Secção da terra de protecção

Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Re: Secção da terra de protecção

Mensagem por Nelson_1492 »

angel_of_diablo Escreveu:Olá Energy.

Peço desculpa pelo meu comentário anterior que dá a enteder que os instaladores não cumprem o projecto ou as RTIEBT.

O que queria dizer é que tenho visto e acho estranho, por exemplo nos PT's, sairem 2 ou 3 cabos monocondutores por fase em alumínio e a terra de protecção ser 1 único cabo em cobre que nem secção tem equivalente a metade das secções de fase em alumínio.
Boas angel_of_diablo,

Lê o artigo Nº57 do RSSPTS e a documentação indicada em:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lit=rsspts
Cumprimentos
Nelson
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson_1492 Escreveu:

Peço desculpa pelo meu comentário anterior que dá a enteder que os instaladores não cumprem o projecto ou as RTIEBT.

O que queria dizer é que tenho visto e acho estranho, por exemplo nos PT's, sairem 2 ou 3 cabos monocondutores por fase em alumínio e a terra de protecção ser 1 único cabo em cobre que nem secção tem equivalente a metade das secções de fase em alumínio.
Boas angel_of_diablo,

Sim eu conheço o regulamento dos PT's.
E por o conhecer é que acho estranho tal situação e a mesma ser aprovada durante a vistoria pela DGEG.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

angel_of_diablo Escreveu:
Nelson_1492 Escreveu:

Boas angel_of_diablo,

Sim eu conheço o regulamento dos PT's.
E por o conhecer é que acho estranho tal situação e a mesma ser aprovada durante a vistoria pela DGEG.

No Art. Nº57 é indicado secções minimas e que estas deverão ser aumentadas de harmonia com o valor das correntes de terra previstas.
Qual é o artigo do regulamento dos PT's (e atualizações por Dec. Reg. e Portaria) que relaciona a secção do condutor de terra com a secção dos condutores de fase ?, a secção depende do valor da corrente de terra prevista.
Podes dar um exemplo real em concreto em que algo estranho foi aprovado ? (secções utilizadas, dados do transformador), para podermos debater melhor este assunto.
Cumprimentos
Nelson
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson_1492 Escreveu:
No Art. Nº57 é indicado secções minimas e que estas deverão ser aumentadas de harmonia com o valor das correntes de terra previstas.
Qual é o artigo do regulamento dos PT's (e atualizações por Dec. Reg. e Portaria) que relaciona a secção do condutor de terra com a secção dos condutores de fase ?, a secção depende do valor da corrente de terra prevista.
Podes dar um exemplo real em concreto em que algo estranho foi aprovado ? (secções utilizadas, dados do transformador), para podermos debater melhor este assunto.
Olá Nelson_1492.

Desculpa só responder agora, mas tive a ver os regulamentos de modo a entender um pouco mais do assunto.
Relativamente ao RSSPTS não relaciona a secção dos condutores de fase com a de terra. Eu é que fiz uma analogia às RTIEBT, se calhar daí achar estranho ver secções de condutor terra não superiores a 35 mm2.

No entanto, pela DRE-C11-040N da EDP, eles também usam cabo VV 35 mm2 para as terras de protecção e serviço, em PT's aéreos e cabine baixa, e em nada falam em secções mínimas.

De qualquer maneira, como deveria fazer o cálculo?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Been thanked: 1 time

Mensagem por JoaoB »

Pessoal, desculpem lá estar a desenterrar este tópico mas preciso de saber de onde vem a nota que está por baixo do quadro 54F apresentado no primeiro post deste tópico.
eu tenho as regras anotadas e não vem lá isso! :shock:
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Been thanked: 3 times

Mensagem por bruno_duarte »

Boas

Como já foi dito:

- Para sistema TT normalmente pode limitar-se a secção do condutor de terra a 25mm2, até porque com a obrigatoriedade da utilização de diferênciais a corrente de defeito é limitada (no máximo teremos uns 1 a 2A - somatório de vários defeitos, num caso extremo). Ora esta corrente, mesmo que seja um pouco superior, está perfeitamente em linha de conta com a corrente máxima admissivel num cabo com 25mm2 de secção.

- No sitema TN, uma vez que a protecção contra conactos indirectos é feita pelos dispositvos de protecção contra sobre-intensidade e uma vez que um defeito será sempre um curto-circuito deverá calcular-se a secção minima dos condutores de protecção, em função da corrente de curto-circito mínima, fórmula essa que está nas RTIEBT.

Cumprimentos,

Bruno Duarte
Responder

Voltar para “Dúvidas”