rlribeiro Escreveu:O disjuntor que dispara é o específico daquelas tomadas (que também controla outras tomadas na casa... e a iluminação!)
Entretanto fiz algumas experiências e os resultados foram ficando cada vez mais estranhos:
- o microondas atinge os 1300W com a potência a 100% (medi com um aparelho apropriado) enquanto que uma chaleira que cá tenho atinge os 2100W. O microondas faz disparar o disjuntor, a chaleira não.
- se ligar apenas o grill do microondas (1050W), o disjuntor não dispara. Se regular o microondas para 50%, seleccionar um determinado tempo e activar, o disjuntor não dispara, mas se iniciar o microondas no botão de arranque rápido (30s a 100%) o disjuntor dispara. MAS...
- andava eu a testar todas estas as variações (100% pré-programado; descongelação a peso; descongelação a tempo; cozinhar automaticamente; etc) e o disjuntor deixa de disparar em qualquer situação. Neste momento o microondas funciona bem em qualquer regime.
Isto deixou-me... intrigado. Ideias?
NOTA ADICIONAL: eu sei que o microondas a 50% não significa que a potência é reduzida a metade, mas sim que o tempo durante o qual as microondas são produzidas é reduzido para metade. Isto significa que quando eu arranco o aparelho a 100% ou a 50%, estou a arracar com a mesma potência, logo a carga no disjuntor deveria ser igual.
o disjuntor em causa é de 10A ou de 16A ?
quando acontece o tal disparo o que é que está mais ligado nesse circuito ?
tem a certeza que só acontece nessas tomadas ?
se sim , é fácil ou tomadas ou disjuntor ...
veja as tomadas - apertos etc ...
disjuntor a mesma coisa , em especial o neutro no barramento ...
mas ....
eu tenho uma duvida no aparelho , e por isso faça o seguinte , ligue o aparelho num outro circuito de tomadas em que o disjuntor seja de 16A e com mais nada ligado em casa faça o tal teste...
despois por favor diga-nos como correu ...
é que aqui o quero aprender já viu um filme destes ...