numero de cabos em fichas

Responder
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

numero de cabos em fichas

Mensagem por jose cardoso »

numa extensão CEE posso por dois cabos na mesma ficha? tipo fazer um Y.

se não for possível, gostaria de saber onde posso arranjar provas da legislação para poder apresentar.

obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: numero de cabos em fichas

Mensagem por Josecalado »

Desde que cada um dos cabos esteja dimensionado para a In da ficha de alimentação e os cabos estejam ligados de forma correta, penso que não haver qualquer inconveniente, no entanto terá de ter em atenção ao local onde é para ser utilizado.

Cumprs.
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

Josecalado Escreveu:Desde que cada um dos cabos esteja dimensionado para a In da ficha de alimentação e os cabos estejam ligados de forma correta, penso que não haver qualquer inconveniente, no entanto terá de ter em atenção ao local onde é para ser utilizado.

Cumprs.

boas, ou seja, se tenho um IN de 16 amperes não posso ter 2 OUT de 16 amperes. teria de ter um IN de 32 e dois OUT de 16 cada, certo?
e a espessura do cabo para entrar na ficha? tipo fichas powercon? não consigo meter 2 cabos de 3 x 2,5 mm, como poderia fazer?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Cpt

Rebelo Cruz
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

jose cardoso Escreveu:
Josecalado Escreveu:Desde que cada um dos cabos esteja dimensionado para a In da ficha de alimentação e os cabos estejam ligados de forma correta, penso que não haver qualquer inconveniente, no entanto terá de ter em atenção ao local onde é para ser utilizado.

Cumprs.

boas, ou seja, se tenho um IN de 16 amperes não posso ter 2 OUT de 16 amperes. teria de ter um IN de 32 e dois OUT de 16 cada, certo?
e a espessura do cabo para entrar na ficha? tipo fichas powercon? não consigo meter 2 cabos de 3 x 2,5 mm, como poderia fazer?
Se tem um circuito com um In 32 Amp. Claro que pode ter 2 saídas com 16 Amp. mas não deve é dimensionar nem as fichas nem o cabo para 16 Amp. estes devem ser dimensionados para a In do circuito, veja o link do colega Rebelo Rebelo Cruz onde tem a solução para o que precisa.

Cumprs
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Tês ou reduções, devem ser consideradas como soluções temporárias.
Cuidado com os circuitos a 32A, a derivar depois em cabos e tomadas de 16A. O circuito a 32A deve ser desclassificado para 16A, por causa dos troços derivantes. Não estou a ver o pessoal a aplicar a regra de triângulo...
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

pessoALL, aqui o problema é que num caderno de encargos, estao a pedir para um auditorio cabos em Y com IN CEE 16 amperes MONOFASICAS e OUT EM 2 X CEE 16 MONOFASICAS.
Eu queria saber se é de lei ter 2 cabos a sair da mesma ficha, sendo esta ficha de extensão (cabo).

ainda por cima, isto foi feito por algum engenheiro ou arquitecto, que não percebe nada de electricidade. pois ate nas fichas POWERCON querem com 2 cabos, não tenho espaço par isso.

como tenho de respeitar o caderno de encargos, também quero ter certeza que posso ou não posso fazer TUDO como la esta.

obrigado pelo vossa ajuda
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O catalogo apresentado tem lá a solução certificada que pretende, portanto não vale a pena estar com invenções que se tornam antirregulamentares.
A entrada é de 16A, e as saidas também são de 16A, foi concebido para ligar 2 ou mais equipamentos que quando estejam a trabalhar em simultaneo, o seu consumo total não ultrapasse os 16A.
jose cardoso Escreveu:pessoALL, aqui o problema é que num caderno de encargos, estao a pedir para um auditorio cabos em Y com IN CEE 16 amperes MONOFASICAS e OUT EM 2 X CEE 16 MONOFASICAS.
Eu queria saber se é de lei ter 2 cabos a sair da mesma ficha, sendo esta ficha de extensão (cabo).

ainda por cima, isto foi feito por algum engenheiro ou arquitecto, que não percebe nada de electricidade. pois ate nas fichas POWERCON querem com 2 cabos, não tenho espaço par isso.

como tenho de respeitar o caderno de encargos, também quero ter certeza que posso ou não posso fazer TUDO como la esta.

obrigado pelo vossa ajuda
Cpts.
Energy
3691marques
Curioso
Curioso
Registado: 23 ago 2012, 15:56

Mensagem por 3691marques »

As fichas estão concebidas para se ligar só um cabo pois se ligar 2 o ip vai alterar mas porque não pedir a informação á certiel até agora já lhes pedi informações por 2 vezes e responderam sempre. Mas se isso é para um local de obras a fiscalização de segurança não vai aprovar.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

3691marques Escreveu:As fichas estão concebidas para se ligar só um cabo pois se ligar 2 o ip vai alterar mas porque não pedir a informação á certiel até agora já lhes pedi informações por 2 vezes e responderam sempre. Mas se isso é para um local de obras a fiscalização de segurança não vai aprovar.

Alterar o IP em que sentido?
3691marques
Curioso
Curioso
Registado: 23 ago 2012, 15:56

Mensagem por 3691marques »

Quando escrevi que o IP ia alterar queria dizer que a ficha perde nível de proteção pois se for uma ficha com CEE IP 65 e ligar dois cabos na ficha o índice de proteção do conjunto não vai ser o mesmo pois a ficha é concebida para um só cabo com configuração circular.
Responder

Voltar para “Dúvidas”