Os fusíveis na portinhola são postos pelo instalador ou pela EDP?LOTAN Escreveu:Obrigado pela informação.angel_of_diablo Escreveu:
Uma portinhola P400, como o nome indica tem uma corrente de serviço até 400A e pode levar fusíveis de 400A.
Ver a DMA-C62-807/N.
Eu tinha ido confirmar a ideia que tinha noutra DMA e não levava fusíveis de 400 A.
São tantas ...
Mas continuo na dúvida se o fusível de 355 A é um valor normalizado pela EDP.
Dimensionamento de cabos
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Dimensionamento de cabos
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Penso que os fusiveis são fornecidos pela EDP.
Aqui vai link, aonde podem consultar lista de fusiveis utilizados nas portinholas
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... FZ1YvVOffA
Penso que os fusiveis são fornecidos pela EDP.
Aqui vai link, aonde podem consultar lista de fusiveis utilizados nas portinholas
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... FZ1YvVOffA
angel_of_diablo Escreveu:Os fusíveis na portinhola são postos pelo instalador ou pela EDP?LOTAN Escreveu:Obrigado pela informação.angel_of_diablo Escreveu:
Uma portinhola P400, como o nome indica tem uma corrente de serviço até 400A e pode levar fusíveis de 400A.
Ver a DMA-C62-807/N.
Eu tinha ido confirmar a ideia que tinha noutra DMA e não levava fusíveis de 400 A.
São tantas ...
Mas continuo na dúvida se o fusível de 355 A é um valor normalizado pela EDP.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Fornecidos pelo instalador e postos pela EDP.angel_of_diablo Escreveu:LOTAN Escreveu:angel_of_diablo Escreveu: Os fusíveis na portinhola são postos pelo instalador ou pela EDP?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
É como o Mário respondeu.angel_of_diablo Escreveu:
Os fusíveis na portinhola são postos pelo instalador ou pela EDP?
Alguém me pode esclarecer uma coisa...
Saiu algum novo decreto de lei sobre os comprimentos máximos em relação à secção dos cabos de baixa tensão?
Saiu algum novo decreto de lei sobre os comprimentos máximos em relação à secção dos cabos de baixa tensão?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Salvo erro o único documento está está indicado os comprimentos máximos é o RSRDEEBT (Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão). Aconselho a que calculengp Escreveu:Alguém me pode esclarecer uma coisa...

Estou a perguntar porque um electricista disse-me que numa vistoria da CERTIEL foi informado que tinha havido uma alteração ao decreto de lei...joaoosvaldo Escreveu:Salvo erro o único documento está está indicado os comprimentos máximos é o RSRDEEBT (Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão). Aconselho a que calculengp Escreveu:Alguém me pode esclarecer uma coisa...
Disse por exemplo, que tinha uma instalação de 20,7KVA com uma distância de 150 metros da portinhola ao quadro e que o LSVAV 4x35mm2 não era suficiente para a CERTIEL

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Nesse decreto regulamentar a tensão era de 220 V e agora é 230 V, aumenta a corrente e aumenta as distâncias mais 4% insignificante.
Nas DMA da EDP refere os comprimentos máximos para as redes subterrâneas.
Nas DMA da EDP refere os comprimentos máximos para as redes subterrâneas.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
É fazer um género de tabela em excel e calcularngp Escreveu:Estou a perguntar porque um electricista disse-me que numa vistoria da CERTIEL foi informado que tinha havido uma alteração ao decreto de lei...joaoosvaldo Escreveu:Salvo erro o único documento está está indicado os comprimentos máximos é o RSRDEEBT (Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão). Aconselho a que calculengp Escreveu:Alguém me pode esclarecer uma coisa...
Disse por exemplo, que tinha uma instalação de 20,7KVA com uma distância de 150 metros da portinhola ao quadro e que o LSVAV 4x35mm2 não era suficiente para a CERTIEL

Não estou a dizer isso nem a pedir uma tabela... Só gostava era de saber se existe mesmo esse DL actualizado...joaoosvaldo Escreveu: É fazer um género de tabela em excel e calcular
-
- Curioso
- Registado: 02 mar 2010, 14:47
Salvo instruções em contrário da EDP, sempre que vamos alimentar em BT um equipamento deveremos colocar uma portinhola, até à P1000.
Portinhola utilizadas pela EDP: P100, P400 e P1000.
Os fuziveis são fornecidos pelo requerente e colocados pela EDP.
Numa portinhola P400 poderemos colocar fuzivel de 125A até 400A.
No caso do cabo LSVAV 4x35mm2, o problema deverá ser a queda de tensão, dado que estamos a falar de 150m e uma tensão de funcionamento de 230V (BT). A questão é fazer conta, desconheço alterações nas normas ou regulamentos.
As DMA da EDP são para alimentações até à portinhola, não são para dentro da propriedade, ai poderá ser a CERTIEL ou DGEG, portanto, o requerente pode utilizar o cabo que quiser, desde que cumpra com as RTIEBT.
Na minha msg de 9/10 enganei-me, a portinhola claro é uma P400.
Portinhola utilizadas pela EDP: P100, P400 e P1000.
Os fuziveis são fornecidos pelo requerente e colocados pela EDP.
Numa portinhola P400 poderemos colocar fuzivel de 125A até 400A.
No caso do cabo LSVAV 4x35mm2, o problema deverá ser a queda de tensão, dado que estamos a falar de 150m e uma tensão de funcionamento de 230V (BT). A questão é fazer conta, desconheço alterações nas normas ou regulamentos.
As DMA da EDP são para alimentações até à portinhola, não são para dentro da propriedade, ai poderá ser a CERTIEL ou DGEG, portanto, o requerente pode utilizar o cabo que quiser, desde que cumpra com as RTIEBT.
Na minha msg de 9/10 enganei-me, a portinhola claro é uma P400.
Última edição por Luis Soares em 11 out 2013, 15:26, editado 1 vez no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Já sei o que se está a referir é o comprimento máximo da portinhola ao quadro da instalação de utilização devido à queda de tensão na entrada. Sim existe um documento da Certiel:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
Penso que era isto

Penso que era isto

-
- Curioso
- Registado: 02 mar 2010, 14:47
É isso mesmo.
Mas quem vai instalar ou projetar deverá ter em conta as indicações do 803.2.4.4.2 das RTIEBT, em que a queda de tensão não poderá ser maior do que 1,5%, sejá para a instalação que estamos a falar ou qualquer outra.
Mas quem vai instalar ou projetar deverá ter em conta as indicações do 803.2.4.4.2 das RTIEBT, em que a queda de tensão não poderá ser maior do que 1,5%, sejá para a instalação que estamos a falar ou qualquer outra.
O que um técnico me disse é que há uma actualização deste ano a essas tabelas, e ainda mais rigorosa....joaoosvaldo Escreveu:Já sei o que se está a referir é o comprimento máximo da portinhola ao quadro da instalação de utilização devido à queda de tensão na entrada. Sim existe um documento da Certiel:
Penso que era isto![]()