Boas,
pessoal, desculpem mais uma vez estar a recorrer aos vossos conhecimentos, mas é mais para ficar 100% esclarecido.
estou a fornecer umas lâmpadas e uns downlight para uma clinica, e na referida clinica constatei que tem uma casa de banho de serviço e uma para funcionários.
alertei que ai as downlight deviam ser com IP, devido a estarem em casas de banho, o eletricista disse que era preciso, pois era apenas uma remodelação e as casas de banhos tinham mais de 5 m2.
a minha duvida é, será? que é assim?
é que se eu fornecer os donwlight, depois que não me venham pedir para os trocar, ainda por cima são importados.
e já agora só mais duas perguntas, aquelas barreiras na casa de banho para os deficientes não precisam estar aterradas?
no quadro (único) que tem na clinica, não haveria de haver uma diferencial para tomadas e outro para iluminação? ou pode só haver um?
esta clinica vai ter inspeção da CERTIEL.
obrigado
casa de banho
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
Re: casa de banho
2.60 metros alturagemini Escreveu:depende da altura a que estejam instalados...
se estiverem fora dos volumes, o IP já pode ser inferior.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
jose cardoso Escreveu:Boas,
pessoal, desculpem mais uma vez estar a recorrer aos vossos conhecimentos, mas é mais para ficar 100% esclarecido.
estou a fornecer umas lâmpadas e uns downlight para uma clinica, e na referida clinica constatei que tem uma casa de banho de serviço e uma para funcionários.
alertei que ai as downlight deviam ser com IP, devido a estarem em casas de banho, o eletricista disse que era preciso, pois era apenas uma remodelação e as casas de banhos tinham mais de 5 m2.
a minha duvida é, será? que é assim? Os Wcs têm chuveiros?
é que se eu fornecer os donwlight, depois que não me venham pedir para os trocar, ainda por cima são importados.
e já agora só mais duas perguntas, aquelas barreiras na casa de banho para os deficientes não precisam estar aterradas? Não
no quadro (único) que tem na clinica, não haveria de haver uma diferencial para tomadas e outro para iluminação? ou pode só haver um?
Sendo um local recebendo público, no minimo tem de ter 2 IDs para iluminação.
esta clinica vai ter inspeção da CERTIEL.
obrigado
Cpts.
Energy
Energy
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
E não esquecer que sendo um local recebendo público, os circuitos dos locais não acessíveis ao público não podem estar misturados com os acessíveis ao público (quer no mesmo disjuntor, quer no mesmo ID).
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)