Boa tarde colegas,
só gostava de saber se num teto falso posso usar o cabo xv sem ser entubado ou a certiel exige cabo fvv? Já agora aproveito para saber se um resguardo de poliban se for em aluminio também deverá estar ligado à terra? Obrigado colegas
cabo a utilizar
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Re: cabo a utilizar
Olá "_faisca"._faisca Escreveu:Boa tarde colegas,
só gostava de saber se num teto falso posso usar o cabo xv sem ser entubado ou a certiel exige cabo fvv? Já agora aproveito para saber se um resguardo de poliban se for em aluminio também deverá estar ligado à terra? Obrigado colegas
Se o teu tecto falso não for desmontável o mesmo é considerado um oco da construção. Como tal podes usar o cabo XV sem tubo (Secção 521.9.5 das RTIEBT). De modo a puder intervir nos circuitos por dentro do tecto falso (oco da construção) sem ter que partir o tecto, eu recomendo passares tubo, bem como deixar as caixas de derivação encastradas (quando não instaladas por cima das luminárias - cx salientes) abaixo do tecto.
Quanto ao resguardo do polibam, se não for da classe II de isolamento tens de o ligar à terra. Vê o Anexo I da secção 701.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
- Registado: 02 mar 2010, 14:47
Re: cabo a utilizar
Concordo com o angel, mas em qualquer das situações poderá usar o XV. Além disso o XV é melhor que o FVV.