Boa tarde colegas,
estou na construçao de um edificio novo de uma faculdade, e queria saber se tenho que ligar à terra os aluminios das janelas e nas instalaçoes sanitarias, fazer o mesmo às torneiras e apoios de deficientes.
desde ja, muito obrigado.
protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios deficiente
Re: protecçao equipotencial (terras) janelas e apoios defici
A CERTIEL já obriga isso...emfbe Escreveu:Boa tarde colegas,
estou na construçao de um edificio novo de uma faculdade, e queria saber se tenho que ligar à terra os aluminios das janelas e nas instalaçoes sanitarias, fazer o mesmo às torneiras e apoios de deficientes.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Tratando-se de um edificio escolar, aconselho a ler com atenção a memoria descritiva, e ver com atenção todo o projeto, pois terá lá toda a informação sobre as ligações equipotenciais a executar, não é só nos Wcs, há com certeza outras ligações equipotenciais a fazer no edificio, como seja esteiras, canalizações de AC. eventuais estruturas visiveis de tetos falsos, etc.
A ligação das torneiras, depende do material utilizado nas canalizações, se for tubagem de plastico (multicamadas etc) não.
Quanto aos apoios dos defecientes, penso que não é necessário ligar.
Tratando-se de um edificio escolar, aconselho a ler com atenção a memoria descritiva, e ver com atenção todo o projeto, pois terá lá toda a informação sobre as ligações equipotenciais a executar, não é só nos Wcs, há com certeza outras ligações equipotenciais a fazer no edificio, como seja esteiras, canalizações de AC. eventuais estruturas visiveis de tetos falsos, etc.
A ligação das torneiras, depende do material utilizado nas canalizações, se for tubagem de plastico (multicamadas etc) não.
emfbe Escreveu:Boa tarde colegas,
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
amigo ENERGY, ai esta um grande problema, pois o projecto apenas refere as terras do edificio e nada mais, e na MD, nao refere nada de ligaçoes equipotenciais.
obrigado pla resposta rapida a ambos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
As ligações equipotenciais suplementares aplicam-se às casas de banho (com duche ou banheira).
As instalações sanitárias apenas com lavatórios e sanitários não necessitam destas ligações.
Penso que o seu caso será o segundo.
As instalações sanitárias apenas com lavatórios e sanitários não necessitam destas ligações.
Penso que o seu caso será o segundo.