Motor monofasico maquina lavar
Motor monofasico maquina lavar
Caros:
Tenho um motor velho de uma maquina de lavar. alguem me consegue dizer como coloco a andar para a esquerda e diteira nas diferentes velocidades? Se alguem souber de literatura agradecia.
com os melhores cumprimentos
Tenho um motor velho de uma maquina de lavar. alguem me consegue dizer como coloco a andar para a esquerda e diteira nas diferentes velocidades? Se alguem souber de literatura agradecia.
com os melhores cumprimentos
Re: Motor monofasico maquina lavar
Invertes a polaridade? no caso de ser Mono, se for Tri trocas uma fase...
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
Existem varios tipos de motores, mas apenas falarei do de seis fios,
neste tipo de motor existe dois enrolamentos, um de baixa velocidade e outro de alta, e em qualquer dum há tres fios, que sao aproveitados para fazer o inverso de rotação tal como mostra no esquema, de notar que apenas mostro um so enrolamento.
neste tipo de motor existe dois enrolamentos, um de baixa velocidade e outro de alta, e em qualquer dum há tres fios, que sao aproveitados para fazer o inverso de rotação tal como mostra no esquema, de notar que apenas mostro um so enrolamento.
- Anexos
-
- motor.jpg (62.04 KiB) Visto 2239 vezes
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Muito obrigado. Não se importa de me dizer como distingo os enrolamentos? se fosse possivel não me podia arranjar um esquma mais simples..
Mt Obrigado.
Mt Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Com um multimetro mede as resistencias da bobinagem.
A pequena velocidade o enrolamneto de arranque é igual ao de trabalho.e tem uma ponta que é comum.
A velocidade maior o enrolamento é convencional.
Cump.
Mário
Com um multimetro mede as resistencias da bobinagem.
A pequena velocidade o enrolamneto de arranque é igual ao de trabalho.e tem uma ponta que é comum.
A velocidade maior o enrolamento é convencional.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Caro Mario mais uma vez obrigado. Ja li algures isso das resistencias. eu ja medi entre todos e obtenho varios valores de resisrencias. no seu esquema os j sao interruptor e tipo comutador de lustre certo? quanto ao condensador, tem de ser de 8.3? eu comprei um de 4uF.
Mario se aconselhar um livro diga ou se tiver apontamentos.
mt obrigado
Mario se aconselhar um livro diga ou se tiver apontamentos.
mt obrigado
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
J2 (interruptor)corte geral
J3 comutador de escada) selector de rotação
o valor do condensador foi um valor atribuido para exemplificação, o melhor é aproveitar o que a maquina possui.
o valor do condensador foi um valor atribuido para exemplificação, o melhor é aproveitar o que a maquina possui.
pic's on the rocks
Caro paulo, o condensador comprei à parte pois o da maquina nao sei dele. disse que ia explica com seis fio. no esquema, so tem quatro e um deles nao está ligado. Não se importa de dar mais umas luzes?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
É possivel por uma foto do motor com os fios que tem?
O motor é de induzido?
Cump.
Mário
É possivel por uma foto do motor com os fios que tem?
O motor é de induzido?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Caro Mario:
Não lhe consigo enviar foto. Não sei dizer se o motor induzido. ele tem seis fios e dois dos quais estao chantados. isso ajuda?
Não lhe consigo enviar foto. Não sei dizer se o motor induzido. ele tem seis fios e dois dos quais estao chantados. isso ajuda?
-
- Curioso
- Registado: 22 jun 2007, 00:46
Boas
Se não ha foto, fazes como eu fazia quando era puto. Fazia por tentativas, protegia bem a linha de alimentação e aqui vai disto. Isto claro comigo bem longe
. Velhos tempos e depois levava purrada da minha avó as vezes la o quadro ia a baixo. Olha não te aleijes.
lol
cumprimentos
rafael
Se não ha foto, fazes como eu fazia quando era puto. Fazia por tentativas, protegia bem a linha de alimentação e aqui vai disto. Isto claro comigo bem longe

lol
cumprimentos
rafael
Caro Paulo.
aqui tem a foto dos terminais do motor.
caso me consiga ajudar agradeço muito...
[img][/img]
[quote="PauloMalas"]J2 (interruptor)corte geral
o valor do condensador foi um valor atribuido para exemplificação, o melhor é aproveitar o que a maquina possui.[/quote]
aqui tem a foto dos terminais do motor.
caso me consiga ajudar agradeço muito...
[img][/img]
[quote="PauloMalas"]J2 (interruptor)corte geral
o valor do condensador foi um valor atribuido para exemplificação, o melhor é aproveitar o que a maquina possui.[/quote]
- Anexos
-
- 15052008.jpg
- (277.99 KiB) Transferido 125 vezes
-
- 15052008.jpg
- (277.99 KiB) Transferido 124 vezes