Vivam,
Necessito de ligar um comutador de escadas duplo, nomeadamente o 71805 da Legrand, série Decor.
O que acontece é que não tenho o esquema das ligações deste comutador e não o encontro na net. Também desconheço a simbologia que a Legrand usa nesta série.
Alguém me sabe dizer o esquema das ligações e, em particular, dos bornes do meio do comutador?
Segue uma foto
Comutador de Escadas Legrand Decor
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Re: Comutador de Escadas Legrand Decor
Viva!
Pense nas setas como sendo a "entrada" de corrente em baixo e a saída em cima. Como o comutador de escada tem dois pontos onde pode ligar a mesma "lâmpada", terá que levar dois fios, por cada circuito de comutação, de um ponto para outro.
Os esquemas da própria legrand são bastante bons! Uma imagem vale por mil palavras...
Atentamente,
Bruno
Pense nas setas como sendo a "entrada" de corrente em baixo e a saída em cima. Como o comutador de escada tem dois pontos onde pode ligar a mesma "lâmpada", terá que levar dois fios, por cada circuito de comutação, de um ponto para outro.
Os esquemas da própria legrand são bastante bons! Uma imagem vale por mil palavras...
Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Vivam,
Estive a ver com o multímetro e acho que já compreendi.
Por cada tecla tem duas entradas para a Fase e três saídas, sendo que duas estão invertidas em relação à terceira que é a que está no centro do comutador com o parafuso de fixação. É assim que deve ser, certo?
Por cada tecla tem duas entradas para a Fase e três saídas, sendo que duas estão invertidas em relação à terceira que é a que está no centro do comutador com o parafuso de fixação. É assim que deve ser, certo?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Aqui vai um link, que te pode esclarecer algumas dudidas.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... r3YEhcl5dQ
pauloms Escreveu:Vivam,
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
Sim, a teoria eu sei. A prática é que me falta porque nunca montei um comutador de escada antes. Mas a coisa é muito simples, só tenho de ver quais são os fios que vão ao outro comutador e quais é que vão para a lâmpada.
Era muito mais fácil se tivesse o projecto eléctrico da instalação cá da casa. Infelizmente não existe...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Já vi que o cumutador está bem entregue
Já vi que o cumutador está bem entregue

pauloms Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Sim, a teoria eu sei. A prática é que me falta porque nunca montei um comutador de escada antes. Mas a coisa é muito simples, só tenho de ver quais são os fios que vão ao outro comutador e quais é que vão para a lâmpada.
Era muito mais fácil se tivesse o projecto eléctrico da instalação cá da casa. Infelizmente não existe...
Cpts.
Energy
Energy