duvida colocação de antenas
duvida colocação de antenas
a minha duvida e a seguinte numa obra com projeto ited e obrigatorio meter as a antenas k vem la mencionadas (uhf e fm) mesmo k essas nunca irão ter uso?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: duvida colocação de antenas
Boas
Não há nada a fazer, Tem de cumprir o projeto.
Não há nada a fazer, Tem de cumprir o projeto.
russo7 Escreveu:a minha duvida e a seguinte numa obra com projeto ited e obrigatorio meter as a antenas k vem la mencionadas (uhf e fm) mesmo k essas nunca irão ter uso?
Cpts.
Energy
Energy
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, não sei se o projeto é ITED 1 ou 2, mas o sinal de UHF é só para TDT!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
o ited e 2edicao a antena uhf e pa tdt mas o dono da casa nao ker tdt pa nada vai ter tv cabo e antena fm ...nunca vai ter usoVarejo Escreveu:Boas, não sei se o projeto é ITED 1 ou 2, mas o sinal de UHF é só para TDT!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Tal como já foi dito quer tenha uso ou não tem de instalar as duas antenas.russo7 Escreveu:o ited e 2edicao a antena uhf e pa tdt mas o dono da casa nao ker tdt pa nada vai ter tv cabo e antena fm ...nunca vai ter usoVarejo Escreveu:Boas, não sei se o projeto é ITED 1 ou 2, mas o sinal de UHF é só para TDT!
tou a ver k vai ter mesmo k ser.... mas ta mal é dinheiro gasto sem necessidade... é
por isso k tamos em crise
por isso k tamos em crise

- Varejo
- Team Apoio
Boas, se fosse opcional quase ninguém as colocava!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Mas é opcional.
Cabe ao projectista mencionar isso na memória descritiva. Por norma e quando o projecto é bem feito aparece a indicação a dizer que é opcional.
Deverá contactar o projectista, por escrito, a dizer que não pretende as antenas.
Depois caberá ao projectista dizer quanto custa alterar o projecto. Esperemos que fique mais barato que instalar as antenas.
Cabe ao projectista mencionar isso na memória descritiva. Por norma e quando o projecto é bem feito aparece a indicação a dizer que é opcional.
Deverá contactar o projectista, por escrito, a dizer que não pretende as antenas.
Depois caberá ao projectista dizer quanto custa alterar o projecto. Esperemos que fique mais barato que instalar as antenas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
eu também acho que é assim , o homem devia falar com o projetista...coiote Escreveu:Mas é opcional.
- Varejo
- Team Apoio
Boas,
"1. As antenas fazem parte dos sistemas de cablagem para distribuição de sinais sonoros e televisivos dos tipos A e B?
Sim. As antenas e os respetivos sistemas de receção, conversão, multiplexagem, amplificação e outros são parte integrante dos referidos sistemas de cablagem, fazendo parte das ITED (ver ponto 4.3.2.1.2 do Manual ITED)."
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=905259
Pág. 159
• Em zonas de cobertura interior, o projecto fará referência a essa situação como justificação para a não existência de
antenas exteriores nos sistemas de MATV. Deve existir uma garantia, recolhida pelo projectista e que fará parte do
projecto, em como o edifício se encontra na referida zona de cobertura.
ZONA DIGITAL-I: zona de cobertura interior – áreas ou localidades, definidas pelo operador, como zonas onde a recepção
dos serviços digitais por via hertziana é passível de ser efectuada com recurso a equipamento de interior. A recepção é
garantida por antena colectiva de interior, sem recurso a antenas externas.
Só neste caso é que as antenas estão "dispensadas"!
Não estou a ver um projetista fazer uma declaração de "cruz" para não colocação de antenas!
"1. As antenas fazem parte dos sistemas de cablagem para distribuição de sinais sonoros e televisivos dos tipos A e B?
Sim. As antenas e os respetivos sistemas de receção, conversão, multiplexagem, amplificação e outros são parte integrante dos referidos sistemas de cablagem, fazendo parte das ITED (ver ponto 4.3.2.1.2 do Manual ITED)."
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=905259
Pág. 159
• Em zonas de cobertura interior, o projecto fará referência a essa situação como justificação para a não existência de
antenas exteriores nos sistemas de MATV. Deve existir uma garantia, recolhida pelo projectista e que fará parte do
projecto, em como o edifício se encontra na referida zona de cobertura.
ZONA DIGITAL-I: zona de cobertura interior – áreas ou localidades, definidas pelo operador, como zonas onde a recepção
dos serviços digitais por via hertziana é passível de ser efectuada com recurso a equipamento de interior. A recepção é
garantida por antena colectiva de interior, sem recurso a antenas externas.
Só neste caso é que as antenas estão "dispensadas"!
Não estou a ver um projetista fazer uma declaração de "cruz" para não colocação de antenas!
Boas,
de acordo com o manual ITED 2ª edição, em moradias unifamiliares não é obrigatória a instalação de antenas. É obrigatório a existência da PAT.
só é obrigatório para 2 ou mais fracções........
conforme se verifica na tabela 44
Cabos coaxais
CATV e MATV ( >= 2 fogos)
de acordo com o manual ITED 2ª edição, em moradias unifamiliares não é obrigatória a instalação de antenas. É obrigatório a existência da PAT.
Cabos coaxais
- Varejo
- Team Apoio
Boas, só para moradias unifamiliares é que não é obrigatório colocação de antenas e cabos CATV entre CEMU e ATI, para o resto é obrigatório, quem iniciou o tópico não especificou que tipo de edifício e quantas frações tem!coiote Escreveu:Boas,
Cabos coaxais
"Mas é opcional.
Depois caberá ao projectista dizer quanto custa alterar o projecto. Esperemos que fique mais barato que instalar as antenas."
Esta resposta dá a entender que é para tudo e não só para moradias unifamiliares!
Boas,
........"o dono da casa"......., vê-se logo que é um edifício especial.
Não é só para moradias unifamiliares. É para edifícios com mais do que dois fogos.
Moradias unifamiliares, são edifício de 1 fogo, e se for bifamilar, tem que levar antena
Limitei-me a responder ao tópico que o colega colocou. Não sei como interpretou que me referia a todos as instalações. Deve ser o meu português.
........"o dono da casa"......., vê-se logo que é um edifício especial.
Não é só para moradias unifamiliares. É para edifícios com mais do que dois fogos.
Moradias unifamiliares, são edifício de 1 fogo, e se for bifamilar, tem que levar antena

Limitei-me a responder ao tópico que o colega colocou. Não sei como interpretou que me referia a todos as instalações. Deve ser o meu português.
- Varejo
- Team Apoio
Boas coiote,
Tive de andar à procura do "dono da casa" de facto está num post abaixo!
E as antenas só são obrigatórias para 2 ou mais frações independente do uso, tens razão!
Tive de andar à procura do "dono da casa" de facto está num post abaixo!

E as antenas só são obrigatórias para 2 ou mais frações independente do uso, tens razão!