Baterias 12 volts ligação em serie e paralelo

Responder
hnuno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 out 2013, 17:12

Baterias 12 volts ligação em serie e paralelo

Mensagem por hnuno »

Boas,
Tenho um dúvida que gostaria se possível de ver esclarecida, é o seguinte: eu quero criar uma bateria de 48v e 14 Ah para isso vou utilizar 6 baterias de 12v cada ligadas em paralelo e em serie. A minha duvida é: será que necessito de 6 baterias de 12v e 7Ah, ou se preciso apenas de duas baterias de 12v e 7 Ah ligadas em paralelo e 4 baterias de 12v e por exemplo 4 Ah ou menos ligadas em série de modo a obter como final 48v e 14 Ah?
Desde já obrigado

Cumps!

Ps: As baterias são de chumbo acido
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Baterias 12 volts ligação em serie e paralelo

Mensagem por Mário »

Boas

Como não tens o perfil preenchido "profile", não sei o que podes saber sobre o assunto.

Para a tensão subir é em série.
Para teres mais Amp. é em paralelo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hnuno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por hnuno »

Boas, isso eu sei. Só tenho mesmo aquela duvida.
Vou tratar de prencher o profile
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Tens que ter 8 baterias de 12V e de 7Amp., 4 baterias em serie e 4 baterias em paralelo. Em serie fazem os 48voltes e as as que ficam em paralelo fazem os 14amp..

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hnuno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por hnuno »

4 baterias em paralelo
Isso não daria 28 amperes?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Acho que o que o colega Mário quis dizer foi para colocar 2 "módulos" em paralelo, sendo que os "módulos" teriam 4 baterias em série cada um.
Isto considerando cada bateria de 12V e 7Ah.
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por WindWalker »

hnuno Escreveu:Boas, isso eu sei. Só tenho mesmo aquela duvida.
Então devia saber melhor, porque se soubesse o suficiente de paralelos/séries não tinha aberto o tópico, até porque é uma pergunta de fácil resposta.
Mário Escreveu:Boas

Tens que ter 8 baterias de 12V e de 7Amp., 4 séries de 2 baterias em paralelo. Em serie fazem os 48voltes e as as que ficam em paralelo fazem os 14amp..

Cump.
Mário
hnuno Escreveu:
4 baterias em paralelo
Isso não daria 28 amperes?
Sim, não está correto.

E, já agora, as baterias não têm "amperes", têm capacidade, que se mede em Ah ou Wh (Ampère-hora ou Watt-hora)! Ampère é unidade de corrente eléctrica. O 'h' não aparece na unidade 'Ah' por obra do acaso.
rainbow Escreveu:Boa noite.

Acho que o que o colega Mário quis dizer foi para colocar 2 "módulos" em paralelo, sendo que os "módulos" teriam 4 baterias em série cada um.
Isto considerando cada bateria de 12V e 7Ah.
Que confusão, e ainda por cima fala simultaneamente em "módulos" de 2 baterias em paralelo e de 4 baterias em série.

A sério, custa assim tanto reler o que se escreveu para perceber se faz sentido ou escrever de forma a que se perceba?

--//--

Bom, respondendo à pergunta. Se quer compor uma bateria com um total de 48V 14Ah utilizando baterias/elementos de 12V 7Ah, precisa de 8 elementos (4x2, 4S2P, 4 séries de paralelos de 2 baterias).

As ligações são:

As baterias devem ser agrupadas duas a duas, conectando os terminais iguais ('+' com '+', '-' com '-'). No fim, fica-se com 4 grupos (paralelos), sendo que cada grupo/paralelo tem 12V 14Ah devido às duas baterias em paralelo (2*7Ah).

Estes 4 grupos de baterias em paralelo deverão agora ser conectados em série, conectando os terminais de um grupo com os opostos de um outro grupo ainda não ligado ('+' de um grupo com '-' do outro). Apenas 3 ligações de "+ com -" devem ser realizadas, pois 1 ligação unirá dois grupos, 2 ligações unirão três grupos e 3 ligações unirão os quatro grupos (uma 4ª ligação resultaria num curto circuito). Obtêm-se assim os 48V nominais (4*12V).

Antes das baterias serem unidas, deverão ser carregadas ou descarregadas de forma a terem estados de carga o mais semelhantes possível. Também deverão ser compradas na mesma altura e pertencer ao mesmo lote/marca/fabricante. Isto tudo para que as baterias sejam o mais semelhantes possível ao longo da sua utilização e, assim, evitar ao máximo desequilíbrios entre elas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”