Solução? Colocar mais circuitos? É que aumentar a secção fica estupidamente grande certo?
E mesmo os outros rondam os 100 metros (ida do quadro ao equipamento e vinda, já que estes estão na cobertura). Para isso necessito de cabo de secção 10mm2

A vinda não conta é só o comprimento da canalização (isto para os comprimentos máximos).ngp Escreveu:Estava aqui a fazer os cálculos do comprimento máximo e tenho um pequeno problema... Tenho um circuito que de ida e retorno tem quase 300 metros (são pequenos extractores espalhados ao longo do edifício)...
Solução? Colocar mais circuitos? É que aumentar a secção fica estupidamente grande certo?
E mesmo os outros rondam os 100 metros (ida do quadro ao equipamento e vinda, já que estes estão na cobertura). Para isso necessito de cabo de secção 10mm2
Ah, ok!joaoosvaldo Escreveu:A vinda não conta é só o comprimento da canalização (isto para os comprimentos máximos).ngp Escreveu:Estava aqui a fazer os cálculos do comprimento máximo e tenho um pequeno problema... Tenho um circuito que de ida e retorno tem quase 300 metros (são pequenos extractores espalhados ao longo do edifício)...
Sim pode também "jogar" com a curva de disparo dos disjuntores.ngp Escreveu:Ah, ok!joaoosvaldo Escreveu:A vinda não conta é só o comprimento da canalização (isto para os comprimentos máximos).ngp Escreveu:Estava aqui a fazer os cálculos do comprimento máximo e tenho um pequeno problema... Tenho um circuito que de ida e retorno tem quase 300 metros (são pequenos extractores espalhados ao longo do edifício)...
Mesmo assim, para os casos de 150m, temos secções muito grandes... Mas sem outra solução certo? Disjuntor já são de 16A, por isso menos não dá
A única solução que vejo é colocar disjuntores do curva B. Assim, duplica o comprimento por cada secção... Que acha?
Obrigado, foi mesmo isso que fizjoaoosvaldo Escreveu: Sim pode também "jogar" com a curva de disparo dos disjuntores.
Mas atenção ao tipo de arranque das máquinas para não provocar disparo no arranquengp Escreveu:Obrigado, foi mesmo isso que fizjoaoosvaldo Escreveu: Sim pode também "jogar" com a curva de disparo dos disjuntores.
Em relação a este assunto continuam-me a dizer que deveriam existir contactores para activar ventildores de desenfumagem... Isto tem lógica?joaoosvaldo Escreveu:Descreva melhor o que pretende. Mas sim à partida pode ser acionado por contacto seco da central de deteção de incêndios.ngp Escreveu:Só mais uma dúvida... Um circuito de segurança para ser ligado em caso de incêndio è accionado pela SADI... Alguém tem um esquema desse tipo de ligação? São usados tipo contactores?
Sim vão existir contactores mas é no quadro dos ventiladores que faz parte do Projeto de AVAC.ngp Escreveu:Em relação a este assunto continuam-me a dizer que deveriam existir contactores para activar ventildores de desenfumagem... Isto tem lógica?joaoosvaldo Escreveu:Descreva melhor o que pretende. Mas sim à partida pode ser acionado por contacto seco da central de deteção de incêndios.ngp Escreveu:Só mais uma dúvida... Um circuito de segurança para ser ligado em caso de incêndio è accionado pela SADI... Alguém tem um esquema desse tipo de ligação? São usados tipo contactores?
E como são esses contactores? Querem à fim da força que os esquematize no quadro de AVAC...joaoosvaldo Escreveu: Sim vão existir contactores mas é no quadro dos ventiladores que faz parte do Projeto de AVAC.
É um contactor normalngp Escreveu:E como são esses contactores? Querem à fim da força que os esquematize no quadro de AVAC...joaoosvaldo Escreveu: Sim vão existir contactores mas é no quadro dos ventiladores que faz parte do Projeto de AVAC.
Sim, mas não existe algum simbolo tipo, ou modo de ligação que alguém tenha e possa facultar?joaoosvaldo Escreveu:É um contactor normalngp Escreveu:E como são esses contactores? Querem à fim da força que os esquematize no quadro de AVAC...joaoosvaldo Escreveu: Sim vão existir contactores mas é no quadro dos ventiladores que faz parte do Projeto de AVAC.
Ninguém com um exemplo?ngp Escreveu: Sim, mas não existe algum simbolo tipo, ou modo de ligação que alguém tenha e possa facultar?