bomba desliga aos 4 bar com balão/autoclave de 8 bar
-
- Curioso
- Registado: 08 out 2013, 21:14
bomba desliga aos 4 bar com balão/autoclave de 8 bar
Boa noite,
Gostaria de pedir ajuda a quem me puder responder, tenho uma bomba que consegue atingir pressões até 11 bar, á saida tenho um balão que suporta, segundo o fabricante até 8 - 10 bares, o objetivo é fazer aspersão de água com micro nebulizadores, estão ligados quatro nebulizadores deste tipo, mas o que acontece é que os nebulizadores são antigota e só disparam aos 8 bares, portanto o comportamento normal seria o balão ganhar pressão até ao 8 bares e a partir dai manter essa pressão fazendo com que os nebulizadores disparassem.
Mas o que acontece é que quando ligo a bomba e o balão vai ganhando pressão até ao 4 bares e desliga a bomba, a bomba tem válvula antiretorno, mas se o balão suporta mais pressão a bomba não deveria desligar.
Qual será o problema, será da bomba ou do balão? Será que o balão não tem ar suficiente? O que acham? Alguém já passou por isto?
Obrigado pela ajuda,
Pedro
Gostaria de pedir ajuda a quem me puder responder, tenho uma bomba que consegue atingir pressões até 11 bar, á saida tenho um balão que suporta, segundo o fabricante até 8 - 10 bares, o objetivo é fazer aspersão de água com micro nebulizadores, estão ligados quatro nebulizadores deste tipo, mas o que acontece é que os nebulizadores são antigota e só disparam aos 8 bares, portanto o comportamento normal seria o balão ganhar pressão até ao 8 bares e a partir dai manter essa pressão fazendo com que os nebulizadores disparassem.
Mas o que acontece é que quando ligo a bomba e o balão vai ganhando pressão até ao 4 bares e desliga a bomba, a bomba tem válvula antiretorno, mas se o balão suporta mais pressão a bomba não deveria desligar.
Qual será o problema, será da bomba ou do balão? Será que o balão não tem ar suficiente? O que acham? Alguém já passou por isto?
Obrigado pela ajuda,
Pedro
Re: bomba desliga aos 4 bar com balão/autoclave de 8 bar
Ai pelo meio deve haver uma válvula programada para desligar o motor aos 4 bar, não?
L.Sousa
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
1º Preenche o perfil "profile"
Podes ter o pressostato mal regulado.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Pois Mário o nome que me estava a faltar era mesmo esse pressostato, tal como num compressor de ar que tem um pressostato que está regulado para desligar o compressor quando a pressão no interior do reservatório atingir X valor pré programado tb ai deverá existir um ou mais.
L.Sousa
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Para já à partida, será do pressotato mal regulado, como já foi referido anteriormente.
Para já à partida, será do pressotato mal regulado, como já foi referido anteriormente.
emulator64 Escreveu:Boa noite,
Obrigado pela ajuda,
Pedro
Cpts.
Energy
Energy
boas normalmente quando se compra o autoclave e o pressostato, o pressostato vem regulado para 4bar de pressão de corte eventualmente pode regular o pressostato para uma pressão mais alta mas não se deve esquecer a pressão de segurança do autoclave... se calhar é melhor ir afinando o pressostato lentamente até verificar se os nublizadores ligam. nublizadores 8bar para ligarem e autoclave 8bar de fabricante poderá não resultar
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Cuidado pessoal, quando se escreve para ir "mexer", regulando um aparelho de comando para pressão. Não se sabe o conhecimento de quem pede a informação.corvo Escreveu:boas normalmente quando se compra o autoclave e o pressostato, o pressostato vem regulado para 4bar de pressão de corte eventualmente pode regular o pressostato para uma pressão mais alta mas não se deve esquecer a pressão de segurança do autoclave... se calhar é melhor ir afinando o pressostato lentamente até verificar se os nublizadores ligam. nublizadores 8bar para ligarem e autoclave 8bar de fabricante poderá não resultar
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Obrigado pelo feedback.
Esta bomba vem com pressostato interno incluido e não tem indicação de ter regulação, talvez tenha de perguntar ao fabricante, é uma bomba comprada na Holanda, convém dizer que e´uma bomba de corrente continua que trabalha a 24 volts, alimentada por baterias de 12 volt em série, mas penso que não é relevante para o caso. Já agora a bomba é esta que podem ver aqui:
http://www.seaflo.co.uk/SFDP2-015-170-31
Nas caracteristicas tem indicação que tem o pressostato de corte, mas não vejo indicação de regulação, supostamente se consegue ir até 11 bar não faz muito sentido cortar aos 4 certo?
O que acham?
Pedro
Esta bomba vem com pressostato interno incluido e não tem indicação de ter regulação, talvez tenha de perguntar ao fabricante, é uma bomba comprada na Holanda, convém dizer que e´uma bomba de corrente continua que trabalha a 24 volts, alimentada por baterias de 12 volt em série, mas penso que não é relevante para o caso. Já agora a bomba é esta que podem ver aqui:
http://www.seaflo.co.uk/SFDP2-015-170-31
Nas caracteristicas tem indicação que tem o pressostato de corte, mas não vejo indicação de regulação, supostamente se consegue ir até 11 bar não faz muito sentido cortar aos 4 certo?
O que acham?
Pedro
Boas,
Não parece aceitável colocar o sistema a trabalhar como está apresentado.
Se os nebulizadores só trabalham a 8 Bar, logo a bomba terá de funcionar com uma pressão estática superior a 8.
Deve escolher um pressostato/sensor adequado para o efeito.
O balão vai trabalhar no limite de segurança?
Casos especiais necessitam de entendimento técnico!
Cumps
Não parece aceitável colocar o sistema a trabalhar como está apresentado.
Se os nebulizadores só trabalham a 8 Bar, logo a bomba terá de funcionar com uma pressão estática superior a 8.
Deve escolher um pressostato/sensor adequado para o efeito.
O balão vai trabalhar no limite de segurança?
Casos especiais necessitam de entendimento técnico!
Cumps
Segundo os conhecimentos que tenho la do hospital um autoclave faz a esterilização através um um ciclo com várias variantes em que atinge o vácuo e também temperaturas de 121ºC ou de 134ºC usando depois o vapor de água controlado. Ou seja mete aqui muitas nuances temperaturas elevadas e pressões elevadas, cuidado com esses trabalhos se não existem conhecimentos técnicos suficientes, pois poderão lesar a saúde de duas formas uma (um eventual rebentamento do equipamento, a outra uma esterilização ineficaz do material levando a consequentes infecções)....
L.Sousa
-
- Curioso
Também estou de acordo, que o autoclave não deve trabalhar a 8 bar, mas que deve ter pelo menos 10 bar para poder enviar confortavelmente para os nebulizadores, mas também não consegui encontrar o autoclave com mais de 10 bar, o ideal era ter um de 16 bar. Mas não encontro quem venda um autoclave de 16 bar cujo deposito seja até 25 litros, a maioria é para cima de 100 litros, e isso é muito para este circuito. O que quer dizer com rebentar o equipamento? Mesmo que rebentasse, rebentaria dentro do autoclave e não o autoclave em si, e infeções é quando a água normalmente não circula correto? o que não é o caso, mas ai estamos a entrar noutros campos ...
Não as infeções acontecem quando o ciclo não é correctamente feito e o material não fica devidamente esterilizado....
Nada que um teste Bowie & Dick não despiste....
Nada que um teste Bowie & Dick não despiste....
L.Sousa
- Mário
- Team Apoio
Boas
A bomba a funcionar qual é a pressão que atinge?, sem balão de pressão. Tens que fazer um teste de funcionamento com válvulas e manómetro.
Cump.
Mário
Não vamos começar a misturar sistemas.emulator64 Escreveu:
A bomba a funcionar qual é a pressão que atinge?, sem balão de pressão. Tens que fazer um teste de funcionamento com válvulas e manómetro.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Parece-me que o termo autoclave está a ser usado para designar o vaso/balão de expansão e não um autoclave.L.Sousa Escreveu:Segundo os conhecimentos que tenho la do hospital um autoclave faz a esterilização através um um ciclo com várias variantes em que atinge o vácuo e também temperaturas de 121ºC ou de 134ºC usando depois o vapor de água controlado.
É algo comum mas que pode induzir em erro, como me parece também ser o caso.
-
- Curioso
Em resposta ao Mario, a pressao da bomba vai ate aos 11 bar. Se eu ligar a bomba sem o balao, ela pára e arranca indefinidamente, . Nao consigo é encontrar nenhum regulador na bomba. Em resposta ao Lotan, nao e vaso balao de expansao, comprei no Barao e costa e a designacao correta é mesmo autoclave, a nao ser que eles nao saibam o que isso e, o que e improvavel