Portinhola parte cimo ou debaixo contador?

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Portinhola parte cimo ou debaixo contador?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sempre que coloquei a portinhola a torçada ligou sempre diretamente na portinhola.
Agora nas remodelações, normalmente a torçada já não chega para ligar diretamente na portinhola, logo ramal novo, ou emenda de torçada com ligadores proprios, ou penso que existe uma caixa propria para fazer essa emenda, que agora não me lembra a referência.
O que vi achei estranho, pela altura da montagem da caixa, mas este tipo de trabalho por vezes não envolve o pessoal da EDP, pois o Técnico prepara tudo, e depois pede a selagem, e os empreiteiros da EDP vão lá selar, e pronto bem ou mal fica feito, sendo que a responsabilidade continua a ser do Técnico.

LOTAN Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Não tinha lido antes, mas na DIT que anexei anteriormente neste tópico, está prevista a entrada aerea da torçada diretamente na portinhola, sem necessitar caixa de transição.
Que é a situação normal, até porque as caixas de distribuição são para redes subterrâneas.

Mas se a instalação que viu for justificável, a EDP pode ter autorizado o uso da caixa.
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por LOTAN »

ENERGY Escreveu: O que vi achei estranho, pela altura da montagem da caixa, mas este tipo de trabalho por vezes não envolve o pessoal da EDP, pois o Técnico prepara tudo, e depois pede a selagem, e os empreiteiros da EDP vão lá selar, e pronto bem ou mal fica feito, sendo que a responsabilidade continua a ser do Técnico.
Tem razão. Se uma instalação não for feita pelas normas sem autorização da EDP, há sempre a possibilidade de alguém fechar os olhos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Obrigado pelas explicações só que me esqueci de informar que a mesma é apenas para ligaççao para uma bomba água numa casota em alvenaria de 1X1 por 2,5 Alto em alvenaria (não meteram qualquer objecção) num terreno numa serra que ramal existente é aéreo e á volta são só terrenos para mim são critérios da EDP individualistas de e não normas de em Portugal que devia ser tudo igual.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Não há que inventar. É fazer como está na DMA da EDP.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Pois é não á que enventar no Algarve faz-se assim! em torres fas-se assado! instalações actuais portinholas em cima! como disse podem ver no Google Earth por exp. Mexilhoeira Grande onde estive de férias! em tudo o que é instalações vivendas armazêns etc
, por isso qigo que a as normas na EDP não são iguis em Portugal.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Mas se chegar à "Mexilhoeira Grande" e cumprir o estipulado nas DIT, não há funcionário da EDP que lhe obrigue a instalar a portinhola por cima do contador, e se isso acontecer, leve o caso a DGEG.
Já agora por curiosidade, as fechaduras tambem são iguais às de Lisboa, ou tambem são diferentes, como no tempo da outra senhora.

DEUS AMIGO Escreveu:Pois é não á que enventar no Algarve faz-se assim! em torres fas-se assado! instalações actuais portinholas em cima! como disse podem ver no Google Earth por exp. Mexilhoeira Grande onde estive de férias! em tudo o que é instalações vivendas armazêns etc
, por isso qigo que a as normas na EDP não são iguis em Portugal.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

São identicas ás de Lisboa só que quando fui de férias até as chaves de casa ficaram em casa.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
No caso das fechaduras para portinholas e caixas de coluna, penso que ainda existem diferenças ao longo deste país, o que não deveria de acontecer.
Á cerca de dois anos fiz uma obra no Alentejo, e coloquei as fechaduras à venda em Lisboa, que são rececionadas pela EDP, com gravação no canhão de fechadura.
A obra foi sujeita a inspeção Certiel, e tudo bem, quando foram instalar contadores começou a guerra, o empreiteiro que ia instalar os contadores não tinha a chave :D
O cliente (estado) telefona a dizer que teria de ir urgentemente trocar as fechaduras, não fui, depois de várias trocas de emails, o empreiteiro ao serviço da EDP, trocou todas as fechaduras por outras, para poder dar o serviço por executado.
DEUS AMIGO Escreveu:São identicas ás de Lisboa só que quando fui de férias até as chaves de casa ficaram em casa.
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por projclvm »

Já tive uma situação de mudança de contador para exterior, e na altura foi-me referido porque é que a P100 estava naquela localização. Apenas lhes referia que estava em conformidade com o estipulado na DMA. Não houve qualquer problema. Se não estivesse em conformidade com a DMA, aí sim, poderia ter chatices.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se todos seguissem esse exemplo, acabaria-mos com as diferenças de interpretações dos técnicos da EDP nas diversas zonas do país.
O que consta de uma DMA ou RTIEBT, é para cumprir em qualquer zona do nosso país, e não zona a zona, os técnicos da EDP, terem diferentes interpretações da legislação em vigor.

projclvm Escreveu:Já tive uma situação de mudança de contador para exterior, e na altura foi-me referido porque é que a P100 estava naquela localização. Apenas lhes referia que estava em conformidade com o estipulado na DMA. Não houve qualquer problema. Se não estivesse em conformidade com a DMA, aí sim, poderia ter chatices.
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por projclvm »

Claro, por isso não que inventar o que já está inventado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”