Cabos enterrados - MT
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Cabos enterrados - MT
Boas tarde,
Tenho uma duvida, tenho que fazer a instalação de um cabo MT a uma profundidade de 1,20m conforme manda a legislação, a minha questão é que não é possivel instalar o cabo a 1,2m de profundidade agora como faço??
Não consigo instalar o cabo a 1,20m de profundidade porque existe um desnivel entre uma superficie e outra de cerca de 2.5m de altura . . .
A minha solução era instalar o cabo a 1,2m de profundida à cota da altura mais alta e depois ir apanhar o cabo no muro de sustentação e passar o cabo pelo exterior fazendo uma proteção mecanica ate chegar a outra cota e ai passar o cabo para um profundidade de 1,2m, qua acham?
Segue em anexo um desenho que tenta explicar a situação.
Obrigado
Tenho uma duvida, tenho que fazer a instalação de um cabo MT a uma profundidade de 1,20m conforme manda a legislação, a minha questão é que não é possivel instalar o cabo a 1,2m de profundidade agora como faço??
Não consigo instalar o cabo a 1,20m de profundidade porque existe um desnivel entre uma superficie e outra de cerca de 2.5m de altura . . .
A minha solução era instalar o cabo a 1,2m de profundida à cota da altura mais alta e depois ir apanhar o cabo no muro de sustentação e passar o cabo pelo exterior fazendo uma proteção mecanica ate chegar a outra cota e ai passar o cabo para um profundidade de 1,2m, qua acham?
Segue em anexo um desenho que tenta explicar a situação.
Obrigado
- Anexos
-
- imagem.pdf
- (249.23 KiB) Transferido 139 vezes
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Re: Cabos enterrados - MT
Acho que tem que ser instalado em todo o seu cumprimento a pelo menos 1,20m (no caso de instalação subterrânea)
-
- Velha Guarda
Bom dia,
Eu sei disso, mas o problema é que não se consegue. Para instalar o cabo a uma profundidade de 1.2m tenho que abrir um vala a 3.70m acho que é um exagero.
Eu sei disso, mas o problema é que não se consegue. Para instalar o cabo a uma profundidade de 1.2m tenho que abrir um vala a 3.70m acho que é um exagero.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Creio que na vertical podes usar a proteção mecanica, e bem sinalizado que tem lá o cabo. Também podes por um poste encostado ao muro.
Cump.
Mário
O que diz o projeto? ou estás a faze-lo.Rocha_28359 Escreveu:Bom dia,
Creio que na vertical podes usar a proteção mecanica, e bem sinalizado que tem lá o cabo. Também podes por um poste encostado ao muro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boa tarde Mario,
O projecto diz que o cabo passa a 1.2m de profundidade, acho que o projectista nunca veio ao terreno por isso mesmo é que escolheu este caminho . . .
A minha ideia era passar o cabo pelo exterior do muro, depois fazer um muro a frente do existente a fazer uma boa protecção mecanica assinalando que se encontrava um cabo de média tensão naquele local.
Quando falas em Poste é o que? Passar o cabo aereo? Se for isso nao tem logica porque precisa de um poste de 1,3m de altura, porque é a diferença entre uma cota e a outra.
O projecto diz que o cabo passa a 1.2m de profundidade, acho que o projectista nunca veio ao terreno por isso mesmo é que escolheu este caminho . . .
A minha ideia era passar o cabo pelo exterior do muro, depois fazer um muro a frente do existente a fazer uma boa protecção mecanica assinalando que se encontrava um cabo de média tensão naquele local.
Quando falas em Poste é o que? Passar o cabo aereo? Se for isso nao tem logica porque precisa de um poste de 1,3m de altura, porque é a diferença entre uma cota e a outra.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- Mário
- Team Apoio
Um poste aéreo mas, sem nada ligado. Serve de identificação.Rocha_28359 Escreveu: Quando falas em Poste é o que? Passar o cabo aereo? Se for isso nao tem logica porque precisa de um poste de 1,3m de altura, porque é a diferença entre uma cota e a outra.
O declive é 2.5metros, o cabo vem subterrâneo, encosta ao poste com protecção mecânica, desce agarrado ao poste, entra no solo até 1.2m e continua subterrâneo
O poste fica no declive, encostado ao muro ou integrante dele.
Pergunta ao projectista como é.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Mario não é uma má ideia. Não estava a ver isso assim . . .
Já perguntei ao projectista, ele disse que ia ver e ate ao momento não disse nada, acho que ele não sabe a solução porque ficou todo atrapalhado.
Já perguntei ao projectista, ele disse que ia ver e ate ao momento não disse nada, acho que ele não sabe a solução porque ficou todo atrapalhado.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- Mário
- Team Apoio
Boas
É cá na nossa terrinha? e estás a fazer a obra ou ainda em orçamento?
Projectos feitos a "olho"
Cump.
Mário
Projectos feitos a "olho"

Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
não acham que a informação disponibilizada é insuficiente?
Que tipo de obra (instalação elétrica) está em causa?
Terrenos públicos, privados?
De que tipo de muro estamos a falar?
ohmico
não acham que a informação disponibilizada é insuficiente?
Que tipo de obra (instalação elétrica) está em causa?
Terrenos públicos, privados?
De que tipo de muro estamos a falar?
ohmico
- Mário
- Team Apoio
O problema dele é que o enterrado é na vertical.ENERGY Escreveu:Boas
Penso que o ideal seria colocar tubagem enterrada a interligar esse desnivél.
Cump.
Mário
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Mas esse desnivél pode ser ultrapassado, colocando tubagem na diagonal, de forma a vencer esses desniveis, e não ter raios de curvatura muito acentuados.
Mas esse desnivél pode ser ultrapassado, colocando tubagem na diagonal, de forma a vencer esses desniveis, e não ter raios de curvatura muito acentuados.
Mário Escreveu:O problema dele é que o enterrado é na vertical.ENERGY Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cpts.
Energy
Energy
Outra possibilidade, para além do uso de protecção mecanica no exterior, é fazeres uma caixa em argolas de betão pré-fabricado na cota mais alta, com profundidade suficiente para atingir o 1,2 m na cota mais baixa. Sei de alguns casos que, não havendo possibilidade de atingir a cota legal, se meteram tubos de 160 envolvidos em betão ficando isso referenciado nas telas finais.
-
- Velha Guarda
Pois, é o que se fala, projectos baratos depois sai disto...Mário Escreveu:Boas
Projectos feitos a "olho"![]()
Cump.
Mário
A obra já esta em execução.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
ENERGY, essa solução é complicada porque tinha de abrir um vala com 3.7m de profundidade e não sei se o muro de sustentação ia aguentava.ENERGY Escreveu:Boas
Cumprimentos
Rocha
Rocha