disparo de disjuntor e diferencial
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 dez 2007, 00:05
disparo de disjuntor e diferencial
Bons dias,ando com um problema numa habitação...
Tenho um quadro eléctrico com um diferencial da edp de 15A,2disjuntores de 10A e 3 de 16A...
o que se passa é que sem ter nada ligado dispara-se me o diferencial da edp e um disjuntor de 16A,mas nao é logo.Tanto dispara passado 5 min como 20min.
Vejo 2 maneiras de resolver esta questao:
1º trocar as tomadas do circuito.
2º trocar disjuntor....
Alguem acha que podera haver outra soluçao...
recordo que sem nada ligado nas tomadas disparam os 2 ao mesmo tempo,o de 16A e o diferencial de 15A
Tenho um quadro eléctrico com um diferencial da edp de 15A,2disjuntores de 10A e 3 de 16A...
o que se passa é que sem ter nada ligado dispara-se me o diferencial da edp e um disjuntor de 16A,mas nao é logo.Tanto dispara passado 5 min como 20min.
Vejo 2 maneiras de resolver esta questao:
1º trocar as tomadas do circuito.
2º trocar disjuntor....
Alguem acha que podera haver outra soluçao...
recordo que sem nada ligado nas tomadas disparam os 2 ao mesmo tempo,o de 16A e o diferencial de 15A
Re: disparo de disjuntor e diferencial
O equipamento da EDP pode ser ou não diferencial. Sendo o teu do tipo diferencial, e para estar a 15 A deve ser um Disjuntor Controlador de Potencia do tipo diferencial regulável de 10 a 30 ou de 5 a 15A. Este só dispara num destes casos:
- Defeito em algum equipamento ou na instalação da casa, fazendo com que haja uma determinada corrente a passar para a terra, neste caso a função diferencial deste vai fazer com que o DCP dispare.
- Excesso de corrente acima dos 15A regulados e contratados, ou seja, não há nada de errado na tua instalação a não ser que estás a querer consumir mais corrente do que aquela que o teu contrato com a EDP permite.
Uma vez que dizes não ter nada ligado, só vejo a hipótese do circuito ao qual está ligado esse disjuntor de 16A ter um defeito, e estar a fazer passagem à terra.
- Defeito em algum equipamento ou na instalação da casa, fazendo com que haja uma determinada corrente a passar para a terra, neste caso a função diferencial deste vai fazer com que o DCP dispare.
- Excesso de corrente acima dos 15A regulados e contratados, ou seja, não há nada de errado na tua instalação a não ser que estás a querer consumir mais corrente do que aquela que o teu contrato com a EDP permite.
Uma vez que dizes não ter nada ligado, só vejo a hipótese do circuito ao qual está ligado esse disjuntor de 16A ter um defeito, e estar a fazer passagem à terra.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 dez 2007, 00:05
Sim mas o estranho é disparar o 15A da EDP e o de 16A. O problema estando no circuito do disjuntor de 16A,vai so pra as tomadas... Tomadas essas que na tem nada ligado,isso é que me faz espécie...
obrigado pela a ajuda
obrigado pela a ajuda
Eu tenho um gato que me fez as suas necessidades liquidas contra uma tomadabrunomigferreira Escreveu:Sim mas o estranho é disparar o 15A da EDP e o de 16A. O problema estando no circuito do disjuntor de 16A,vai so pra as tomadas... Tomadas essas que na tem nada ligado,isso é que me faz espécie...
obrigado pela a ajuda

-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2008, 10:00
A melhor maneira de reolveres isso é usares a pinça Amperimetrica.
1º vez quanto esta a consumir a instalação, com a pinça na fase.
2º mede a corrente de fuga, com a pinça na fase e no neutro.
Ou desligas circuito a circuito no quadro incluindo o neutro.
Sérgio Fonseca
1º vez quanto esta a consumir a instalação, com a pinça na fase.
2º mede a corrente de fuga, com a pinça na fase e no neutro.
Ou desligas circuito a circuito no quadro incluindo o neutro.
Sérgio Fonseca
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Verifica o frigorífico ou arcas congeladoras, dado que podem arrancar sem sabermos e vir daí o defeito.
Mário
Verifica o frigorífico ou arcas congeladoras, dado que podem arrancar sem sabermos e vir daí o defeito.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
um defeito à terra não devia só disparar o diferencial?
acredito mais que seja um curto circuito?mas porque demoram tanto tempo as protecções a actuar?
já conseguiste resolver o problema?
abraço
acredito mais que seja um curto circuito?mas porque demoram tanto tempo as protecções a actuar?
já conseguiste resolver o problema?
abraço
-
- Curioso
- Registado: 22 jun 2007, 00:46
Boas
Não esquecer de verificar esse circuito de tomadas, pois pode a cablagem estar danificada devido a um excesso de carga anterior. E tambem como já referiram, verificar se realmente não existe nenhum aparelho ligado.
vai dando noticias
rafael
Não esquecer de verificar esse circuito de tomadas, pois pode a cablagem estar danificada devido a um excesso de carga anterior. E tambem como já referiram, verificar se realmente não existe nenhum aparelho ligado.
vai dando noticias
rafael