(€?) Projectos de Instalações Elétricas, ITED e Segurança

ricardo_frg
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2010, 21:40

Re: (€?) Projectos de Instalações Elétricas, ITED e Seguranç

Mensagem por ricardo_frg »

americomatos Escreveu:Na minha zona tambem existem alguns que estao a cobrar 75 e 100 euros.
Qualquer dia nao vale a pena projectar.
É o que eu digo
Esse pessoal que cobra esses preços são os que estão desempregados. Não tem mais nada que fazer. Trabalham em casa é tudo lucro. Não tem uma empresa, com gastos, pagamento de impostos, etc.
Assim projecto a projecto vão fazendo o ordenado.
É com estes preços e atitudes, é que se vai banalizando a area de projectos e a propria profissão em si :x
ricardo_frg
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Efectivamente os comentários aqui colocados demonstram bem o estado em que se encontra a engenharia (na fase projecto). A falta de uma tabela de honorários (e actualizada) vem criar um vazio e falta de normativo que regule a profissão de Projectista. As associações profissionais demarcam-se destas responsabilidades (pelo menos poderiam estabelecer tabelas de preços meramente indicativas). A existirem estas tabelas serviriam não só para proteger os profissionais mas também para proteger o consumidor.
No que respeita aos preços de saldo, a meu ver, estes irão desaparecer a breve trecho, pois com a responsabilização dos projectistas e as deslocações (obrigatórias) à obra irá limpar o mercado (que já começou com a obrigação de frequência de acções de formação ITED2).

Cumprimentos
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

projclvm Escreveu:Efectivamente os comentários aqui colocados demonstram bem o estado em que se encontra a engenharia (na fase projecto). A falta de uma tabela de honorários (e actualizada) vem criar um vazio e falta de normativo que regule a profissão de Projectista. As associações profissionais demarcam-se destas responsabilidades (pelo menos poderiam estabelecer tabelas de preços meramente indicativas). A existirem estas tabelas serviriam não só para proteger os profissionais mas também para proteger o consumidor.
No que respeita aos preços de saldo, a meu ver, estes irão desaparecer a breve trecho, pois com a responsabilização dos projectistas e as deslocações (obrigatórias) à obra irá limpar o mercado (que já começou com a obrigação de frequência de acções de formação ITED2).

Cumprimentos
Mas já existem tabelas de preços "meramente indicativas" publicadas em Portaria. Chamam-se "Instruções para o Cálculo dos Honorários" e embora sejam referentes a projectos de obras públicas podem e devem ser aplicadas a todos os projectos. É óbvio que não o são porque tudo o que é público deve custar sempre mais, vá-se lá saber porquê.
NBR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 abr 2008, 18:27

Mensagem por NBR »

Concordo em que um valor inferior a 150€ por um projecto ITED, não "dá" para o trabalho e a responsabilidade que se tem.
Entendo que o projectista deve ser valorizado, e destacar-se pela qualidade do trabalho que realiza e não pelos preços que pratica.
karkova
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 ago 2009, 23:54

Mensagem por karkova »

Bom dia a todos!

O colega Costa_D falou muito bem.

Podemos ficar toda a vida a discutir se o valor é muito baixo ou é muito alto que nunca vai haver um consenso. Se eu estiver desempregado vou ter de fazer pela minha vida e tenho de arranjar forma de me sustentar, a mim e à minha família, se eu estiver empregado, então poderei negar alguns projectos pelos valores irrisórios que têm sido mencionados por aqui.
No meu entender a Ordem do Engenheiros deveria ter uma palavra a dizer sobre este assunto! Se as outras ordens, tais como dos advogados, médicos, arquitectos, conseguem criar regras que todos são obrigados a cumprir, então a Ordem dos Engenheiros deveria fazer a mesma coisa. Não percebo o porquê desta falta de força!!! O mesmo se aplica aos honorários fora dos projectos.
Estas discussões deixavam imediatamente de fazer sentido.

Estou a iniciar-me a fazer projectos e já me dei conta que não vou poder fazer alguns, pois pelos valores que se andam a praticar, não dá sequer para o gasóleo.

Cresci sempre com uma admiração pelos engenheiros e nunca tive dúvidas que seria engenheiro, mas agora vejo ao ponto que isto chegou e vejo que somos mais uns nesta "república das bananas" onde o trabalho não é reconhecido e o que prevalece é o chico-espertismo.

Talvez quando formos um país a sério isto mude, mas isto sou só eu a divagar....

Cumprimentos a todos!!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

ai a Ordem!!! ui! ui!

que se criem as associações profissionais, no States quando alguem mija fora do penico eles até os comem vivos

seja de Engenheiros electrotecnicos, seja de electricistas, seja do que fôr

eu , sou só electricista e vejo que , alem do valor de projecto, é a mão de obra que se pratica no mercado, e tem aí certos camaradas que trabalham de borla, e o mais que me espanta é que os donos de obra ficam contentes.............................contentes com quê? com o mau serviço? serão cegos?
Jaime Reis
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

jaimereis Escreveu:ai a Ordem!!! ui! ui!

que se criem as associações profissionais, no States quando alguem mija fora do penico eles até os comem vivos

seja de Engenheiros electrotecnicos, seja de electricistas, seja do que fôr

eu , sou só electricista e vejo que , alem do valor de projecto, é a mão de obra que se pratica no mercado, e tem aí certos camaradas que trabalham de borla, e o mais que me espanta é que os donos de obra ficam contentes.............................contentes com quê? com o mau serviço? serão cegos?
Boas, há uns anos conhecia um que dizia "dá luz... tá bom"!!

Hoje com a crise que está, muita oferta e pouca procura, ainda pior!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jamab
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 20:22
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Mensagem por jamab »

Da qualidade do projeto.jpg
Da qualidade do projeto.jpg (42.7 KiB) Visto 1742 vezes
Fico espantado como é possível Técnicos cobrarem projetos ited por 60 ou 75 €!!! Sobretudo já com o ITED2!!

Mesmo considerando a crise que (infelizmente) grassa por todo o lado, por valores destes eu preferiria oferecer o projeto, seria pelo menos ...(mais) digno de um vero profissional!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Gostei da imagem com o diagrama de Venn :lol: .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Luis Soares
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2010, 14:47

Mensagem por Luis Soares »

É por causa deste tipo de técnicos que o mercado está como está, com preço inferiores ao que se paga à empregada de limpeza, com toda a consideração que tenho por esse trabalho.
Como diz o coléga, por aqueles preços vale mais dar o projeto, principalmente sendo de ITED 2.
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Been thanked: 1 time

Mensagem por JoaoB »

Boas,
Muito raramente faço projectos ITED nem faço disso profissão mas mando aqui a minha posta de pescada:

No inicio do ano recebi uma comunicação da ANACOM que iria ter uma vistoria a uma obra executada pela empresa onde trabalho e pela qual sou responsável, esta vistoria seria no âmbito das ITED II. O projectista também foi convocado e lá estava á hora indicada. Em conversa com o homem, percebi que ele, da zona de Lisboa, teve que se deslocar a Leiria e perder praticamente um dia inteiro para ir á tal vistoria e, como é óbvio, não teve qualquer proveito disso (para além de constatar a excelência do trabalho da minha empresa!! :lol: :lol: :lol: ).
Não faço ideia de quanto terá custado o projecto, se esta pessoa tivesse levado 75€, só nesta vistoria já tinha perdido dinheiro em combustivel, portagens, almoço e tempo!

Todo o trabalho bem feito tem o seu valor, se os senhores 75€ fizerem bem as contas vão constatar que estão a pagar para trabalhar... e isso é coisa que não me soa bem aos ouvidos!! :wink:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Acredito que com o tempo, os preços dos projectos irão subir, já que inicialmente estes custos não estavam previstos e o pessoal facilitava muito. Agora como o cerco aperta, o pessoal tem que pensar muito bem sobre os preços que pratica.
Luis Soares
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2010, 14:47

Mensagem por Luis Soares »

O problema é que as especialidades são o parente pobre dos projetos.

Se o requerente for ao médico, o médico pede o que quer e o pessoal paga.
Se o requerente for a um Arquiteto, pagam o que eles pedem.
Quando o requerente necessita de projetos da especialidade, é sempre caro e temos de fazer um desconto, porque passaram a ideia que são faceis de executar e de pouco interesse, e depois o que acontece, os colegas baixam os preços, até ficarem na miséria que se vê.
Para além disto tudo, ainda temos os gabinetes de projetos e outros que levam aos requerentes 1000 e pagam 75 ao projetista.

É o país que temos, portanto não se admirem. Desculpem lá os colegas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Quem anda nesta area, Projetistas/Instaladores, está tudo no mesmo barco, os donos de obras, e os grandes empreiteiros, só não espremem mais o pessoal porque não podem.
Mas à sempre, Projetistas/Instaladores, a fazer o gosto a esses Srs., e vai de fazer o Projeto e a Instalação por vezes abaixo do preço de custo.
Eu pensava que com a crise, esse pessoal iria "morrer rápido", mas não, eles andam por aí, a estragar a vida ao pessoal.
E como diz o velho ditado "quem cabritos vende, e cabras não tem, de algum lado vem"

Luis Soares Escreveu:O problema é que as especialidades são o parente pobre dos projetos.

Se o requerente for ao médico, o médico pede o que quer e o pessoal paga.
Se o requerente for a um Arquiteto, pagam o que eles pedem.
Quando o requerente necessita de projetos da especialidade, é sempre caro e temos de fazer um desconto, porque passaram a ideia que são faceis de executar e de pouco interesse, e depois o que acontece, os colegas baixam os preços, até ficarem na miséria que se vê.
Para além disto tudo, ainda temos os gabinetes de projetos e outros que levam aos requerentes 1000 e pagam 75 ao projetista.

É o país que temos, portanto não se admirem. Desculpem lá os colegas.
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Mensagem por ngp »

Acredito que isto acabe quando as fiscalizações da ANACOM apertarem e tiverem de andar a pagar do bolso deles para ir às obras :shock:
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”