formação certiel

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

formação certiel

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
algum colega do forum vai à formação modular da Certiel a realizar no dia 17 no Porto? obrigado
_Faisca
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: formação certiel

Mensagem por DEUS AMIGO »

Não tenho euros para a deslocação!
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
foi hoje a formação modular de redes particulares de distribuição de energia elétrica e iluminação exterior, eu estive presente e aconselho. Uma questão que não sabia é que a iluminação exterior de um condominio fechado deve estar num único quadro elétrico sem mais nenhum equipamento agrupado, só mesmo a iluminação exterior. Ter só um contador para iluminação exterior e outro para serviços comuns deve ser dose :). Abraços
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Porque razão querem estes Srs. obrigar a instalar 2 contadores, só o dos S.C não chegava, tudo bem que tive-se um Q.E só para iluminação exterior, alimentado do Q.S.C, isto quando a quantidade de circuitos o justifica-se, agora 2 contadores, é ir ao bolso ao pessoal, vem aí mais aldrabice depois da certificação.

_faisca Escreveu:Boas colegas,
foi hoje a formação modular de redes particulares de distribuição de energia elétrica e iluminação exterior, eu estive presente e aconselho. Uma questão que não sabia é que a iluminação exterior de um condominio fechado deve estar num único quadro elétrico sem mais nenhum equipamento agrupado, só mesmo a iluminação exterior. Ter só um contador para iluminação exterior e outro para serviços comuns deve ser dose :). Abraços
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Dois contadores para os serviços comuns? á já sei um para EDP outro Para China.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

Boas,
mesmo na folha de cálculo tem que existir um ramal para a iluminação exterior como podem ver no anexo a seguir.
Anexos
mesmo na folha de cálculo tem que existir a iluminação exterior
mesmo na folha de cálculo tem que existir a iluminação exterior
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Enfim, mais um custo para o cliente, e mais uma fonte de rendimento para a EDP.
Um dia destes se tivermos uma moradia, armazém, etc, de vários pisos, tambem teremos de ter um contador por piso :D

_faisca Escreveu:Boas,
mesmo na folha de cálculo tem que existir um ramal para a iluminação exterior como podem ver no anexo a seguir.
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

A razão de um contador separado para ilimunação exterior penso que tem a ver com a possibilidade de ser aplicada a tarifa de iluminação pública.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema é que existem alguns condominios privados, que têm pouca iluminação de zonas comuns, logo os encargos com mais um Q.E, e mais um ramal, mais aluguer de contador, etc.
Será que compensa a diferença de preço KWH ???

amfys Escreveu:A razão de um contador separado para ilimunação exterior penso que tem a ver com a possibilidade de ser aplicada a tarifa de iluminação pública.
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Por acaso procurei no site da EDP pela tarifa de iluminação pública e apareceu isto:
Na sequência do previsto nos Regulamentos Tarifário e das Relações Comerciais a tarifa de Iluminação Publica (IP) está extinta desde 1 de janeiro de 2013, sendo aplicada a opção tarifária mais favorável ao cliente.
Portanto enquanto o PS/PCP/BE não forem governo não faz sentido ter 2 contadores. :lol:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Porque razão querem estes Srs. obrigar a instalar 2 contadores, só o dos S.C não chegava, tudo bem que tive-se um Q.E só para iluminação exterior, alimentado do Q.S.C, isto quando a quantidade de circuitos o justifica-se, agora 2 contadores, é ir ao bolso ao pessoal, vem aí mais aldrabice depois da certificação.

_faisca Escreveu:Boas colegas,

Acho que a energia é mais barata.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”