Utilização de Disjuntor 2P
Utilização de Disjuntor 2P
Vivam,
Estou com uma dúvida de principiante.
PReciso de adquirir dois disjuntores cá para a casa.
A minha questão é, para utilizar um disjuntor 2P numa instalação monofásica, protegendo simultaneamente a Fase e o Neutro, ligo a um dos pólos a Fase e no outro o Neutro, certo? Ou seja, o segundo pólo desses equipamentos é previsto para ser usado pelo Neutro?
Há alguma vantagem prática na utilização de disjuntores 2P para protecção simultânea da FAse e do Neutro quando ambos os fios têm o mesmo diâmetro?
Obrigado
A minha questão é, para utilizar um disjuntor 2P numa instalação monofásica, protegendo simultaneamente a Fase e o Neutro, ligo a um dos pólos a Fase e no outro o Neutro, certo? Ou seja, o segundo pólo desses equipamentos é previsto para ser usado pelo Neutro?
Há alguma vantagem prática na utilização de disjuntores 2P para protecção simultânea da FAse e do Neutro quando ambos os fios têm o mesmo diâmetro?
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Utilização de Disjuntor 2P
Boas
Sou adepto do uso de disjuntores 1P+N, pois em caso de avária é muito mais fácil descobrir a avária, e isolar da mesma, continuando com a restantes circuitos em funcionamento.
Sou adepto do uso de disjuntores 1P+N, pois em caso de avária é muito mais fácil descobrir a avária, e isolar da mesma, continuando com a restantes circuitos em funcionamento.
pauloms Escreveu:Vivam,
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
E quanto a marcas em disjuntores e diferenciais?
Siemens é para mim o topo. Vi certa vez um teste com vários disjuntores em paralelo, com aplicação de curto-circuito, e os Siemens eram sempre os que disparavam primeiro. O preço é que é mais puxadote.
A Efapel está ao nível da Scheneider, Hager, ABB e Moeller?
Siemens é para mim o topo. Vi certa vez um teste com vários disjuntores em paralelo, com aplicação de curto-circuito, e os Siemens eram sempre os que disparavam primeiro. O preço é que é mais puxadote.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se comprar, Scheneider, ABB, Hager, fica bem servido.
Eu por vezes utilizo nas instalações domésticas, Chynt, GE, e até hoje nunca ninguém se queixou.
Quanto à Efapel, nunca instalei.
Se comprar, Scheneider, ABB, Hager, fica bem servido.
Eu por vezes utilizo nas instalações domésticas, Chynt, GE, e até hoje nunca ninguém se queixou.
Quanto à Efapel, nunca instalei.
pauloms Escreveu:E quanto a marcas em disjuntores e diferenciais?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
como ajudante de aprendiz de eletricidade só uso hager e merlin gerin julgo serem bastante bons.
embora muitos clientes não queiram por causa do preço ( e por causa de muitos profissionais eletricista criticarem ) eu sempre que posso também uso esse disjuntor de fase e neutro e recomendo o seu uso...
embora muitos clientes não queiram por causa do preço ( e por causa de muitos profissionais eletricista criticarem ) eu sempre que posso também uso esse disjuntor de fase e neutro e recomendo o seu uso...
-
- Velha Guarda
que aplicação é essa ? onde se poderá obter ?pauloms Escreveu: aplicação de curto-circuito
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Há poucos anos, a Merlin Gerin, assim como a Telemecanique, passaram para a marca Schneider.quero aprender Escreveu:como ajudante de aprendiz de eletricidade só uso hager e merlin gerin julgo serem bastante bons.
Desde então que o equipamento novo é marca Schneider.
Mas sim, eram bons.
Só estou a comentar porque fiquei com a ideia que se refere à instalação de equipamento novo da Merlin, o que não seria possível.
Excepto se lhe venderem restos de stock.
quero aprender Escreveu:que aplicação é essa ? onde se poderá obter ?pauloms Escreveu: aplicação de curto-circuito
obrigado
Não é nenhum software. Era sim uma simulação de um curto-circuito para verificar o tempo de resposta de vários disjuntores. Os Siemens batiam sempre primeiro que os outros.
Atenção que não foram testados HAger, Scheneider e outros. Foram os que estavam à mão.
-
- Velha Guarda
sim eu sei que Merlin Gerin é Schneider , é o habito ainda não me habituei ao nome Schneider , por isso o lapso...LOTAN Escreveu:Há poucos anos, a Merlin Gerin, assim como a Telemecanique, passaram para a marca Schneider.quero aprender Escreveu:como ajudante de aprendiz de eletricidade só uso hager e merlin gerin julgo serem bastante bons.
Desde então que o equipamento novo é marca Schneider.
Mas sim, eram bons.
Só estou a comentar porque fiquei com a ideia que se refere à instalação de equipamento novo da Merlin, o que não seria possível.
Excepto se lhe venderem restos de stock.
se a Merlin Gerin era bom ? não era bom , era muito bom , assim como a hager também é muito muito bom

Última edição por quero aprender em 09 nov 2013, 13:44, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
isso é que eu gostava de aprender a fazer essa simulação ... dava cá um jeitão , vai lá vai ...pauloms Escreveu:quero aprender Escreveu:que aplicação é essa ? onde se poderá obter ?pauloms Escreveu: aplicação de curto-circuito
obrigado
Não é nenhum software. Era sim uma simulação de um curto-circuito para verificar o tempo de resposta de vários disjuntores. Os Siemens batiam sempre primeiro que os outros.
Atenção que não foram testados HAger, Scheneider e outros. Foram os que estavam à mão.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Por falar em curtos-circuitos, vejam o que faz um, nos cabos. Depois o pessoal nao percebe o porquê de os isoladores precisarem de serem robustos, nos barramentos...
nelmindo Escreveu:Por falar em curtos-circuitos, vejam o que faz um, nos cabos. Depois o pessoal nao percebe o porquê de os isoladores precisarem de serem robustos, nos barramentos...
Até a barraca abana...