Comprei um cabo para alimentação da rede para a entrada do quadro eléctrico geral para 63 A e com 3 condutores (Fase, Neutro e Terra).
Informaram-me que, uma vez que as instalações têm um barramento geral de terras independente e que é aí que são ligadas todas as terras da instalação, não é necessário ligar o condutor de terra que vem do contador da EDP à terra do quadro eléctrico dentro da moradia.
Sendo assim, só ficariam ligados os condutores fase e neutro. É assim que se faz correctamente?
Obrigados.
A. Santos
Cabo de alimentação de moradia unifamiliar 10,35 KVA
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Re: Cabo de alimentação de moradia unifamiliar 10,35 KVA
Da edp só vem fase e neutro, a terra é feita localmente com a instalação do piquet de terras.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Depende,San2s Escreveu:Comprei um cabo para alimentação da rede para a entrada do quadro eléctrico geral para 63 A e com 3 condutores (Fase, Neutro e Terra).
Informaram-me que, uma vez que as instalações têm um barramento geral de terras independente e que é aí que são ligadas todas as terras da instalação, não é necessário ligar o condutor de terra que vem do contador da EDP à terra do quadro eléctrico dentro da moradia.
Sendo assim, só ficariam ligados os condutores fase e neutro. É assim que se faz correctamente?
Obrigados.
A. Santos
Normalmente o piquet de terra é deixado junto á portinhola, até porque se tem de ligar a portinhola
á terra no caso da mesma não ser da classe II de isolamento (PVC), nestes casos passam os 3 condutores
entre a portinhola e o QE.
Em situações em que por exemplo a distância entre portinhola e o QE é muito grande, á quem passe
apenas um cabo de dois condutores, mas nesta situação o piquet de terra é colocado junto á entrada
da moradia e liga directamente ao barramento do QE.
Portanto a terra de uma forma ou de outra tem de ficar sempre ligada.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Que eu saiba a EDP só distribui as Fases e o Neutro de serviço.
O circuito de terra é realizado na instalação do cliente, normalmente existe uma caixa onde se pode aceder ao borne do electrodo de terra.
O circuito de terra é realizado na instalação do cliente, normalmente existe uma caixa onde se pode aceder ao borne do electrodo de terra.
Começo a entender. De facto, colocaram-me uma caixa de terra que dum lado está ligada a um eléctrodo de terra e do outro, vai ligar ao quadro geral ao barramento de terras.
Mas, para que me mandou o electricista comprar cabo com 3 condutores (com terra) para ligar a alimentação do quadro geral ao contador da EDP que está no muro da rua, se bastavam 2 condutores?
Tinha gasto menos dinheiro e era mais simples.
oBRIGADOS
Mas, para que me mandou o electricista comprar cabo com 3 condutores (com terra) para ligar a alimentação do quadro geral ao contador da EDP que está no muro da rua, se bastavam 2 condutores?
oBRIGADOS
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Tal como disse anteriormente se a terra á feita no limite do muro, junto ao contadorSan2s Escreveu:Começo a entender. De facto, colocaram-me uma caixa de terra que dum lado está ligada a um eléctrodo de terra e do outro, vai ligar ao quadro geral ao barramento de terras.
oBRIGADOS
de energia o cabo tem de ter 3 condutores (F+N+T).
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica