ductos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: ductos
Preguiçosa.Patricia Escreveu:Boa tarde,
é obrigatório o uso de ductos nas instalações colectivas?
Obrigado!!!

Só tens de abrir o PDF das RTIEBT fazer "FIND" escrever DUCTOS e tens a tua resposta.
803.2.3.1.4 - As instalações colectivas e entradas, nos seus percursos verticais, devem
ser colocadas em ductos destinados a esse fim. Estes ductos devem ser
executados durante a construção do edifício e ser estabelecidos por forma a
evitar qualquer saliência em relação aos elementos da construção onde
estiverem inseridos.
803.2.3.1.5 - A regra indicada na secção 803.2.3.1.4 pode ser dispensada para
instalações colectivas destinadas a alimentar, no máximo, nove instalações
eléctricas (de utilização incluindo serviços comuns), bem como nos casos, devidamente justificados,
em que dificuldades de execução ou despesas inerentes as aconselhem.
Xau!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Boa tarde.
Antes de mais quero dar-vos os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
Só hoje tomei conhecimento da vossa existência.
Relativamente aos ductos, estou a realizar um projecto de um edifício multifamiliar e só tenho um ducto.
a minha questão é se posso utilizar o mesmo ducto para a instalação eléctrica e ITED?
Estou a estagiar num gabinete de projectos mas acho muito importante visitar obras e ver o lado prático, o que infelizmente ainda não tive oportunidade.
estou a desenvolver uma folha de cálculo para dimensionamento de entradas e colunas montantes e suas protecções e também uma tabela com classificação de locais, que disponibilizarei assim que possivel.
Abraços.
Relativamente aos ductos, estou a realizar um projecto de um edifício multifamiliar e só tenho um ducto.
a minha questão é se posso utilizar o mesmo ducto para a instalação eléctrica e ITED?
Estou a estagiar num gabinete de projectos mas acho muito importante visitar obras e ver o lado prático, o que infelizmente ainda não tive oportunidade.
estou a desenvolver uma folha de cálculo para dimensionamento de entradas e colunas montantes e suas protecções e também uma tabela com classificação de locais, que disponibilizarei assim que possivel.
Abraços.
sim podes isntalar ited, tem de estar separadas das electricsa
e para ited as dimensoes minimas sao o tamanho das esteiras mais folga
e para ited as dimensoes minimas sao o tamanho das esteiras mais folga
o RTIEBT diz:
803.2.3.2.4 - Nos ductos das instalações colectivas e entradas, são proibidos:
a) Os cabos de telecomunicações (telefone e televisão);
b) As baixadas das antenas colectivas de televisão e rádio e da distribuição
de sinal de televisão por cabo;
c) As descidas dos pára-raios de protecção do edifício.
o meu patrono de estágio lançou-me o desafio de fazer uma tabela com a classificação de locais mais utilizados(predios, comércios, lares, hoteis...)
se alguém tiver algo sobre o assunto...
803.2.3.2.4 - Nos ductos das instalações colectivas e entradas, são proibidos:
a) Os cabos de telecomunicações (telefone e televisão);
b) As baixadas das antenas colectivas de televisão e rádio e da distribuição
de sinal de televisão por cabo;
c) As descidas dos pára-raios de protecção do edifício.
o meu patrono de estágio lançou-me o desafio de fazer uma tabela com a classificação de locais mais utilizados(predios, comércios, lares, hoteis...)
se alguém tiver algo sobre o assunto...
o teu patrao entalou-te bem
nos meus projectos eu apenas classifico quanto ao AE, AD e AG
o resto meto uma tabelo na memoria descritiva pk é igual para o edificio todo, estes sao os que podem variar
nos meus projectos eu apenas classifico quanto ao AE, AD e AG
o resto meto uma tabelo na memoria descritiva pk é igual para o edificio todo, estes sao os que podem variar
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Em relação aos ductos faz aqui o donwload dos livros da certiel que tens lá um quadro completofjcrod Escreveu:Boa tarde.
Abraços.
com o que podes ou não colocar nos ductos.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=1581
Na classificação dos locais pesquiza aqui no fórum que existe algures um quadro muito bom.
Em relação á folha de cálculo ficamos então a aguardar.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Eu fiz
http://lmgtfy.com/?q=RTIEBT
e deu logo no 1º, será que é só no meu?
http://w3.ualg.pt/~jmartins/Legis/rtiebt/RTIEBT.pdf
Cump.
Mário
Eu fiz
http://lmgtfy.com/?q=RTIEBT
e deu logo no 1º, será que é só no meu?
http://w3.ualg.pt/~jmartins/Legis/rtiebt/RTIEBT.pdf
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bom dia Mário.
Eu também tenho estas, mas já ouvi dizer que não estão completas.
E como eu ainda não tive acesso às RTIEBT "oficiais", não sei se realmente estarão completas ou não.
Posso fazer uma pergunta pessoal? Você é engenheiro?
Cumprimentos.
E como eu ainda não tive acesso às RTIEBT "oficiais", não sei se realmente estarão completas ou não.
Cumprimentos.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
jacc Escreveu:Bom dia Mário.
Cumprimentos.
antes de fazer perguntas estranhas, sobre as habilitações das pessoas, as RTIEBT oficiais, são uma portaria, publicada em diário da república, que facilmente e gratuitamente obterá no sitio apropriado... http://www.dre.pt
já agora, visto que quer tudo em bandeja de prata, o número da portaria é o n.º 949-A2006
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas jacc
"Posso fazer uma pergunta pessoal? Você é engenheiro?"
Não gosto de títulos, nasci e chamaram-me Mário e quando morrer alguém há-de dizer que era um gajo porreiro, e quando se aborrecia com alguém havia sempre três tentativas," a primeira, única e ultima"
.( esta do meu ex. instrutor de explosivos )
O que mais gosto é de ser calceteiro marítimo.
Cump.
Mário
"Posso fazer uma pergunta pessoal? Você é engenheiro?"
Não gosto de títulos, nasci e chamaram-me Mário e quando morrer alguém há-de dizer que era um gajo porreiro, e quando se aborrecia com alguém havia sempre três tentativas," a primeira, única e ultima"

O que mais gosto é de ser calceteiro marítimo.

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 28 abr 2009, 21:30, editado 2 vezes no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa tarde.
A pergunta que fiz ao Sr. Mário, era apenas a título de curiosidade, não se destinava a classificar, nem muito menos a ofender, quem quer que fosse. As minhas sinceras desculpas se o fiz.
E tenho a dizer que ainda não percebi certos idiotas que metem o "bedelho" onde não são chamados, presumem que os outros são completos ignorantes (eu sei o que são as RTIEBT e de onde vêm), e depois colocam aqui as suas "opiniões iluminadas" como se fossem senhores e reis da sabedoria e verdade.
PS: a pergunta não era estranha...continua a não ser...e há-de continuar a não ser, pelo menos no meu planeta.
A pergunta que fiz ao Sr. Mário, era apenas a título de curiosidade, não se destinava a classificar, nem muito menos a ofender, quem quer que fosse. As minhas sinceras desculpas se o fiz.
E tenho a dizer que ainda não percebi certos idiotas que metem o "bedelho" onde não são chamados, presumem que os outros são completos ignorantes (eu sei o que são as RTIEBT e de onde vêm), e depois colocam aqui as suas "opiniões iluminadas" como se fossem senhores e reis da sabedoria e verdade.
PS: a pergunta não era estranha...continua a não ser...e há-de continuar a não ser, pelo menos no meu planeta.
E ainda digo mais oh sabichão.
Nem todos os documentos no site da DRE, são de consulta gratuita.
Se tivesses passado por lá, em vez de te armares em esperto, sabias disso...ou se calhar a tua empresa paga, e tu pensas que toda a gente pode consultar sem mais nem menos.
Nem todos os documentos no site da DRE, são de consulta gratuita.
Se tivesses passado por lá, em vez de te armares em esperto, sabias disso...ou se calhar a tua empresa paga, e tu pensas que toda a gente pode consultar sem mais nem menos.