Quadro classe II equivalente
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Quadro classe II equivalente
Resistência de Terra =13 Ohms. --- Terra de serviço do PT=6 Ohms. Malha de defeito= 19 Ohms.
Logo para I_defeito=230/19=12 Ampéres. Logo uma corrente de defeito de 12 A não há seletividade na prática.
Logo para I_defeito=230/19=12 Ampéres. Logo uma corrente de defeito de 12 A não há seletividade na prática.
- RQuintas
- Curioso
- Registado: 04 mai 2011, 11:51
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
angel_of_diablo Escreveu:Nunca apliquei esta solução em moradias, pois nunca fiz emodelação de nehuma. Só remodelação de industrias. Nas industrias, não coloco menos de 1A, mas depende muito do tipo de industria.Duzia12 Escreveu:E a seletividade do diferencial não ficará afetada? Eles falam na seletividade vertical, em "série" de diferenciais. Eu aqui em casa tenho o diferencial da EDP de 500 mA, depois tenho o do quadro elétrico geral de 63-A-0,3 A e tenho dois no quadro um de 25A-10 mA e 40 A-30 mA.
Quando faço passagem à terra do diferencial de 10 mA (Scheneider) , dispara ou o da EDP, ou o Geral de 0,3 A da Hager..
Fico sem perceber nada, e pôr à cabeça um de 1 A também, não sei bem, uma vez numa instalação de uma tinturaria meti um regulável até um 1 A e acabaram contra a minha vontade de o desativarem. Acabei desistindo da exploração.
A selectividade entre diferenciais está garantida se: ID a montante / ID a jusante >= (maior ou igual a) 2.
ID a montante / ID a jusante >= (maior ou igual a) 2 e o diferencial a montante tem que ser do tipo Selectivo ou do Tipo Retardado.
Rui Quintas
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Se os diferenciais estiverem de acordo com as normas e for respeitado o que diz no tópico seguinte:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ais#p84563
(...) Neste caso tem um dos diferenciais atuar primeiro que o outro.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ais#p84563
(...) Neste caso tem um dos diferenciais atuar primeiro que o outro.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se estivermos a falar de diferenciais para uso doméstico o diferencial que está a montante tem de ser seletivo e fica logo garantida a questão dos tempos de disparo (o diferencial a jusante é não seletivo). Nos outros é possível regular o tempo.Duzia12 Escreveu:E esses tempos de corte vêm mencionado nas tabelas dos fabricantes?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sim seletivo. Tem um símbolo que é um quadrado com um S dentro do quadrado.Duzia12 Escreveu:E há esses diferenciais à venda para 63A-0,3 A ?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Duzia12 Escreveu:E há esses diferenciais à venda para 63A-0,3 A ?
- Anexos
-
- Interruptores+diferenciais.pdf
- (609.87 KiB) Transferido 109 vezes
Cpts.
Energy
Energy