entrada aérea

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

entrada aérea

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
Se a entrada aérea é proibido segundo o manual do ited 2, continuo a ver muitas obras novas de raiz com tubagem aérea e sem caixa de visita, sendo obras de raiz, de certeza que deverá ter projetos de especialidades. Ou o instalador não está a seguir o projeto ou simplesmente não deverá ter qualquer tipo de projeto. Aproveito esta tópico para tirar um dúvida, sendo uma remodelação sem haver qualquer tipo de projeto de especialidade, eu não sou obrigado a fazer a instalação segundo o manual ited? Quando o cliente for pedir a um operador para colocar fibra ou cobre dentro da habitação remodelada eles podem exigir o projeto ited ou só mesmo a Anacom é que poderá exigir? Obrigado colegas
Última edição por _faisca em 14 nov 2013, 18:16, editado 1 vez no total.
_Faisca
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Re: entrada aérea

Mensagem por Noctvrno »

O licenciamento dessas obras deve ser ainda ITED 1ª edição, e só agora entraram em construção.
A segunda parte da sua dúvida não percebo pois a frase está praticamente sem pontuação.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
_faisca Escreveu:Boas colegas,
Se a entrada aérea é proibido segundo o manual do ited 2, continuo a ver muitas obras novas de raiz com tubagem aérea e sem caixa de visita, sendo obras de raiz, de certeza que deverá ter projetos de especialidades. Ou o instalador não está a seguir o projeto ou simplesmente não deverá ter qualquer tipo de projeto. Aproveito esta tópico para tirar um dúvida, sendo uma remodelação sem haver qualquer tipo de projeto de especialidade, eu não sou obrigado a fazer a instalação segundo o manual ited? Quando o cliente for pedir a um operador para colocar fibra ou cobre dentro da habitação remodelada eles podem exigir o projeto ited ou só mesmo a Anacom é que poderá exigir? Obrigado colegas
Pelo menos até agora só a Anacom é que pede. Os operadores querem é vender serviços, é só facilidades, desde que dê para ligar, está bom.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
obrigado colegas pela imformação.Abraço
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se está a remodelar, ou vai remodelar, deveria cumprir os regulamentos, no entanto nada o vai obrigar, uma vez que não existem projetos.
Mas o bom senço de quem anda no terreno e sabe dos regulamentos, indica que deveria-se cumprir os regulamentos existentes na data da renovação, senão renovação para quê, lavar a cara à instalação....

_faisca Escreveu:Boas colegas,
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas Energy,
Isso nem se discute, nós como técnicos devemos deixar as instalações em comformidade, mas infelizmente existe outras instalações que é de fugir. À uns anos atrás fui fazer uma rede imformática num banco feito de raiz, quando chegei ao local fui ter com o eletricista que estava a fazer a parte elétrica e questionei-o para me indicar o caminho de cabos e tubagem para a rede imformática, qual foi o meu espanto quando o sr me disse que não havia tubagem para a rede imformática, pois no projeto não marcava nada. Eu para efetuar o trabalho tive que passar os cabos utp juntamente com os cabos telefone que já estavam passados,como devem imaginar a dificuldade em passar alguns cabos utp em tubagem cheia de cabos tvhv. O trabalho ficou feito mas achei estranho não haver tubagem para imformática num banco, ainda por cima feito de raiz.
_Faisca
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

eu também sou de acordo mesmo não havendo projeto eu cumpro o manual de ited2...

só tenho tido problemas é em duas coisas ...

1º o patrão manda um gajo tem de fazer ... fiz uma , fosga-se nem ATI levou ... levou uma caixa tipo quadro elétrico ...

2º como provar mais tarde ao cliente que eu o alertei para se fazer a instalação segundo as regras do ited2 / anacom ....
porque anda muito menino no mercado nas costas de um gajo a dizer que o que nós dizemos é só para levar dinheiro ele faz por metade do preço...

quando é patrão para empregado até ... prontos paciência ...
agora quando é de colega para colega ... fico por aqui
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema é que por interesses vários, por vezes se repartem as instalações por vários intervenientes, depois é safe-se quem poder.
Lembro-me de uma obra aonde estive, em que fizemos os caminhos de cabos, esteiras/calhas técnicas, passamos cerca de 20Kms de cabo UTP, e depois veio outra empresa a fazer a rede de tomadas de energia, com a conivência da fiscalização utilizaram a esteira de cabos UTP e passaram tambem os cabos de energia a monte, tipo fisga, cruzavam por todo o lado, enquanto que os nossos estavam todos filaçados.

_faisca Escreveu:Boas Energy,
Isso nem se discute, nós como técnicos devemos deixar as instalações em comformidade, mas infelizmente existe outras instalações que é de fugir. À uns anos atrás fui fazer uma rede imformática num banco feito de raiz, quando chegei ao local fui ter com o eletricista que estava a fazer a parte elétrica e questionei-o para me indicar o caminho de cabos e tubagem para a rede imformática, qual foi o meu espanto quando o sr me disse que não havia tubagem para a rede imformática, pois no projeto não marcava nada. Eu para efetuar o trabalho tive que passar os cabos utp juntamente com os cabos telefone que já estavam passados,como devem imaginar a dificuldade em passar alguns cabos utp em tubagem cheia de cabos tvhv. O trabalho ficou feito mas achei estranho não haver tubagem para imformática num banco, ainda por cima feito de raiz.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas,
hoje em dia qualquer empresa que faça a instalação elétrica de um banco, normalmente faz a rede estruturada, mas naquela altura a nivel nacional era só uma empresa que fazia a rede imformática do banco em questão. Foi o único balcão novo que apanhei onde não havia tubagem de reserva para imformática. Cheguei apanhar balcões que eram bastantes antigos onde tive que passar calhas pois não havia alternativas. Mas concordo quando dizes que hoje em dia é o salve-se quem puder :).
_Faisca
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”