Células Peltier
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Células Peltier
Olá a todos.
Pretendo fazer o aquecimento de um pequeno armário estufa com recurso a electrónica.
Lembrei-me das Células de Peltier, mas não sei como dimensionar os coolers nem escolher as próprias células, pois existem algumas gamas de temperaturas.
Alguém tem informação sobre este assunto.
Cumprimentos a todos.
Pretendo fazer o aquecimento de um pequeno armário estufa com recurso a electrónica.
Lembrei-me das Células de Peltier, mas não sei como dimensionar os coolers nem escolher as próprias células, pois existem algumas gamas de temperaturas.
Alguém tem informação sobre este assunto.
Cumprimentos a todos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Células Peltier
Boas
Este link dá uma ajudinha na compreensao do assunto http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 0tJpxALt_w
Este link dá uma ajudinha na compreensao do assunto http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 0tJpxALt_w
DEUS AMIGO Escreveu:O que é isso?
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
São os elementos que são usados para arrefecer aquelas arcas "frigorificas" de ligar ao isqueiro dos carros.DEUS AMIGO Escreveu:O que é isso?
Na prática é um arranjo de "diodos" feitos de um determinado material (junções PN), que quando são percorridos por uma corrente fazem deslocar calor de uma face para a outra. Não são muito eficientes, no entanto em algumas situações são bastante práticos. Em algumas câmaras de video, o sensor que recebe a luz fica quente derivado ao seu funcionamento e para evitar que comece a aparecer ruído na imagem, usam uma célula de peltier, para bombear o calor gerado para outro lado. Como conseguem bombear calor, é possível arrefecer, obtendo por vezes "deltas T" de 15ºC ou mais, quando são ligados em cascata. Mas nunca vi um a levar a temperaturas negativas, em ambiente a 20ºC...
Como não tem partes metálicas, conseguem ser miniaturizados nesses equipamentos. Outra vantagem por não ter partes metálicas, é o silencio. Há hotéis que usam como "frigobar" este sistema por causa disso.
É o efeito contrário ao seebeck, efeito aproveitado nos termo-pares.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Obrigado pelas respostas.
"Energy" obrigado pelo documento. Vou analisar com calma, antes de ir gastar dinheiro à tou.
"Energy" obrigado pelo documento. Vou analisar com calma, antes de ir gastar dinheiro à tou.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
é sempre bom analisar os prós e os contras, pois os €€€€ custam a ganhar
é sempre bom analisar os prós e os contras, pois os €€€€ custam a ganhar

angel_of_diablo Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Vai lendo.DEUS AMIGO Escreveu:Para um cota como eu fiquei esclarecido?
Cump.
Mário
- Anexos
-
- projeto refrigeração peltier.pdf
- (627.29 KiB) Transferido 90 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
confesso que já tinha tido curiosidade sobre o funcionamento dos frigoríficos de campismo, mas agora fiquei completamente.....duhhh!!!
....sem duvida, grande fórum, este!!!!!

Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Quando quem pergunta faz parte da comunidade (electrões e não só), tem a quase sempre a melhor informação disponivel.
Ps: Fazer parte da comunidade é, apresentação, perfil, saber participar, e ter boa vivência com o pessoal.
Há dias melhores que outros...
Cump.
Mário
Aqui não é supermercado!jaimereis Escreveu:confesso que já tinha tido curiosidade sobre o funcionamento dos frigoríficos de campismo, mas agora fiquei completamente.....duhhh!!!![]()
![]()
Quando quem pergunta faz parte da comunidade (electrões e não só), tem a quase sempre a melhor informação disponivel.
Ps: Fazer parte da comunidade é, apresentação, perfil, saber participar, e ter boa vivência com o pessoal.
Há dias melhores que outros...
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
Teria sido mais simples e claro escrever diferença de temperatura.nelmindo Escreveu:"deltas T"
Não consegui perceber a relação entre partes metálicas e ruído. Vibrações? Partes metálicas móveis?nelmindo Escreveu:Outra vantagem por não ter partes metálicas, é o silencio.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim queria dizer partes moveis... as respostas à noite tem distoWindWalker Escreveu:Teria sido mais simples e claro escrever diferença de temperatura.foi mais facil para mimnelmindo Escreveu:"deltas T"
Não consegui perceber a relação entre partes metálicas e ruído. Vibrações? Partes metálicas móveis?nelmindo Escreveu:Outra vantagem por não ter partes metálicas, é o silencio.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Boas pessoal.
Este assunto não foi esquecido, simplesmente falta de orçamento.
Pergunto se alguém sabe qual a fórmula que permite calcular o calor que a célula precisa de fornecer para obter determinada temperatura.
Cumprimentos a todos.
Este assunto não foi esquecido, simplesmente falta de orçamento.
Pergunto se alguém sabe qual a fórmula que permite calcular o calor que a célula precisa de fornecer para obter determinada temperatura.
Cumprimentos a todos.
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)