disparo de diferencial com neutro desligado

JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

disparo de diferencial com neutro desligado

Mensagem por JCarreira »

olá,
tenho uma instalação de um quadro geral tipica- diferencial 500ma (tetrapolar) depois disjuntor tripolar e depois máquina, acontece que as maquinas foram substituídas por maquinas que não precisam de neutro, ou seja foram ligadas as três fases e a terra e o neutro ficou desligado. Funciona normalmente já há algum tempo no entanto agora o diferencial dispara ocasionalmente, se não tem o neutro ligado o que pode provocar o disparo?
Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: disparo de diferencial com neutro desligado

Mensagem por Josecalado »

A maioria das máquinas trifásicas não precisa de neutro, no entanto a terra de proteção deve ser ligada.
O diferencial disparar sem a terra e o neutro desligado é possível desligar por deteção de corrente de defeito ou por sobrecarga estou a deduzir que se refere ao DCP do fornecedor de energia.

Cumprs.
JCarreira
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

olá é uma instalação industrial e a terra está ligada corretamente, por sobrecarga de corrente não é pois os diferenciais são de 63a e o consumo ronda os 20 e o disjuntor é de 32a, e acontece em mais que um circuito, ou seja tenho varias maquinas que foram substituídas e estão ligadas desta maneira.
Para "resolver o problema " fiz um shunt no neutro do diferencial, uma vez que neste não é usado o neutro, tem algo de mal?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Fazer o schunts do neutro não estou a ver o que quer dizer, o diferencial embora possa não ter o neutro ligado na saída este deve constar na alimentação do diferencial, para poder efetuar o teste, o disparo do disjuntor pode ter a ver com a curva de disparo deste, porque no arranque as correntes envolvidas podem atingir entre 5 a 8 vezes a In.

Cumprs.
JCarreira
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

Josecalado Escreveu:Fazer o schunts do neutro não estou a ver o que quer dizer, o diferencial embora possa não ter o neutro ligado na saída este deve constar na alimentação do diferencial, para poder efetuar o teste, o disparo do disjuntor pode ter a ver com a curva de disparo deste, porque no arranque as correntes envolvidas podem atingir entre 5 a 8 vezes a In.

Cumprs.
liguei a o neutro de entrada a saida
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

JCarreira Escreveu:
Josecalado Escreveu:Fazer o schunts do neutro não estou a ver o que quer dizer, o diferencial embora possa não ter o neutro ligado na saída este deve constar na alimentação do diferencial, para poder efetuar o teste, o disparo do disjuntor pode ter a ver com a curva de disparo deste, porque no arranque as correntes envolvidas podem atingir entre 5 a 8 vezes a In.

Cumprs.
liguei a o neutro de entrada a saida

"shantar" o neutro da entrada, com a saída, é normal que comece a disparar o diferencial, mesmo que não esteja nada ligado do tipo monofásico. É uma hipotese remota, mas podem estar a induzirem-se correntes nesse loop/anel, suficientes para serem consideradas defeito.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Penso que ao fazer o shunt ao neutro não resolve nada, pois o diferencial vai fazer o "somatório" das correntes das fases e caso haja alguma diferença superior a metade dos 500ma, acaba por disparar.

Não tem nada pendurado na instalação que use o neutro? Com um megaohmimetro eu media, depois do disjuntor, entre cada fase e a terra. Se houvesse algum com um valor baixo, desligava a alimentação de cada máquina, à vez, a ver qual é que tem passagem.

Se as máquinas forem iguais, terá que ter os mesmos valores em cada.

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por LOTAN »

Acho que deveria esclarecer o seguinte, pois indicou que disparava o diferencial e que os diferenciais são de 63 A, e já li respostas referindo o DCP, que é disjuntor-diferencial mas não de 63 A, e disparo de disjuntor:

- O diferencial é disjuntor ou interruptor? Eu entendi que seria interruptor.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Também estou em ideia que possa ser do tipo de disjuntor (curva característica).
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
JCarreira Escreveu:olá,
tenho uma instalação de um quadro geral tipica- diferencial 500ma (tetrapolar) depois disjuntor tripolar e depois máquina, acontece que as maquinas foram substituídas por maquinas que não precisam de neutro, ou seja foram ligadas as três fases e a terra e o neutro ficou desligado. Funciona normalmente já há algum tempo no entanto agora o diferencial dispara ocasionalmente, se não tem o neutro ligado o que pode provocar o disparo?
Obrigado
Preenche o perfil.

Diz cá ao pessoal, a marca e tipo "geral tipica- diferencial 500ma (tetrapolar)", que máquinas é que estão ligadas, existem variadores ou arrancadores suaves?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Se tiverem filtros de entrada, drives etc. podes ter que meter diferenciais ID superimunizados. Os que tens devem ser classe A ou AC.
JCarreira
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

obrigado pelas respostas, vamos lá esclarecer
- é um disjuntor diferencial 300ma (tinha escrito mal no 1.º post)
- não tenho nada ligado no neutro
- as maquinas tem variadores, arrancadores progressivos etc
-após ligar o neutro entrada á saida (shunt) o mesmo deixa de ter disparos esporadicos
-Acontece com varias marcas de aparelhos.
JCarreira
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

Mário Escreveu:Boas
JCarreira Escreveu:olá,
Obrigado
Preenche o perfil.

Diz cá ao pessoal, a marca e tipo "geral tipica- diferencial 500ma (tetrapolar)", que máquinas é que estão ligadas, existem variadores ou arrancadores suaves?

Cump.
Mário
perfil feito, pensei que ja estava !!!

instalação tipica de um quadro de distribuição industrial- interruptor - diferencial - disjuntor - maquina.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Ao fazer o shunt não estará a anular o efeito de magnetismo do diferencial em si? Penso que será melhor mudar o diferencial para um do tipo B.

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
JCarreira Escreveu:obrigado pelas respostas, vamos lá esclarecer
- é um disjuntor diferencial 300ma (tinha escrito mal no 1.º post)
Se é disjuntor diferencial de 300mA diz qual a marca e modelo.

- não tenho nada ligado no neutro
Não há problema.

- as maquinas tem variadores, arrancadores progressivos etc
Podes ter aí o problema, e ser aleatório.

-após ligar o neutro entrada á saida (shunt) o mesmo deixa de ter disparos esporadicos
Anulaste o diferencial (depende da marca e modelo)

-Acontece com varias marcas de aparelhos.

Quando se tem variadores deves de ter um diferencial por equipamento.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”