Microondas deita disjuntor abaixo em algumas tomadas

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Microondas deita disjuntor abaixo em algumas tomadas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Está a referir-se a reabilitação/remodelações?
angel_of_diablo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
É normal nas instalações antigas a iluminação estar misturada com tomadas, de acordo com as RTIEBT tal situação é antirregulamentar.

Não é assim não antiregulamentar como pensas. :)

Por exemplo, existe uma excepção nas RTIEBT nas habitações.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Está a referir-se a reabilitação/remodelações?
angel_of_diablo Escreveu:
É normal nas instalações antigas a iluminação estar misturada com tomadas, de acordo com as RTIEBT tal situação é antirregulamentar.

Não é assim não antiregulamentar como pensas. :)

Por exemplo, existe uma excepção nas RTIEBT nas habitações.
Esta situação só costumo usar quando já existe a instalação. Eu simplesmente, garanto que o disjuntor é de 10A.
Agora quanto à excepção nas RTIEBT (secção 801.5.8 ) penso que pode ser usado em qualquer situação (instalação nova ou antiga), embora não o faça.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas Angel
Na minha opinião tomadas à mistura com iluminação, à luz das RTIEBT é antirregulamentar, excepto quando as tomadas são comandadas em conjunto com a iluminação ou em separado, e que nesse local haja tomadas dedicadas para aquecimento, etc.
Logo nas instalações antigas, cumprir este requesito é dificil, mas não quer dizer que não possa acontecer.
E neste tópico, penso que se referia às tomadas da cozinha misturadas com a iluminação, o que é mais grave.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

rlribeiro Escreveu:O disjuntor que dispara é o específico daquelas tomadas (que também controla outras tomadas na casa... e a iluminação!)

Entretanto fiz algumas experiências e os resultados foram ficando cada vez mais estranhos:

- o microondas atinge os 1300W com a potência a 100% (medi com um aparelho apropriado) enquanto que uma chaleira que cá tenho atinge os 2100W. O microondas faz disparar o disjuntor, a chaleira não.

- se ligar apenas o grill do microondas (1050W), o disjuntor não dispara. Se regular o microondas para 50%, seleccionar um determinado tempo e activar, o disjuntor não dispara, mas se iniciar o microondas no botão de arranque rápido (30s a 100%) o disjuntor dispara. MAS...

- andava eu a testar todas estas as variações (100% pré-programado; descongelação a peso; descongelação a tempo; cozinhar automaticamente; etc) e o disjuntor deixa de disparar em qualquer situação. Neste momento o microondas funciona bem em qualquer regime.

Isto deixou-me... intrigado. Ideias?

NOTA ADICIONAL: eu sei que o microondas a 50% não significa que a potência é reduzida a metade, mas sim que o tempo durante o qual as microondas são produzidas é reduzido para metade. Isto significa que quando eu arranco o aparelho a 100% ou a 50%, estou a arracar com a mesma potência, logo a carga no disjuntor deveria ser igual.
o disjuntor em causa é de 10A ou de 16A ?

quando acontece o tal disparo o que é que está mais ligado nesse circuito ?

tem a certeza que só acontece nessas tomadas ?

se sim , é fácil ou tomadas ou disjuntor ...
veja as tomadas - apertos etc ...
disjuntor a mesma coisa , em especial o neutro no barramento ...

mas ....

eu tenho uma duvida no aparelho , e por isso faça o seguinte , ligue o aparelho num outro circuito de tomadas em que o disjuntor seja de 16A e com mais nada ligado em casa faça o tal teste...

despois por favor diga-nos como correu ...
é que aqui o quero aprender já viu um filme destes ...
corvo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 set 2013, 16:24

Mensagem por corvo »

o que podia estar a acontecer era que o diodo que está ligado à massa do aparelho estar com uma pequena fuga mas o mais estranho é que os microondas estão equipados com fusivel de proteção que são muito mais sensiveis do que qualquer dijuntor
rlribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 out 2013, 12:41

Mensagem por rlribeiro »

É só para avisar que não abandonei o assunto, mas só Sábado volto a casa. Mal tenha mais dados aviso.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

nas experiências que fêz nas outras tomadas, por acaso verificou se na ligação da ficha/tomada o neutro ficava sempre do mesmo lado?

ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”