bomba desliga aos 4 bar com balão/autoclave de 8 bar

Responder
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: bomba desliga aos 4 bar com balão/autoclave de 8 bar

Mensagem por ohmico »

emulator64 Escreveu:Aspersao direta nao funciona dada a pressao que é exercida pelos bicos de aspersao contra a pressao enviada pela agua da bomba. A bomba envia cerca de 5 litros por minuto de caudal, como os aspersores nao consomem tanto e a bomba continua a enviar agua, logo a pressao sobe e se nao for aliviada pelo balao, a bomba desliga. A ideia do Mario de colocar um regulador de pressao entre a entrada da bomba e a saida é o ideal para resolver este problema pois mantem a pressao constante e a agua que cria pressao e aliviada de volta para o deposito de agua, penso que é isto que o Mario queria dizer
Boas,

Características:

Bomba de membrana de 3 graus para a circulação fluida e para o deslocamento suave de líquidos.

Tensão de alimentação: 12- ou 24 Vdc.

Volume máximo da bomba: 5,5 litros/min. Pode ser regulada para volumes de 1,0- tot 5,5 l./min.

Pressão máxima: 11,7 bar.

Proteção: pressóstato. Proteção de corte da pressão ou interruptor de proteção do diafragma.

Se a tensão de alimentação estiver protegida, pode-se optar pela bomba sem pressóstato de segurança.

Tempo de funcionamento: carga descontínua (no caso de diferentes pressões o ciclo da bomba em curso também deve ser considerado como a bomba de 3 câmaras serie 31 AC)

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Porque não coloca aqui uma imagem da instalação que tem, bomba/Autoclave/Pressostato, etc.
Assim todos falariam do mesmo assunto, e a analise seria mais correta.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

se esta bomba fosse utilizada como lavadora de pressão, também acham que em vez de depósito levaria o tal "autoclave"??

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Bem observado, parece estar tudo explicado :D
ohmico Escreveu:Boas,

se esta bomba fosse utilizada como lavadora de pressão, também acham que em vez de depósito levaria o tal "autoclave"??

ohmico
Cpts.
Energy
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,

A válvula de by-pass é concretamente mais económico, mas consome energia duas vezes...

Penso que para este sistema funcionar corretamente, deves instalar um quadro com comando e variador de velocidade.

Controlar o funcionamento da bomba e autoclave 200L com um sensor para o controle de pressão.

Cumps
emulator64
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2013, 21:14

Mensagem por emulator64 »

A instalacao é muito simples, duas baterias de 12 volts AGM, ligadas em serie para fazer os 24 volt, que por sua vez alimentam a bomba, a bomba liga ao autoclave, à saida do autoclave, uma valvula que abre e fecha consoante programacao. J. Vieira, a que tipo de regulador de pressao se refere, a ideia que tenho é que os reguladores de pressao nao ligam a eletricidade, mas usam uma mola para regular a pressao.
O interessante é que comprei uns nebulizadores que só disparam aos 9 / 10 bares. Gostava de saber se alguem ja conseguiu meter aspersores deste tipo a funcionar, a sua pressao de funcionamento proporciona que a agua se evapore sem molhar, o que nao acontece com os aspersores que funcionam a baixa pressao. Ainda por cima nao consigo encontrar quem venda reguladores de pressao que trabalhem ou regulem a 9 bares. Mais certo e ter de trabalhar com aspersores de baixa pressao, ao menos nao puxam tanto pela bomba e gasto menos energia, ja que a bomba consome cerca de 5 amperes aos 10/11 bar. Mas fico curioso de ver os aspersores de media pressao a funcionar.
Última edição por emulator64 em 10 out 2013, 09:14, editado 2 vezes no total.
emulator64
Curioso
Curioso

Ohmico, a sua observacao sobre a lavagem a pressao parece lógica, mas nao se esqueca que essas bombas talvez ja tenham um reguladord pressao onde a agua que gera pressao a mais, é aliviada para algum lado. E se essas bombas usam agua da rede publica que deve utilizar o mesmo principio.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

emulator64 Escreveu:Ohmico, a sua observacao sobre a lavagem a pressao parece lógica, mas nao se esqueca que essas bombas talvez ja tenham um reguladord pressao onde a agua que gera pressao a mais, é aliviada para algum lado. E se essas bombas usam agua da rede publica que deve utilizar o mesmo principio.

Boas,

parece-me que vai por aqui grande confusão.

Onde é que há água a mais nesta máquina, por exêmplo: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 13810.aspx

Penso que está demasiado obcecado por um projecto que idealizou, mas que está errado.

ohmico
emulator64
Curioso
Curioso

Ohmico,

Não há obsessão nenhuma, falar é fácil, Voçe não leu o que eu escrevi, essa máquina de pressão liga onde? Já notou no final da mangueira o adaptador? Notou que é para ligar á rede de casa? Se ligar a máquina a um depósito de água simples, o que acontece? Funciona? Que componentes internos estão no interior? Sabe se tem um regulador de pressão interno? Não se esqueça que não pode comparar essa máquina com este sistema que tenho, a máquina pode mandar água a 105 Kilos de pressão.

Note neste site, algumas peças internas para esse tipo de máquinas e adivinhe que peça lá está da qual já falei:

http://www.torquesul.com/c/acessorios-e ... 4-SIT.html
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

emulator64 Escreveu:Ohmico,

Não há obsessão nenhuma, falar é fácil, Voçe não leu o que eu escrevi, essa máquina de pressão liga onde? Já notou no final da mangueira o adaptador? Notou que é para ligar á rede de casa? Se ligar a máquina a um depósito de água simples, o que acontece? Funciona? Que componentes internos estão no interior? Sabe se tem um regulador de pressão interno? Não se esqueça que não pode comparar essa máquina com este sistema que tenho, a máquina pode mandar água a 105 Kilos de pressão.

Note neste site, algumas peças internas para esse tipo de máquinas e adivinhe que peça lá está da qual já falei:

http://www.torquesul.com/c/acessorios-e ... 4-SIT.html

Boas,

por mim vou encerrar o assunto.

A bomba de lavagem a alta pressão só foi chamada ao caso para contradizer a sua afirmação: "a agua que gera pressao a mais, é aliviada para algum lado."

A ser verdade o que afirma, pergunto para onde vai a água quando, estando a bomba a trabalhar, não se está a carregar no gatilho.

Face a tantas dúvidas parece só haver um caminho, é pô-las por escrito ao fornecedor.

ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

acho que esta discussão está a encaminhar para sítios que não devia de ir....

...caro emulator64, penso que seria bom colocar aqui no forum umas fotos do que tem para elucidar todos os intervenientes.....

......muitas vezes nós estamos convictos que os termos usados são os correctos e afinal são outra coisa, pelo que será o melhor, visto existir algumas duvidas...
Jaime Reis
emulator64
Curioso
Curioso

Ohmico, não quero que leve a mal, só estou a tentar perceber como as coisas funcionam. Quanto á sua pergunta, respondo com outra, quando a torneira da rede publica está fechada, para onde vai a água? Se tem a máquina ligada á rede da casa, e desliga o gatilho na verdade está a fechar a torneira da rede.

Quanto ás fotos, posso tirá-las mas o que vão ver é simplesmente uma bomba, um balão, e os aspersores na mesma mangueira. Acho que isso não iria elucidar muito...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

aí é que está, se tem um balão, não tem nada a ver com autoclave, pois é uma maquina com um fim próprio, duvido que possa ser aproveitada para outra coisa qualquer.....

.....acrescentando algo, que provavelmente já percebeu, o arranque do compressor deve ser feito com um pressostato, regulado para um valor de trabalho dos nebulizadores.....

.....deve averiguar é se a bomba tem a altura manometrica para essa pressão, pois se não tiver, é impossível o sistema funcionar...
Jaime Reis
emulator64
Curioso
Curioso

Olá Jaime,

Já tinha explicado no inicio deste forum, que os vendedores em geral chamam os balões de AutoClaves, não sei porque.

Um dos problemas é o presscontrol da bomba que dispara aos 4 bares, como não está nenhum press control a olho nu, provavelmente deve estar dentro da bomba, para desmontar não sei se vou arriscar, assim, independentemente de haver um balão ou um bypass valve para aliviar e manter a pressão constante, quando a pressão chega aos 4, a bomba desliga de qualquer forma. E para os aspersores funciorem precisam de 8 bares no minimo. Por isso primeiro tenho de saber como se desativa o presscontrol da bomba.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
emulator64 Escreveu:Olá Jaime,
Já tinha explicado no inicio deste forum, que os vendedores em geral chamam os balões de AutoClaves, não sei porque.
Um dos problemas é o presscontrol da bomba que dispara aos 4 bares, como não está nenhum press control a olho nu, provavelmente deve estar dentro da bomba, para desmontar não sei se vou arriscar, assim, independentemente de haver um balão ou um bypass valve para aliviar e manter a pressão constante, quando a pressão chega aos 4, a bomba desliga de qualquer forma. E para os aspersores funciorem precisam de 8 bares no minimo. Por isso primeiro tenho de saber como se desativa o presscontrol da bomba.
O que estás a tentar fazer é um controlo de humidade. Normalmente é feito para retirar a "estática" do ambiente ou aumentar a humidade em determinado local. Que pode ser feito por agua à pressão, ou em vapor.

Para que o sistema funcione, tens que ter controlo sobre a agua e a pressão da mesma. Conheço sistemas parecidos, mas que a pressão é dada por ar comprimido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”