derivação sem cortar

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

derivação sem cortar

Mensagem por quero aprender »

amigos imaginem um fio ... um fio que eu não posso cortar para fazer um derivação ...
( também não gosto cortar fios )
mas necessito de ir buscar alimentação a esse fio ...

a ideia será descarnar um pouco o fio e ligar ou outro enrolando-o em forma de troçada e depois dar um pingo de solda ...

a ideia de colocar fita isoladora não gosto muito ...
colocar manga eu não consigo porque não tenho acesso as extremidades do fio ...

à uns ligadores auto mas aquilo ao cravar o fio faz um corte e isso fica uma grande cagada ...

amigos , por favor que soluções há para isto ?

obrigados
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: derivação sem cortar

Mensagem por BLima »

Viva!

Se não tem hipóteses de fazer a derivação a montante ou a jusante do fio, se calhar eu descarnava um bocado do fio e depois unia-o, com um torix, ao fio que queria derivar.

Colocar solda tb garantia um bom contacto, mas teria que colocar fita isolante, que pelos vistos não pretende.

Não pode ser daqueles conectores para fio flexível e rígido que tem uma patilha para fixar?

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

BLima Escreveu:Viva!

Se não tem hipóteses de fazer a derivação a montante ou a jusante do fio, se calhar eu descarnava um bocado do fio e depois unia-o, com um torix, ao fio que queria derivar.

Colocar solda tb garantia um bom contacto, mas teria que colocar fita isolante, que pelos vistos não pretende.

Não pode ser daqueles conectores para fio flexível e rígido que tem uma patilha para fixar?

Atentamente,
Bruno

a fita isoladora não dá um bom acabamento e também não é totalmente estanque ...
quanto aos conectores eu conheço um muito usado em auto mas esse conector tem uma parte metálica que corta por assim dizer o fio ...
se um dia tiver que retirar o fio aquela parte do fio tem muito menos cobre derivado ao tal corte ...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
quero aprender Escreveu:amigos imaginem um fio ... um fio que eu não posso cortar para fazer um derivação ...
( também não gosto cortar fios )
mas necessito de ir buscar alimentação a esse fio ...
a ideia será descarnar um pouco o fio e ligar ou outro enrolando-o em forma de troçada e depois dar um pingo de solda ...
a ideia de colocar fita isoladora não gosto muito ...
colocar manga eu não consigo porque não tenho acesso as extremidades do fio ...
à uns ligadores auto mas aquilo ao cravar o fio faz um corte e isso fica uma grande cagada ...
amigos , por favor que soluções há para isto ?
obrigados
E dizeres ao pessoal qual a secção do fio que tens, e qual é que vais por para a derivação?

Há umas uniões de cravar abertas.

Isolamento, tens da 3M uma que vulcaniza.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Arranje uma placa de bornes retira os que precisa, depois há a possibilidade de fazer a ligação com aperto mecânico sem cortar o fio, a outra solução é a que apontou tipo torçada aérea e estanhar é uma solução também eficiente, depois é utilizar a fita aborrachada que o Mário indica.

Cumprs.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

fio em causa é de 0,75 a 2,5mm

e é para trabalhos auto.

obrigados
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

se é em trabalhos auto o condutor a usar será flexível, e a instalação auto que tem é de certeza em condutores flexíveis, se usar ligadores proprios para a industria automóvel não será necessário cortar os condutores nem descarna-los, eles são feitos para esse fim, já fiz muitas alterações em viaturas e sempre usei desse ligadores sem qualquer problema...
ligador auto.jpg
ligador auto.jpg (18.53 KiB) Visto 2045 vezes
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Oh "quero aprender"

E eu a tentar adivinhar.

Se é para auto (12V), é como está a foto do "Jaime" e é com fita isoladora.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

jaimereis Escreveu:boas

se é em trabalhos auto o condutor a usar será flexível, e a instalação auto que tem é de certeza em condutores flexíveis, se usar ligadores proprios para a industria automóvel não será necessário cortar os condutores nem descarna-los, eles são feitos para esse fim, já fiz muitas alterações em viaturas e sempre usei desse ligadores sem qualquer problema...
ligador auto.jpg

antes de mais obrigado pela sua resposta e pela foto ilustrativa que é sempre de uma enorme ajuda.

o tal conector que eu falava era desse género tenho-os cá em casa ...

por favor amigo jaimereis não fique ofendido comigo nem me considere mal educado.
agradeço sempre todas as dicas pois sou trolha em electricidade...
mas usei esse ligador num corsa b para ligar dentro do carro a ventoinha que faz arrefecer o motor.
usei esses ligadores para trazer os dois fios para dentro do carro ...
quando vendi o carro desfiz a ligação os condutores onde esse terminal foi colocado deu cabo dos respectivos fios.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

como é óbvio, também, nos ligadores existem os Porches e os Ferraris....se usar ligadores tipo Fiat, poderá ter esses problemas, os que eu normalmente usava não provocavam esse tipo de estrago no condutor....mas sei do que fala e já vi essa situação em muitas reparações que fiz.....que era muitas vezes a origem do problema...
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Dúvidas”