquinas protegidas apenas por um ID, não é nada aconselhavél, recomendavél.
Se tem várias máquinas protegidas apenas por um ID, não é nada aconselhavél, recomendavél.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Cá para mim se não á neutro de ligação de saída! portanto só saída trifásica a máquinas! é alguma máquina que esporadicamente faz passagem á massa e faz disparar o diferencial!
olá depois de "partir alguma pedra " bem já percebi que o problema está no tipo de máquina que por algum motivo provoca o disparo dos diferencias.
Para já fica com o diferencial "desativado" o que é contra a regras, no entanto a solução passa por colocar filtros á entrada de cada maquina, esta será a maneira correcta de resolver o problema, isto porque os variadores que estão montados nas maquinas não tem filtros (tempos de poupança também para os fabricantes de quadros).
Não me parece necessário proteger o variador com diferencial mas
Para já fica com o diferencial "desativado" o que é contra a regras, no entanto a solução passa por colocar filtros á entrada de cada maquina, esta será a maneira correcta de resolver o problema, isto porque os variadores que estão montados nas maquinas não tem filtros (tempos de poupança também para os fabricantes de quadros).
Mário obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima questão, isso é novo para mim nunca vi em nenhum quadro com variadores de velocidade com um diferencial para cada variador ! normalmente só leva um disjuntor ou fusiveis.Mário Escreveu:BoasA AzulJCarreira Escreveu:obrigado pelas respostas, vamos lá esclarecer
- é um disjuntor diferencial 300ma (tinha escrito mal no 1.º post)
Se é disjuntor diferencial de 300mA diz qual a marca e modelo.
- não tenho nada ligado no neutro
Não há problema.
- as maquinas tem variadores, arrancadores progressivos etc
Podes ter aí o problema, e ser aleatório.
-após ligar o neutro entrada á saida (shunt) o mesmo deixa de ter disparos esporadicos
Anulaste o diferencial (depende da marca e modelo)
-Acontece com varias marcas de aparelhos.
Quando se tem variadores deves de ter um diferencial por equipamento.
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
O diferencial não é para proteger o variador, mas sim pessoas e animais...JCarreira Escreveu:olá depois de "partir alguma pedra " bem já percebi que o problema está no tipo de máquina que por algum motivo provoca o disparo dos diferencias.
Mário obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima questão, isso é novo para mim nunca vi em nenhum quadro com variadores de velocidade com um diferencial para cada variador ! normalmente só leva um disjuntor ou fusiveis.Mário Escreveu:BoasA AzulJCarreira Escreveu:obrigado pelas respostas, vamos lá esclarecer
- é um disjuntor diferencial 300ma (tinha escrito mal no 1.º post)
Se é disjuntor diferencial de 300mA diz qual a marca e modelo.
- não tenho nada ligado no neutro
Não há problema.
- as maquinas tem variadores, arrancadores progressivos etc
Podes ter aí o problema, e ser aleatório.
-após ligar o neutro entrada á saida (shunt) o mesmo deixa de ter disparos esporadicos
Anulaste o diferencial (depende da marca e modelo)
-Acontece com varias marcas de aparelhos.
Quando se tem variadores deves de ter um diferencial por equipamento.
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
[/quote]
Mário obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima questão, isso é novo para mim nunca vi em nenhum quadro com variadores de velocidade com um diferencial para cada variador ! normalmente só leva um disjuntor ou fusiveis.
Não me parece necessário proteger o variador com diferencial mas[/quote]
Parece-me que não tens instalado variadores (ou pelo menos não tens tido problemas), muitos dos variadores têm os filtros incorporados, mas tambem acontece em potencias pequenas (inferior a 1kW) utilizarem variadores com entrada mono, e a saída trifásica (motores ligados em triângulo), porque o custo é menor. Harmónicas há muitas com variadores, os condensadores de CC tambem podem ajudar a dar alguma passagem à terra, o tipo de diferencial se é imune, etc.
Eu sempre que tenho variador leva diferencial próprio, (só tenho variadores acima de 15kW) e normalmente leva o disjuntor c/ térmico e c/ vigi (gosto dos da Merlin agora schneider do modelo NH), sei sempre qual foi o disparo.
Cump.
Mário
[/quote]
Mário obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima questão, isso é novo para mim nunca vi em nenhum quadro com variadores de velocidade com um diferencial para cada variador ! normalmente só leva um disjuntor ou fusiveis.
Não me parece necessário proteger o variador com diferencial mas[/quote]
Parece-me que não tens instalado variadores (ou pelo menos não tens tido problemas), muitos dos variadores têm os filtros incorporados, mas tambem acontece em potencias pequenas (inferior a 1kW) utilizarem variadores com entrada mono, e a saída trifásica (motores ligados em triângulo), porque o custo é menor. Harmónicas há muitas com variadores, os condensadores de CC tambem podem ajudar a dar alguma passagem à terra, o tipo de diferencial se é imune, etc.
Eu sempre que tenho variador leva diferencial próprio, (só tenho variadores acima de 15kW) e normalmente leva o disjuntor c/ térmico e c/ vigi (gosto dos da Merlin agora schneider do modelo NH), sei sempre qual foi o disparo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário, até concordo contigo, mas já passei por algumas industrias (alimentar;automóvel;têxtil;montagem quadros;metalomecânica etc) e continuo a dizer normalmente os variadores vêm/são montados sem diferencial.
Pois repara o diferencial nessa situação para que serviria! Os contactos de comando do variador são baixa tensão e a saida vai directa ao motor normalmente. Tirando partido da situação que ele dispara em caso de avaria do variador e tendo o quadro onde estão instalados os variadores o seu diferencial não estou a ver o que se ganha com esse tipo de montagem.
Pois repara o diferencial nessa situação para que serviria! Os contactos de comando do variador são baixa tensão e a saida vai directa ao motor normalmente. Tirando partido da situação que ele dispara em caso de avaria do variador e tendo o quadro onde estão instalados os variadores o seu diferencial não estou a ver o que se ganha com esse tipo de montagem.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Se tens uma instalação industrial "pendurada" só com um diferencial, o que acontece é que quando tens o somatório das correntes de fuga, tens o diferencial já desligado. Se tiveres mais diferenciais (ou seja distribuídos) com selectividade correcta, não vais ter tudo parado quando desligar o diferencial. Tudo depende da exigência da continuação da laboração fabril.
Cump.
Mário
Sabes que os variadores produzem correntes indutivas aos veios dos motores, essas correntes podem (fazem) fazer desligar os diferenciais, se não forem os indicados.JCarreira Escreveu:Mário, até concordo contigo, mas já passei por algumas industrias (alimentar;automóvel;têxtil;montagem quadros;metalomecânica etc) e continuo a dizer normalmente os variadores vêm/são montados sem diferencial.
Se tens uma instalação industrial "pendurada" só com um diferencial, o que acontece é que quando tens o somatório das correntes de fuga, tens o diferencial já desligado. Se tiveres mais diferenciais (ou seja distribuídos) com selectividade correcta, não vais ter tudo parado quando desligar o diferencial. Tudo depende da exigência da continuação da laboração fabril.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
O diferencial é para proteger as pessoas, em caso de contactos indirectos. Se no motor existir uma falha de isolamento, as massas irão estar em tensão, podendo ser perigosas para os utilizadores. Estar ligado à terra, apenas faz metade do trabalho.JCarreira Escreveu:Mário, até concordo contigo, mas já passei por algumas industrias (alimentar;automóvel;têxtil;montagem quadros;metalomecânica etc) e continuo a dizer normalmente os variadores vêm/são montados sem diferencial.
Nessas máquinas por vezes, no manual de instruções ou remetem para um esquema de terras TN ou empurram a responsabilidade para o cliente colocar um circuito dedicado protegido por diferencial.
Agora se o pessoal os tira ou não mete, porque estão sempre a disparar, isso já são outros "quinhentos"...
Cuidado com as seguradoras, que são as primeiras a saltar fora do barco...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Pois é em caso de sinistro, se a instalação não cumpria as RTIEBT, a companhia de seguros pode não assumir a responsabilidade pelos danos causados a pessoas e bens, argumentando essas irregularidades.
E pior, o Técnico responsavél pode ter de se sentar no banco dos réus, acusado de negligência, etc.
Portanto nada de facilitar, existem no mercado materiais para todas as situações, portanto à que escolher o material que melhor se adequa à proteção de pessoas e bens.
Pois é em caso de sinistro, se a instalação não cumpria as RTIEBT, a companhia de seguros pode não assumir a responsabilidade pelos danos causados a pessoas e bens, argumentando essas irregularidades.
E pior, o Técnico responsavél pode ter de se sentar no banco dos réus, acusado de negligência, etc.
Portanto nada de facilitar, existem no mercado materiais para todas as situações, portanto à que escolher o material que melhor se adequa à proteção de pessoas e bens.
nelmindo Escreveu:O diferencial é para proteger as pessoas, em caso de contactos indirectos. Se no motor existir uma falha de isolamento, as massas irão estar em tensão, podendo ser perigosas para os utilizadores. Estar ligado à terra, apenas faz metade do trabalho.JCarreira Escreveu:Mário, até concordo contigo, mas já passei por algumas industrias (alimentar;automóvel;têxtil;montagem quadros;metalomecânica etc) e continuo a dizer normalmente os variadores vêm/são montados sem diferencial.
Nessas máquinas por vezes, no manual de instruções ou remetem para um esquema de terras TN ou empurram a responsabilidade para o cliente colocar um circuito dedicado protegido por diferencial.
Agora se o pessoal os tira ou não mete, porque estão sempre a disparar, isso já são outros "quinhentos"...
Cuidado com as seguradoras, que são as primeiras a saltar fora do barco...
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
boas
há que verificar, se a situação que descreve pode ser no ramo industrial, e os diferenciais podem não se aplicar, se o regime adoptado for o IT....
...aqui no meu serviço, tenho variadíssimas maquinas umas com variador, outras com arranque progressivo e outras de arranque directo ou Y/D, monitorizadas por um CPI no quadro de distribuição, não existindo nenhum diferencial....pretende-se que no caso de 1º defeito este é detectado pelo pessoal da manutenção e aí actua-se em conformidade...mantendo-se assim a continuidade de produção...
há que verificar, se a situação que descreve pode ser no ramo industrial, e os diferenciais podem não se aplicar, se o regime adoptado for o IT....
...aqui no meu serviço, tenho variadíssimas maquinas umas com variador, outras com arranque progressivo e outras de arranque directo ou Y/D, monitorizadas por um CPI no quadro de distribuição, não existindo nenhum diferencial....pretende-se que no caso de 1º defeito este é detectado pelo pessoal da manutenção e aí actua-se em conformidade...mantendo-se assim a continuidade de produção...
Jaime Reis