Grupo Gerador
-
- Curioso
- Registado: 12 jun 2010, 18:27
-
- Curioso
- Registado: 12 jun 2010, 18:27
Re: Grupo Gerador
Numa habitação temos uma rede de terras de protecção, até aí normal..., no caso de a instalação ser alimentada por um grupo gerador, existirá alguma implicancia no tipo e valores de terra de protecção?
Cumprimentos
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
O caso que refere é de uma moradia com alimentação através de grupo gerador como recurso à rede de energia eléctrica do distribuidor em caso de falha desta? E é implementada uma terra única (terra de protecção + serviço juntas)? Se assim for o limite é de 1ohm.mc_oliveira Escreveu:Numa habitação temos uma rede de terras de protecção, até aí normal..., no caso de a instalação ser alimentada por um grupo gerador, existirá alguma implicancia no tipo e valores de terra de protecção?
Cumprimentos
Boa tarde,
Antes de mais agradeço toda a informação aqui descrita por vocês. Tem sido esclarecedor e útil.
No entanto, gostaria de saber a vossa opinião técnica em relação à utilização de geradores sem estarem em paralelo.
Eu pretendo projectar uma instalação a ser alimentada apenas por dois grupos geradores sem recurso à rede eléctrica.
Os geradores vão funcionar 1+1, ou seja, 1 funciona a tempo inteiro durante o dia e o outro funcionará durante a noite.
Para isso pretendo saber qual é a melhor solução em termos de projecto para fazer isso.
Para saber, por exemplo, como devo fazer em termos de desenho.
Obrigado
João
Antes de mais agradeço toda a informação aqui descrita por vocês. Tem sido esclarecedor e útil.
No entanto, gostaria de saber a vossa opinião técnica em relação à utilização de geradores sem estarem em paralelo.
Eu pretendo projectar uma instalação a ser alimentada apenas por dois grupos geradores sem recurso à rede eléctrica.
Os geradores vão funcionar 1+1, ou seja, 1 funciona a tempo inteiro durante o dia e o outro funcionará durante a noite.
Para isso pretendo saber qual é a melhor solução em termos de projecto para fazer isso.
Obrigado
João
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
é colocar antes do quadro a alimentar, convem é ter um comutador de inversão, pois em caso de falha da UPS , inverte-se para a redeBoa tarde,
Para introduzir uma UPS de 30 kVA numa industria para alimentar um quadro parcial, é necessário fazer alguma coisa de especial? ou é só pô-la lá antes da alimentação do quadro
cumprimentos.
e claro... respeitar as protecções necessarias
Jaime Reis
A solução que acho mais adequada para esta situação é a utilização de comutador de transferência automática por intermédio de relógio de alternância.
Assim permite-me programar o relógio e automáticamente comutar de um gerador para outro.
É claro que essa comutação tem que estar associada a sincronismo também.
Estão de acordo?
Assim permite-me programar o relógio e automáticamente comutar de um gerador para outro.
É claro que essa comutação tem que estar associada a sincronismo também.
Estão de acordo?
JoniT Escreveu:Boa tarde,
Obrigado
João
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Aqui podes encontrar todos os elementos que necessitas:
http://www.electramolins.es/Formas_cons ... MenuSup=80
http://www.electramolins.es/Formas_cons ... MenuSup=80
Nuno Sampaio Escreveu:Boa tarde,
Alguem me consegue dizer onde posso encontrar documentação técnica para sobre grupos geradores?
Nuno Sampaio
-
- Técnico Dedicado
Não se esqueçam de solicitar a licença de estabelecimento para S>100 kVA
Duarte82 Escreveu:Boa tarde,
Dentro das 3 categorias de projecto, a categoria A prevê instalações com produção própria superior a 100kVA. Ou seja, se na instalação industrial tiveres um Grupo Gerador superior a 100kVA, terás de apresentar projecto próprio tipo A, composto pelas mesmas peças de um projecto normal tipo C, nomeadamente: peças desenhadas (planta geral da unidade industrial com a localização do grupo gerador e pormenor do grupo gerador), memória descritiva, ficha electrotécnica, ficha de identificação, etc etc...
No caso do grupo ter menos de 100kVA, englobas o mesmo no projecto da instalação de baixa tensão tipo C, com referência na memória descritiva das especificações do grupo escolhido.
Respondi à questão?
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
boa tarde.
no caso das baterias, é indicado uma formula de calculo, nas RTIEBT; para a renovação de ar.
como se "dimensiona" a renovação de ar forçada para um gerador de socorro, sabendo apenas o consumo e potência do mesmo.
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos,Sérgio Conduto
no caso das baterias, é indicado uma formula de calculo, nas RTIEBT; para a renovação de ar.
como se "dimensiona" a renovação de ar forçada para um gerador de socorro, sabendo apenas o consumo e potência do mesmo.
Obrigado pela atenção,
-
- Técnico Dedicado
Normalmente eu vou à especificação técnica do fornecedor do grupo.
Aqui podes encontrar esses dados:
http://www.electramolins.es/
Aqui podes encontrar esses dados:
http://www.electramolins.es/
scconduto20c Escreveu:boa tarde.
Obrigado pela atenção,
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Contacto:
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
ninguém tem um esquema deste tipo de quadros (Q.T.C.) mas mais simplesr_m_f_f Escreveu:Obrigado Duarte82 mas eu já arranjei um qudro de transferência de carga que está bastante explicito, inclusive deixo-o aqui para quem quiser Ver.

- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Nestes dois tópicos tem dois esquemas possíveis:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... rga#p63071
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... a&start=15
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... rga#p63071
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... a&start=15
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
sim, mas precisava de algo mais simples, da forma como deverei colocar num projeto, e essa não me parece a forma mais adequada. já andei a ver mas não parece fácil

- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
Mais simples??? No primeiro link, o Quadro transferência de carga apenas tem o inversor com a ligação de um lado à rede normal e do outro ao grupo electrogéneo. Na minha opinião até acho que está simples demais...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás