ATE para 1 fracção

Responder
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

ATE para 1 fracção

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Tenho em mãos um processo, com uma fracção autónoma industrial. A entrada do operador é do exterior e apenas para a fracção em causa.
Que equipamento coloco para fazer os repartidores gerais? É que a jusante do ATE apenas vão cabos para o ATI da fracção e não faz muito sentido estar a instalar muito mais do que tomadas terminais de cada tecnologia... No entanto não sei se é suficiente em termos regulamentares!

Cumps!
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Re: ATE para 1 fracção

Mensagem por vitorteixeira »

Gil82 Escreveu:Boas!

Tenho em mãos um processo, com uma fracção autónoma industrial. A entrada do operador é do exterior e apenas para a fracção em causa.
Que equipamento coloco para fazer os repartidores gerais? É que a jusante do ATE apenas vão cabos para o ATI da fracção e não faz muito sentido estar a instalar muito mais do que tomadas terminais de cada tecnologia... No entanto não sei se é suficiente em termos regulamentares!

Cumps!
Projecto ITED?
Vitor Teixeira
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Gil82 »

Execução da rede ITED!
vitorteixeira
Curioso
Curioso
Registado: 05 mai 2011, 10:54

Mensagem por vitorteixeira »

Gil82 Escreveu:Execução da rede ITED!
Mas existe projecto de ITED?
Vitor Teixeira
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Gil82 »

Sim tem projeto ITED.
Tem uns belos RG-PC/RG-CC/RG-FO. Constituição é que nada.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

Gil82 Escreveu:Sim tem projeto ITED.
Tem uns belos RG-PC/RG-CC/RG-FO. Constituição é que nada.
Olá "Gil82".

Na Memória Descritiva, Condições Técnicas, Mapa de Quantidades e Estimativa Orçamental e Esquemas das Redes de Cabos e Esquema dos RG's não existe qualquer informação sobre o que pretendes :?: :(

Passa-se algo de muito errado :? :shock:
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Gil82 »

Não se passa nada de errado...
Nos projetos é fácil colocar a indicação que tem que ser instalado os repartidores gerais como manda o Manual ITED 2. Como o Manual ITED 2 não especifica nada para tipologias com 1 fracção sem ser de habitação, fico na dúvida o que instalar. Como quero instalar a rede com os menores custos possíveis, quero saber se é "legalmente" possível colocar tomadas a fazer de secundário nos repartidores gerais.

Cumps!
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Gil82 Escreveu:Não se passa nada de errado...
Nos projetos é fácil colocar a indicação que tem que ser instalado os repartidores gerais como manda o Manual ITED 2. Como o Manual ITED 2 não especifica nada para tipologias com 1 fracção sem ser de habitação, fico na dúvida o que instalar. Como quero instalar a rede com os menores custos possíveis, quero saber se é "legalmente" possível colocar tomadas a fazer de secundário nos repartidores gerais.

Cumps!
Olá "Gil82".

Se existe projecto ITED tens de o cumprir.
Agora mantenho a minha opinião sobre esse projecto de ITED.

Em primeiro lugar, se é um estabelecimento industrial, o ATE e ATI poderiam ser um unico ponto, nomeadamente um Bastidor nem que fosse só de 9 U's.

Se o projectista tomou a decisão de separar em 2 PD's (ATE + ATI), o mesmo deveria ter feito os Esquemas das Redes de Pares de Cobre, Coaxial e Fibra Óptica e principalmente o Diagrama dos RG's.
Também deveria estar nas peças escritas (MDJ, CTE, Estimativa Orçamental) informação relativa aos mesmos.
Isto é obrigatório segundo o manual ITED2.

Qualquer alteração que pretendas fazer na instalação que não esteja no projecto ITED deve ser comunicada ao projectista de modo a que o mesmo o possa alterar.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Tal como foi indicado, caso se levantam dúvidas relativas ao projecto, deve ser contactado o projectista para esclarecer.

Concordo também que, para casos como esses, o mais indicado seja um bastidor que faça o alojamento dos repartidores gerais e de cliente, tendo a função de ATE+ATI, no entanto, a solução projectada pelo projectista é que deve ser respeitada. Caso não concorde com essa solução, deve então contactar o projectista e informá-lo do motivo da discordância e esperar que o mesmo aprove a alteração (exija sempre um comprovativo dessa aprovação via e-mail). Isto porque na hora de dar entrada do processo na câmara, é normal esta pedir um certificado de conformidade ao projectista para comprovar que o que foi instalado está de acordo com o projecto. O projectista deve sempre exigir uma vistoria às instalações antes de passar tal certificado e verificar se nenhuma alteração foi efectuada. Caso tenham sido efectuadas alterações, o que é recorrente, deve-se procurar entender porque o instalador não contactou o projectista, verificar se as alterações estão de acordo com o regulamento, caso não esteja, efectuar os ajustes necessários para regularizar a instalação, efectuar um aditamento ao processo caso seja necessário e só depois passar o certificado de conformidade.

A ANACOM anda e bem com disponibilidade para efectuar mais vistorias às instalações e são severos relativamente a falhas destas. E normalmente não tem meias medidas, levam todos com pesadas multas.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Gil82 »

Boas!

No projecto está bem definido o ATE (como caixa do tipo C3, que está errado mas pronto...) e um ATI (bastidor) a distribuir para as tomadas terminais.
A questão é que o esquema dos RG's está "simplex" e não indica a constituição dos mesmos.
Eu obviamente quero cumprir com o projecto ITED, mas se é omisso quanto aos RG's, quero instalar com o menor custo possível!

Cumprimentos.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

No projecto está bem definido o ATE (como caixa do tipo C3, que está errado mas pronto...) e um ATI (bastidor) a distribuir para as tomadas terminais.
A questão é que o esquema dos RG's está "simplex" e não indica a constituição dos mesmos.
Eu obviamente quero cumprir com o projecto ITED, mas se é omisso quanto aos RG's, quero instalar com o menor custo possível!

Cumprimentos.
Se queres reduzir custos, o melhor conselho que te posso dar é falar com o projectista, conforme foi referido, de modo a juntar o ATE ao Bastidor.
Pois ter um ATE equipado com RG's para sair 1 só cabo, por cada tecnologia, para o Bastidor é puro desperdício de dinheiro.

Quanto aos RG's do ATE, se não estiverem mensionados nos pontos que referi podes usar, por exemplo da TEKA:

1) RG-CC (coaxial) --> Ref. 2901078 (Chassi metálico para 10 fracções) + 2 x Ref. 2901112 (Adapatdor fêmea - Fêmea) + Ref. 290563 (Ponte coaxial);

2) RG-PC (pares de cobre) --> Ref. 2901113 (Módulo 8 pares cat. 6) + Ref. 2901114 (Chassi metálico 5 módulos);

3) RG-FO (fibra óptica) --> Ref. 2901103 (RG-FO Sec. 24 fibras).

As referências desta marca são os mínimos que tem. Podes consultar outras marcas de modo a arranjar RG's com capacidades inferiores.

Os primários dos RG's são os operadores a fornecer e a instalar.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Pois, mas de qualquer forma, como instalador também tens responsabilidade para as não conformidades do projecto, caso as apliques. Uma caixa C3 para ATE não é suficiente (é mais que suficiente para o caso em concreto, mas o regulamento, que falha um pouco nessa questão, diz que não é suficiente). Portanto, com essa não conformidade, podes facilmente convencer o projectista a trocar a caixa ATE por RG no bastidor, tal como foi referido. É mais estético e mais barato.

Tem o senão, dos operadores terem de aceder ao bastidor para ligarem os seus equipamentos. O que nem sempre é do interesse dos donos de obra.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Gil82 »

angel_of_diablo Escreveu:

Cumprimentos.
Se queres reduzir custos, o melhor conselho que te posso dar é falar com o projectista, conforme foi referido, de modo a juntar o ATE ao Bastidor.
Pois ter um ATE equipado com RG's para sair 1 só cabo, por cada tecnologia, para o Bastidor é puro desperdício de dinheiro.

Quanto aos RG's do ATE, se não estiverem mensionados nos pontos que referi podes usar, por exemplo da TEKA:

1) RG-CC (coaxial) --> Ref. 2901078 (Chassi metálico para 10 fracções) + 2 x Ref. 2901112 (Adapatdor fêmea - Fêmea) + Ref. 290563 (Ponte coaxial);

2) RG-PC (pares de cobre) --> Ref. 2901113 (Módulo 8 pares cat. 6) + Ref. 2901114 (Chassi metálico 5 módulos);

3) RG-FO (fibra óptica) --> Ref. 2901103 (RG-FO Sec. 24 fibras).

As referências desta marca são os mínimos que tem. Podes consultar outras marcas de modo a arranjar RG's com capacidades inferiores.

Os primários dos RG's são os operadores a fornecer e a instalar.

Boas!

Foi exactamente o que fiz! Pelo menos pelo regulamento sei que está bem.
Só que estar a meter repartidores gerais para 1 fracção parece-me "estúpido" nestes casos em que apenas vai um cabo de cada para dentro da fracção!

Cumps!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Concordo que é estúpido colocar RG's para 1 fracção, ainda mais que apenas se faz com base na resposta a uma FAQ por parte da ANACOM.
Se no manual ITED diz:
2.5.3.2 ARMÁRIOS
(...)
ARMÁRIO DE TELECOMUNICAÇÕES DE EDIFÍCIO – ATE
(...)
Todos os edifícios com dois ou mais fogos devem ser dotados de um ATE.
Como é que se conclui que todos os edifícios devem ser dotados de ATE?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”