Portinhola parte cimo ou debaixo contador?

DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Portinhola parte cimo ou debaixo contador?

Mensagem por DEUS AMIGO »

Em Torres Vedras a Introdução do ramal aéreo coloquei a portinhola P100 a 2,50 de altura numa instalação unica, agora vem a EDP que tem de ser abaixo
a altura de base da portinhola a 50 cm do chão.
Não sei se a EDP é igual aqui em todo o Portugal ou na China sera diferente ? então no Algarve dou por exp: Mexilhoeira ramais aéreos todas as portinholas estão colocadas a 2,50 sei que a regra devia ser unica para todo o País, porque sera que existe tanta devergência entre Municipios?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Portinhola parte cimo ou debaixo contador?

Mensagem por ENERGY »

Boas
A tendência é que os ramais aereos agora existentes, venham no futuro a ser subterraneos, portanto faz todo o sentido que a parte inferior da portinhola, fique instalada entre os 0.50 e os 0.80cm do chão, até para manutenção, etc.
Aqui vai um link para sua consulta, vai ajudar.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 8Ob4x4NZkA

DEUS AMIGO Escreveu:Em Torres Vedras a Introdução do ramal aéreo coloquei a portinhola P100 a 2,50 de altura numa instalação unica, agora vem a EDP que tem de ser abaixo
a altura de base da portinhola a 50 cm do chão.
Não sei se a EDP é igual aqui em todo o Portugal ou na China sera diferente ? então no Algarve dou por exp: Mexilhoeira ramais aéreos todas as portinholas estão colocadas a 2,50 sei que a regra devia ser unica para todo o País, porque sera que existe tanta devergência entre Municipios?
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

ENERGY realmente se fosse em Lisboa era o que faria pois sei o procedimento por cá, agora no Algarve actualmente onde se poem as portinholas em cima em ramais aéreos em Torre Vedras não é em baixo? isto é leis dos Chineses de certo! quem quizer ver vai ao Google Maps e por exp onde estive á pouco Mexilhoeira Grande percorra as ruas e vejam onde se ncontram as portinholas, que raio de normas são estas?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu não me queixo, sempre coloquei as portinholas em baixo, e deixo o tubo a aprox. 2.50mts, no extremo da moradia para receber o ramal.
E deixo um tubo já na portinhola para receber a entrada subterranea.
Na verdade eu ando por Torres Vedras, e vejo muito essa situação, mas o "DEUS AMIGO" deveria ter questionado quem lhe deu essa informação, argumentando com o que se passa a esse nivel na vesinhança, e quem sabe eles não aceitariam.

DEUS AMIGO Escreveu:ENERGY realmente se fosse em Lisboa era o que faria pois sei o procedimento por cá, agora no Algarve actualmente onde se poem as portinholas em cima em ramais aéreos em Torre Vedras não é em baixo? isto é leis dos Chineses de certo! quem quizer ver vai ao Google Maps e por exp onde estive á pouco Mexilhoeira Grande percorra as ruas e vejam onde se ncontram as portinholas, que raio de normas são estas?
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45

Mensagem por LOTAN »

O facto de haver instalações mais antigas na vizinhança com portinholas "em cima" não é, por si, justificação para se poder fazer o mesmo.

A não ser, por exemplo, por imposição da Câmara Municipal, por questões estéticas.
Pode-se dar esse caso, ou outro, e aí apresentar por escrito à EDP o pedido de excepção, que pode ser deferido ou não, claro.

Resta saber se está a comparar com portinholas instaladas antes ou depois das alterações introduzidas, e se forem depois, qual a justificação apresentada. Porque sem justificação tem que se cumprir a DIT.

Também há o caso oposto. Sei de quem, há uns anos, lhe foi recusada a alteração do ramal, neste caso subterrâneo, de mono para trifásico porque quem lhe alterou a portinhola a deixou a menos de 50 cm.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por Torres existe de tudo, ainda um fim de semana destes vi a instalarem uma caixa de coluna de 2 saidas equipada, na fachada de uma moradia, a uns 6/7 mts de altura, para fazerem a transição do cabo, e depois baixar pelo quintal até ao muro e entrar na portinhola.

LOTAN Escreveu:O facto de haver instalações mais antigas na vizinhança com portinholas "em cima" não é, por si, justificação para se poder fazer o mesmo.

A não ser, por exemplo, por imposição da Câmara Municipal, por questões estéticas.
Pode-se dar esse caso, ou outro, e aí apresentar por escrito à EDP o pedido de excepção, que pode ser deferido ou não, claro.

Resta saber se está a comparar com portinholas instaladas antes ou depois das alterações introduzidas, e se forem depois, qual a justificação apresentada. Porque sem justificação tem que se cumprir a DIT.

Também há o caso oposto. Sei de quem, há uns anos, lhe foi recusada a alteração do ramal, neste caso subterrâneo, de mono para trifásico porque quem lhe alterou a portinhola a deixou a menos de 50 cm.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Essas caixas de 2 saídas estão previstas nas DMA da EDP.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

Mas a portinhola estava a ser instalada à altura adequada ou não?

Colocar uma caixa de transição não me parece nada de especial, se tal foi permitido.
A altura poder exagerada mas justificável.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

Duzia12 Escreveu:Essas caixas de 2 saídas estão previstas nas DMA da EDP.
Já nem me lembrava. São caixas de distribuição 2E+1S ou 2E+2S.

Edit - A instalação à altura de 6/7 m é que pode ser questionável.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu como nunca utilizei, pergunto esta caixa de coluna de 2 saidas, está ou não prevista nas DMA da EDP?
E qual a altura que esta deve ser instalada?
Não seria mais prático ligar a torçada diretamente na portinhola, em vez de instalar caixa de transição?

Duzia12 Escreveu:Essas caixas de 2 saídas estão previstas nas DMA da EDP.
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

ENERGY Escreveu:Boas
Eu como nunca utilizei, pergunto esta caixa de coluna de 2 saidas, está ou não prevista nas DMA da EDP?

Estão. Tive que ir à procura nos ficheiros qual e é a DMA-C62-810-N.

Acho que não está indicada. Pessoalmente, também nunca instalei.

Não seria mais prático ligar a torçada diretamente na portinhola, em vez de instalar caixa de transição?

Sem conhecer a situação em causa, à partida diria que sim, seria mais fácil derivar directamente da torçada.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Aí vai a DMA eu não sei se há mais atual.
DITC14100N.pdf
(689.54 KiB) Transferido 109 vezes
Caixa dupla.jpg
Caixa dupla.jpg (80.05 KiB) Visto 1974 vezes
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

Duzia12 Escreveu:
Caixa dupla.jpg
Na DIT também não refere cotas de instalação, mas como indica que é para ser utilizada em substituição da portinhola então deverá, presumo, respeitar as mesmas cotas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não tinha lido antes, mas na DIT que anexei anteriormente neste tópico, está prevista a entrada aerea da torçada diretamente na portinhola, sem necessitar caixa de transição.

LOTAN Escreveu:

Estão. Tive que ir à procura nos ficheiros qual e é a DMA-C62-810-N.

Acho que não está indicada. Pessoalmente, também nunca instalei.

Sem conhecer a situação em causa, à partida diria que sim, seria mais fácil derivar directamente da torçada.
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

Não tinha lido antes, mas na DIT que anexei anteriormente neste tópico, está prevista a entrada aerea da torçada diretamente na portinhola, sem necessitar caixa de transição.
Que é a situação normal, até porque as caixas de distribuição são para redes subterrâneas.

Mas se a instalação que viu for justificável, a EDP pode ter autorizado o uso da caixa.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”